sábado, 11 de dezembro de 2010

COMO ESTRAGAR UM AIR BUS- 340 NOVINHO EM FOLHA



COMO ESTRAGAR UM AIR BUS- 340 NOVINHO EM FOLHA


Roubado daqui.



Para quem não conhece, este é o espectacular Airbus 340-600. Este em particular, está estacionado à porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.
Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, aviónica, etc. Antes da entrega da aeronave à "Etihad Airways", de Abu Dhabi.
A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo 'taxi-way' até à zona de descolagem. De seguida, accionaram todos os quatro motores para a potência de descolagem, com um avião praticamente vazio. Sem terem lido os manuais de operações, não têm a minima ideia do peso exacto de um A340-600 vazio e como ele é leve.
O alarme de descolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima. Os computadores de aviónica, assumiram que estavam a tentar descolar, mas as configurações necessárias (flaps/slats, etc.) não se encontravam feitas devidamente.
Um dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme. Este procedimento "engana" os computadores do avião, fazendo-os "pensar" que este está no ar. Consequentemente os computadores libertaram automaticamente todos os travões, o que fez disparar o avião pista fora.
A tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto é um sistema de segurança para impedir que os pilotos aterrem o avião com os travões a funcionar. Nem um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de inverter a potência dos reactores da sua configuração máxima. Foi por isso que a aeronave novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio numa barreira de disparo, ficando...
... neste belíssimo estado. Desconhece-se a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, quer em França quer nos outros países.
A cobertura mediática do caso foi (como não podia deixar de ser) considerada, como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.Só agora passados uns tempos, é que as fotos começam a ser divulgadas, meio em segredo.


CONCLUSÃO:


Um Airbus 340-600 novo - 143 milhões de eurosUma tripulação árabe sem treino - 215 mil euros por ano em saláriosManual de operações não lido por essa tripulação - 215 eurosChoque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro:

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