domingo, 19 de dezembro de 2010

UM BALANÇO DAS FALHAS DA TAM NO ANO DE 2009..




Aeronáutica envestiga incidente da TAM que deixou 21 feridos

quarta-feira, 27 de maio de 2009



O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão do Comando da Aeronáutica, já está investigando o incidente com o Airbus A330, voo JJ 8095, procedente de Miami. O avião, com 154 pessoas a bordo, teria sido atingido por uma forte turbulência quando se preparava para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite da última segunda-feira. O incidente deixou 21 passageiros feridos.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou, em nota publicada na última terça-feira no site da Força Áerea Brasileira, que "o trabalho do Cenipa tem como único objetivo a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos por meio de elaboração de recomendações de segurança", conforme disciplinado no Anexo 13 da Convenção de Chicago.

Uma das vítimas do incidente, Francisco Celestino Garcia Junior, já foi operado. Segundo boletim médico do Hospital Albert Eistein, o paciente passou por correção de uma fratura no fêmur, além de um procedimento não cirúrgico no ombro.

OBS:Veja na foto n°1.

Fonte: Jornal de Turismo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pane em avião da TAM ainda repercute.
As explicações da TAM Linhas Aéreas ainda não foram capazes de convencer os 97 passageiros do vôo JJ 3871, Belém- Marabá-Brasília, que passaram por um verdadeiro sufoco na tarde desta quarta-feira (11/03/2009), quando a aeronave apresentou pane no trem de pouso no momento de aterrissar em Marabá. Na manhã de /0 (12/03/2009), os últimos passageiros do vôo que ainda não tinham conseguido seguir viagem finalmente foram acomodados em outro vôo com destino a Brasília.

O avião que apresentou problema seguiu direto para a manutenção depois de aterrissagem forçada. Em nota à Imprensa, a TAM explicou que o comandante da aeronave, durante os procedimentos para aterrissagem no Aeroporto de Marabá, percebeu uma indicação técnica no painel do avião, indicando a falha mecânica. Diante disso, ele teve de arremeter, o que é considerado procedimento comum nesse tipo de situação, justamente para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes.

Mas o pânico entre os passageiros foi total, conforme explicou o secretário municipal de Cultura de Marabá, Melquíades Justiniano da Silva, que estava entre os passageiros. Ele diz que quando o avião ficou voando em círculos, a maioria dos passageiros imaginou que o piloto estava fazendo essa manobra com objetivo de esvaziar o tanque para aterrissar no Rio Tocantins.

Mas, felizmente para todos, isso não foi necessário. O avião pousou, ainda que forçadamente, na pista do aeroporto. “Eu senti o gosto da morte. Foi uma situação de extremo pavor entre todos nós”, declarou o passageiro.
OBS:Ver na foto n°2.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: