sábado, 18 de dezembro de 2010

UM BALANÇO DA INCOMPETENCIA DA TAM NA DÉCADA DE 90 [SÉCULO 20] PARTE1..











Avião da TAM pousa de barriga durante treinamento em Uberaba (MG)

17 de janeiro de 1997

Durante UMA arremetida n'uma Seção de Treinamento in Uberaba, o comandante solicitou AO co-Piloto (in Treinamento) Que retalhos subisse OS. Elementos comandou inadvertidamente uma Alavanca fazer com Trem de Pouso Fazendo, Que o Fokker perdesse o Apoio e Caisse de barriga nd pista, danificando uma fuselagem da Parte inferior.

Fonte da Informação: Jetsite - Foto: ASN


OBS: Veja as cenas na foto n ° 2.

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Fokker 27 Sofre cabine in despressurização e E Retirado de Operação

Epidêmico consertado, o Avião voltou apresentar um Problemas e LDI Retirado de Operação

09 de julho de 1997

O Fokker 27, prefixo PT-MAL, Que Fazia o Vôo 489 empre Uberaba (MG) e Ribeirão Preto (SP), decolando nao Acabou, Segundo A Empresa, "por Problemas de Manutenção".

O Problema FOI detectado quando o Fokker preparava-se par Decolar não Aeroporto de Uberaba. O Piloto Percebeu dos Equipamentos Que hum nao estava funcionando e interrompeu o Vôo.

Somente as 23 Horas o Avião TeVe permissao Decolar Pará, com apenas uma tripulação. O superintendente da Infraero in Uberaba, Reginaldo Rodrigues, confirmou o Problema. Nao soube precisar, Mas Que garantiu o MESMO FOI Descoberto nenhuma decolagem da Acionamento.

"O Procedimento FOI normal, SEM OS Riscos parágrafo Passageiros", informou Rodrigues.

POUCO tempo, o Fokker 27, apresentou aterrissou e Problemas de "barriga"no Aeroporto de Uberaba. Conserto o epidêmico, o Avião FOI liberado. Este Incidente Minutos dez Aconteceu epidêmico uma decolagem, obrigando o Retorno uma Uberaba.

O Avião FOI Definitivamente Retirado de Operação.

Fonte: ASN / Jornal Vale Paraibano

Veja o histórico da Embarcação:

PT LAM - FOKKER F-27-500F (10539)

Prefixo Operador DD
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FOKKER PH-exy
VH-EWQ AIRLINES OESTE-LESTE 1976/10/02
VH FOKKER-EWQ 1984/11/30
FOKKER PH-JBO
LAM PT-TAM 1986/11/28
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Avião com destino a S.José cai ao decolar do Santos Dumont


Entre os ocupantes do Cessna 550, estava Hans Donner e sua mulher, a modelo Valéria Valenssa, a mulata Globeleza

O direto r de Arte da TV Globo, Hans Donner, e a mulher dele, a modelo Valéria Valenssa, a mulata Globeleza, escaparam ilesos de um grave acidente na manhã de ontem, quando o jato bimotor no qual se preparavam para viajar para São José dos Campos, caiu a 50 metros da cabeceira norte do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio.

No jato, que pertence à TAM e estava arrendado à empresa Rianna Tàxi Aéreo, estavam o piloto, co-piloto, o casal e a filha de um dos empreendedores do Shopping Colinas, em São José dos Campos, Priscila Levinson. Donner iria visitar as instalações do shopping e prestar consultoria técnica para sugerir possíveis melhorias na programação e comunicação visual interna e externa do estabelecimento.

No jato, que pertence à TAM e estava arrendado à empresa Rianna Táxi Aéreo, estavam, além do piloto e do co-piloto, a modelo, o designer e outra passageira, Priscila Levinson.

O acidente ocorreu às 9h50m, e o avião, um Citation 1 (Cessna 550), prefixo PT-ILJ, série 5000057, fabricado em 1973 e com capacidade para sete pessoas, ainda se preparava para decolar. Ao perceber que o avião embicaria na Baía de Guanabara, o co-piloto Willian Petterson de Lauro abriu a porta e todos conseguiram escapar. Só o co-piloto sofreu cortes profundos na testa. Os tripulantes e passageiros boiaram até serem socorridos por 15 homens em três lanchas da Empresa de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) e do Grupo de Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros.

Segundo testemunhas, antes de o avião afundar, numa profundidade de cerca de três metros, o piloto Sérgio Bragança ainda desviou de um posto de gasolina. Os tripulantes e passageiros ainda tentaram se segurar nas asas e na fuselagem do avião. Uma das testemunhas do acidente, Erisvaldo Gonçalves de Araújo, que trabalha na Combraero LTDA, empresa que presta serviços à Petrobrás, viu quando o avião caiu. Ele estava na pista e afirma que o piloto Bragança teria reclamado que o manche travara. De acordo com Araújo, o avião demorou 15 minutos para afundar.

Já o supervisor de segurança da Infraero no Aeroporto Santos Dumont, Ruy Castro Alberto Ribeiro, garante que as vítimas foram socorridas em quatro minutos. Ele afirmou que, antes de cair, o avião já taxiara e havia desenvolvido velocidade pouco acima dos 200 quilômetros por hora. Muito nervosa, a modelo Valéria Valenssa teve uma crise de choro ao ser socorrida elos bombeiros. A tripulação e os passageiros foram levados em uma Kombi para a Fundação Rubem Berta, um posto médico da Varig que mantém convênio com a Infraero. As causas do acidente serão apuradas pela Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos do Ministério da Aeronáutica.

PERÍCIA - Ontem à tarde, os bombeiros içaram com cabo de aço o aviõ, cujas peças de comando serão submetidas à perícia - para se verificar se houve falha humana ou mecânica. Segundo a Infraero, não havia o risco de explosão.

OBS: Veja as cenas na foto n ° 1 ACIMA.
OBS: NÃO FOI POSSÍVEL COLOCAR O ´´N°1´´ NESTA FOTO POR MOTIVOS DE DIREITOS AUTORAIS. ESTA FOTO POSSUE PROGRAMA QUE NÃO PERMITE INCLUSÃO DE MONTAGENS DO TIPO FOTOSHOP.

Vale do Paraíba, sexta-feira, 4 de julho de 1997
Copyright © O ValeParaibano 1997
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16 de julho de 1997

Um corpo que cai

Explosão a 2.400 metros de altitude abre um buraco em avião da TAM e joga passageiro para fora. Suspeita de bomba revela a insegurança dos aeroportos brasileiros



Na quarta-feira 9, o engenheiro Fernando Caldeira de Moura Campos, 38 anos, deixou sua casa, num condomínio em São José dos Campos (SP), antes das 7h. Se despediu da mulher, Selma, das filhas Melina, 8 anos, e Amanda, 6 anos, e recomendou a elas que preparassem as malas para a viagem que fariam no dia seguinte à Fortaleza (CE). Campos passou rapidamente em sua empresa, a Amix Comércio e Integração de Sistemas Computacionais, deixou alguns papéis e seguiu para o aeroporto.



Às 8h30 embarcou no Fokker 100 PT-WHK, da TAM, com destino a São Paulo. No balcão do aeroporto, escolheu o assento 7C. Já no avião, porém, Campos encontrou uma família sentada na fileira sete e preferiu se instalar na poltrona 18E, na janela. Às 8h52 uma explosão acabou com os planos da família Campos, feriu sete pessoas, traumatizou os demais passageiros e tripulantes do vôo 283 e colocou novamente em xeque a credibilidade da TAM, a empresa que opera em maior número de cidades no País (109), teve lucro de US$ 56 milhões em 1996 e 13 dias antes do acidente recebeu o título "Empresa do Ano", concedido pela revista Exame.



O avião estava a 2.400 metros de altitude e a cerca de 500 km/h quando ocorreu a explosão que abriu um buraco com cerca de 1,5 metro de altura e 2,5 metros de largura na lateral direita do avião. O engenheiro Campos e três poltronas foram lançados para fora. "Foi um barulho enorme. Uma ventania danada, cheiro de pólvora e um monte de coisas voando em nossas cabeças. Algumas pessoas tinham sangue no rosto e todos gritavam", disse a comerciante Amélia Rosa da Silva. Ela e a filha Kelly, de 16 anos, embarcaram no vôo 283 em Vitória (ES). "Tinha certeza que iria morrer e me agarrei em minha mãe", lembra a garota, que ocupava a poltrona 5E.



O clima de pânico durou 11 minutos, até que o comandante Humberto Angel Scarel conseguisse pousar no Aeroporto de Congonhas. "A comissária Marta mandou que todos tirassem jóias e bijuterias para evitar ferimentos e começou a rezar", lembra o comerciante Eloir Cavati Filho, que viajava na poltrona 4E. Às 9h03, o avião aterrissou. "Quando o comandante abriu a porta e viu como estava o avião, deu uma bronca na comissária, pois não sabia que havia o buraco", diz Amélia.

Até então, ninguém sabia que o engenheiro Campos havia sido lançado para o ar. A própria direção da TAM só ficou sabendo às 9h50, pela Polícia Militar. Segundo os peritos do Instituto de Criminalística de São Paulo, durante a queda o corpo do engenheiro atingiu uma velocidade aproximada de 200 km/h. Quando chegou ao chão, em uma área rural do município de Suzano (SP), sofreu um impacto semelhante ao de um automóvel que a 100 km/h choca-se contra uma barreira de concreto. "Ouvi duas explosões, olhei para cima e não vi nada. De repente, alguma coisa passou na minha frente feito um foguete. Nunca imaginei que fosse uma pessoa", afirma a agricultora Maria Aparecida da Costa, a primeira a encontrar o corpo de Campos, próximo a uma plantação de nabos.





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Veja o histórico da aeronave:

PT-WHK - FOKKER F-28-0100 (11452)

Prefixo Operador DD
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PH-EZU FOKKER
PT-MCN TABA
PH-RRN FOKKER
PT-WHK TAM 19.01.1996
PH-RRN FOKKER
EC-IVO GEA AVIATION 01.2004
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OBS:Veja nas fotos n°3,4,5,6 e 7.


OBS:
Leia: Dez anos depois, explosão em avião da TAM continua sem solução

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Avião da TAM faz pouso forçado em praia no Espírito Santo
18 de Outubro de 1997

Um Avião Cessna 208A Caravan I, da Transportes Aéreos Meridionais - TAM (ex-Brasil Central), prefixo PT-OGC, Que decolou do Aeroporto de Vitória com Destino (ES) a São Paulo (SP), apresentou UMA falha de motor (causada Por UMA falha da Lâmina de Turbina do compressor) e forçou o Piloto Realizar uma aterrissagem Forcada UMA PRAIA UMA eles. A aterragem Segurança FOI COM realizada, MAS FOI O Avião do Além danificado fazer reparo Pelas Ondas.

Fonte: ASN Aircraft Site



Veja o histórico da Embarcação:

PT-OGC - CESSNA CARAVAN 208 (00064)

Prefixo Operador DD
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N823FE FEDERAL EXPRESS
PT-OGC 1991/01/09 BRASIL CENTRAL
TAM PT-OGC 1997
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Incidente com avião da TAM fecha aeroporto


São Paulo, sexta, 30 de Outubro de 1997.

FÁBIO ZANINI
da Agência Folha, in Florianópolis

Um Problema de aterrissagem nd eh Avião Fokker-50, da TAM, deixou fechado o Aeroporto de Blumenau (SC) Durante A Tarde e Início da Noite de anteontem.
Um dos pneus do trem de SEIS Pouso, localizado nd Parte Traseira Esquerda, estourou POUCO DEPOIS de ter o Avião Tocado o solo.

O avião, estava JÁ Que nenhum final da pista Única, ficou das 13h45 Bases de Dados comeu o Início da Noite, impedindo pousos e decolagens.

O Avião, prefixo PT-MLC, havia partido do Aeroporto de Congonhas, in São Paulo, com 12 Passageiros e Tripulantes Quatro a bordo. Ninguém ficou ferido.
O estouro do pneu caracterizado FOI UM Como Incidente''''Pela Direção do Aeroporto e Pela Assessoria de Imprensa da TAM. FOi''apenas''susto hum, declarou o administrador do Aeroporto, Lindomar Ristow.

De ACORDO COM Ristow, uma pista de TeVe Ficar Fechada comeu Que os técnicos da Empresa chegassem de São Paulo n º trocar o pneu. O Conserto demorou 40 minutos, EO Avião deixou o Aeroporto Ainda anteontem. ''Enquanto hum havia Avião Bases de nd pista, nao Seria Seguro MANTER o Aeroporto funcionando'', Ristow Disse.

Veja o histórico da Embarcação:

PT-MLC - FOKKER F-27-050 (20202)

Prefixo Operador DD
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FOKKER PH-EXL
HB-IAP CROSSAIR 1990/12/19
FOKKER PH-FZG 1995/05/15
TAM PT-MLC 1995/11/17
Financiamento de aeronaves PH-FZG DASA 2000/01/04
AR DENIM PH-FZG 2000/04/01
Air Nostrum PH-FZG 2001
CE HZA-Air Nostrum
AR DENIM PH-FZG 12,2002
PH-FZG VLM Airlines
AR DENIM PH-FZG
AIR SENEGAL PH-FZG
AR DENIM PH-FZG
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Foto do Fokker 50 da TAM PT-MLC

Site: Fokker.Aircraft.Info - Fotógrafo: Luis Alberto Neves

OBS:Veja na foto n°8.
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Avião da TAM pousa em pista errada no ES

10 de julho de 1998

Um Avião Fokker-100 da TAM, Que Fazia o trajeto Entre São Paulo e Vitória, o Vôo 208, pousou sem Aeroporto Errado Along, Descendo in Guarapari, Cidade Distante 54 km da capital do Espírito Santo. «Além do transtorno, ha Que Indícios de uma Operação FOI irregular e alguns Passageiros Pânico in entraram.

Segundo uma Companhia Aérea, ha Indícios de Perda de Sinal Entre o Aeroporto de Vitória EO Avião, O Que podería ter Induzido o Piloto pousar um nd pista Errada.

Pará, Germano Borges, Diretor do Aeroporto Municipal de Guarapari, o Piloto se confundiu. "Ele DEVE ter se enganado PORQUE FOI uma pista reformada e tão FAZ Três Dias Que FOI liberada. Desen era Achates ter Que o Aeroporto de Vitória."

Elizabeth da Cunha Chaves, superintendente da Infraero, Empresa Brasileira Aeroportos administra Que, Disse Que O Controle in estava funcionando condições plenas, Problema QUALQUÉR sem. O DAC (Departamento de Aviação Civil) não soube fazer Incidente e final da Tarde, Segundo assessoria SUA, um INVESTIGAÇÃO Desse Tipo de caso FICA uma Equipe da carga de Segurança Própria da TAM, com Supervisão do DAC.

Segundo o DAC, assim que um INVESTIGAÇÃO Podera Revelar de Quem FOI o Erro - SE da OU do comandante da TAM, Como objetivo de identificar Tomazzi. Caso um culpada SEJA TAM, Podera ter de Pagar multa.

Os Passageiros viveram Momentos de Pânico. Pará, o ex-Chefe de Gabinete do Ministro Pedro Malan (Planejamento) e Candidato um Deputado Federal José Carlos da Fonseca Júnior, FOI UMA "aventura". "O Piloto demorou Muito parágrafo Dar Alguma Satisfação e, quando Falou, com Voz estava assustada."

Segundo Fonseca Júnior, o Piloto Disse: "Erro hum Houve Vamos retornar NÓS e Vitória". UMa começou uma passageira Gritar e Entrou in Pânico Querendo Sair do avião. "Junto com ELA Sairam, 80% dos Passageiros", afirmou Fonseca Júnior.

Nos jornais cariocas, silêncio. Nos jornais paulistas, pequenos registros. Nos jornais capixabas, manchete no dia e repercussão por apenas mais um dia. Enquanto todos os jornais - com suas equipes, sucursais, esquemas e recursos - esqueciam o caso, Elio Gaspari, sozinho, fazia suas apurações. Sua coluna de 19 de julho, na Folha de S.Paulo, traz elementos novos que ajudam a explicar o que ocorreu: a aeronave fora comandada por um piloto da FAB, não da TAM.

Fonte: Folha de S.Paulo e Observatório de Imprensa
Piloto da TAM e major são punidos
22 de julho de 1998

Fokker-100 Ambos pilotavam in Que pousou Aeroporto Errado, não do Espírito Santo

Um "Erro de Julgamento" térios Sido o Responsável Pela aterrissagem De Um Fokker-100 da TAM não Aeroporto de Guarapari, in Vez fazer de Vitória, in Seu Destino correto, 9 de Julho Ultimo. A falha acarretou punições Dois parágrafo OS ENVOLVIDOS diretamente sem Incidente: hum Piloto da Empresa Que comandava um hum e Embarcação oficial da Aeronáutica Que Fazia Treinamento Naquele Vôo comercial. Edinir Tozzi, comandante-Treinador da TAM, a Mais de Quatro Anos Completos voando in Fokker-100, LI rebaixado um co-Piloto. Rendimentos Perdeu Obrigado e Será, será uma Fazer Curso de Reciclagem Por SEIS Meses, Along informou uma Empresa Aérea.

O grande Odin Grothe, checador do DAC (Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica), Sera mantido in funções burocráticas comeu Que SEJA investigado o Que houve com o Vôo 280. O comandante do Vôo era Tozzi. Mas, EM UM Procedimento corriqueiro nd brasileira Aviação Civil e lei in previsto, Quem pilotava o Avião militar o era, utilizava um Reciclagem Que Fazer Embarcação parágrafo do Treinamento de checador. Ou SEJA, estava reforçando Seu Conhecimento Sobre o Fokker-100 parágrafo aperfeiçoar SUA Fiscalização dos Procedimentos da tripulação Desse Tipo de Embarcação. Segundo o DAC, a Aeronáutica EUA Aviões Comerciais parágrafo reciclar Pilotos PORQUE TEM SEUS Como nao MANTER Aeronaves dos Tipos Usados nd Aviação Comercial.

A falha acarretou Danos materiais Humanos UO nao, MAS Metade dos Passageiros do Vôo 280 preferiu Seguir parágrafo in Vitória Táxis Pela TAM fornecidos um Novamente Decolar sem Avião Que pousara nenhum Errado Aeroporto. Uma sindicância Aberta Pelo DAC Ainda nao estabele concluída, Más a Hipótese Mais provável par o Que Aconteceu e houve hum Que "Erro de Julgamento" entre o comandante oficial igualdade de oportunidades.

A rigor, a Responsabilidade Sobre o Vôo e Toda fazer comandante Tozzi. Segundo a Folha apurou um nd TAM, elementos EO teriam avisado o Co-Piloto de grande Que Grothe o Aeroporto Errado o era, Mas o Avião pousando Acabou, ASSIM MESMO. Segundo a assessorias de Imprensa do DAC e da TAM, EM CASOS Como ESSE Tozzi Deverià ter assumido o Vôo quando nao TeVe SUAS Observações atendidas. Mas tal atitude Não É Tão simples. ACORDO De DAC o milho, o comandante térios Que registrador ESSA DECISÃO Relatório hum em, hum Explicando Por Que decidiu romper Procedimento de Treinamento Que havia marcado com antecedência Sido.

Fonte: Folha de S. Paulo
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Avião da TAM derrapa e sai da pista ao pousar
18 de novembro de 1999

Um Fokker-100 da TAM, de prefixo PT-MQL, derrapou Às 8h44 não aterrissar AO Aeroporto Santos Dumont, centro do Rio não. Nenhum pouso, uma pista nd Embarcação derrapou e LDI Parar não gramado ao Lado, um Cerca de 100 metros da Baía da Guanabara, com uma estacionou Onde Esquerda asa encostada no Chão EO Trem de Pouso Traseiro fazer MESMO Lado Quebrado. Nao houve feridos.

O Vôo 904, Que Saiu de São Paulo, 7h50, transcorreu normalmente, Segundo Passageiros OS, comeu um aterrissagem.Segundo o DAC (Departamento de Aviação Civil), orgão fiscalizador do Setor, havia 106 PESSOAS A Bordo - 101 Tripulantes Passageiros e 5. A TAM informou Que ERAM OS Passageiros 107.

O DAC classificou o informou de Episódio e "Incidente grave" Que nao HÁ registros de incidentes Anteriores Sobre Acidentes OU COM A MESMA Embarcação. Em nota oficial divulgada NA Along de Tarde, o DAC Diz Que "houve Fratura do Trem de Pouso Esquerdo, seguida de Perda do Controle direcional da conseqüente eA Embarcação saida da pista Esquerda Pela lateral". A perícia OS Motivos do Incidente Sobre estabele Sendo conduzida Pela Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, do DAC, a Empresa e Pela.

Os Passageiros que desembarcaram Avião com o Auxílio da Equipe de Emergência do Santos Dumont, Por COMPOSTA 80 PESSOAS, Incluindo bombeiros. OU Dois Três Passageiros Sairam Traseira porta Pela emergencial, Segundo TAM. Alguns Passageiros estranharam o Fato de nao ter Sido USADO escorregador descer parágrafo do avião, Que Más a TAM informou uma Embarcação estava fóruns de Perigo.

Os Passageiros criticaram o Terra em Atendimento Por Parte da TAM EA Demora nd Bagagem da liberação, Que tão Saiu do avião Por Volta das 12h. Segundo uma Empresa, como bagagens serviços nao puderam retiradas pingos PORQUE a Porta de Acesso AO compartimento estava encostada no Chão.

Veja o histórico da Embarcação:

PT-MQL - FOKKER F-28-0100 (11394)

Prefixo Operador DD
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FOKKER PH-KXI
B CHINA-2233 Eastern Airlines 11,1992
TAM PT-MQL 10,1998
EP-CFM AIRLINES Chabahar
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Passageiro demora para sair do avião
DEPOIS da parada total do avião, OS Passageiros do Fokker-100 acidentado sem Aeroporto Santos Dumont contaram ter esperado Cerca de DEZ MINUTOS parágrafo Sair da Embarcação.

"Quem Pará Dentro estabele , UMA e eternidade", Disse o Engenheiro Evaldo Nunes David, 44, estava com Que Três Colegas de Trabalho da CPTM, Empresa de Transporte Público de São Paulo. Os Executivos vieram parágrafo UMA reuniao de Negócios no Rio.

David TeVe de serviços Carregado Pelos Bombeiros parágrafo Sair do avião PORQUE um porta Traseira Por onde desembarcou estava Muito Alta par alcançar uma escada, ja Que uma Embarcação estava tombada.

Seu Colega de Trabalho, o Engenheiro Eletrônico Osvaldo Pazzianotto, 41, hum Disse ter ouvido Barulho Muito forte ASSIM O Que Trem de Pouso Tocou o Chão. "Como PESSOAS começaram uma assustadas Ficar, MAS Parou Muito rápidos.

"Passageiros Segundo RELATO DOS, nao houve pânico, clima tenso Mas hum e de Ansiedade." Sair do Pará, FOI PORQUE UM Sufoco ficamos com Medo da possibilidade de explodir ", Disse Pazzianotto.

Considerou um elemento falha Atuação do Pessoal de Bordo e registrou formalmente SUA Queixa sem DAC. "Ninguém falava nada.
O comandante DEU aviso tão hum, Pelo Sistema de som, e estava Disse Que Tudo Bem, Muitoofegante, mostrando nervosismo, enquanto Todo Mundo pedia parágrafo Abrir como Portas deEmergência ".



Alceu Segamarchi, 41, also Funcionário da CPTM, Acredita Que o mal Piloto calculou uma Aproximação do solo. "O comandante Mandou um Ficar gente não Avião. nao sei se o E ESSE Procedimento Certo, mas, parágrafo Quem estava Dentro, O Melhor Correndo Sair era" Disse.
Ele também reclamou da demora do atendimento do pessoal de bordo e estuda a hipótese de acionar judicialmente a TAM. Segamarchi contou que já imaginava uma aterrissagem dentro da baía. "Eu já estava me preparando para sair do avião nadando."
Segundo a TAM, o procedimento da tripulação foi correto.

Claro, a TAM é perfeita, não falha nunca.




Fonte: Folha de S.Paulo - Foto: Site Airliners
OBS:Veja na foto n°9


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