quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AS VERDADEIRAS CAUSAS DO ACIDENTE COM O KING AIR EM TERRA VISTA-BA






Os corpos das quatro crianças mortas no acidente de avião em Trancoso (BA) foram identificados, conforme informou neste domingo (24/05/2009) a assessoria do governo da Bahia. As vítimas foram identificadas por análise de arcada dentária.

Foi recolhido material genético de parentes de todas as pessoas que morreram no acidente. O Departamento de Polícia Técnica também já recebeu fichas odontológicas e ortopédicas de todas as vítimas. Os documentos podem auxiliar na identificação dos corpos.

As vítimas identificadas até a manhã deste domingo são:

Victoria Wright Faro
Neta de Roger Wright, dono da aeronave. Filha do casal Verônica Wright Faro e Rodrigo de Mello Faro, que também estava na aeronave.

Gabriel Wright Faro
Neto de Roger Wright, dono da aeronave. Filho do casal Verônica Wright Faro e Rodrigo de Mello Faro, que também estava na aeronave.

Francisco Alqueres Wright
Neto de Roger Wright, dono da aeronave. Filho do casal Felipe Wright e Heloísa Alqueres Wright, que também estava na aeronave.

Nina Pinheiro
Neta de Lucila Lins, mulher de Roger Wright.

O acidente ocorreu na noite de sexta-feira (22/05/2009).
A aeronave partiu de São Paulo com destino a Trancoso, e explodiu ao cair a 200 metros de uma das laterais da pista de pouso de um resort.

Investigação
A caixa-preta do avião será levada ainda neste domingo para o Recife. As gravações feitas pelo equipamento podem ajudar a determinar o que provocou a queda da aeronave. Segundo a Aeronáutica, a caixa-preta da aeronave também pode ser encaminhada para análise no exterior.

Os motores serão analisados em São José dos Campos (SP), um dos maiores pólos da indústria de aviação no Brasil.

Antes do acidente, o piloto chegou a entrar em contato com a torre de comando pedindo autorização de pouso. A falha na iluminação era uma das hipóteses apontadas para o acidente, mas a Aeronáutica descartou que esse tenha sido o motivo.

A aeronave pertencia ao empresário Roger Wright, que tinha viajado à Bahia com a família. O plano de vôo, segundo a Aeronáutica, dizia que 11 pessoas estavam a bordo, mas 14 vítimas – dez adultos e quatro crianças – foram encontradas.

A primeira mulher de Roger Wright morreu no acidente com o Fokker 100 da Tam, no ano de 1996. Barbara Cecilia Luchsinger Wright estava entre os passageiros do voo 402, que caiu minutos após a decolagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O piloto da aeronave era Jorge Lang Filho, de 56 anos, considerado muito experiente pelos colegas. O filho dele ajudará nas investigações. De acordo com a Aeronáutica, a aeronave havia acabado de passar pela inspeção anual de manutenção.

(*com informações da TV Santa Cruz e da TV Bahia)


Acidente

A queda do bimotor Super King Air B-350 ocorreu por volta de 21 horas de sexta-feira, durante manobra de aterrissagem no Aeroporto Terravista, em Trancoso, litoral sul da Bahia. O Departamento de Polícia Técnica de Salvador confirmou no sábado, 23, que 14 pessoas morreram no acidente - dez adultos e quatro crianças.

Dez das vítimas pertenciam à família do empresário Roger Ian Wright, de 56 anos, além do piloto, do copiloto, de uma babá e da neta de 3 anos de sua mulher, Lucila Lins (mais informações nesta página). O empresário planejava festejar o aniversário de um dos netos.

O resgate foi concluído por volta das 15 horas de sábado. Durante todo o dia, cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros, além de policiais civis e 20 oficiais da Aeronáutica, estiveram no aeroporto do resort removendo destroços da aeronave e realizando o resgate dos corpos, que foram levados para o Instituto Médico-Legal de Salvador. "O trabalho oficial de identificação começa agora, apesar de as famílias terem fornecido uma lista de quem estava a bordo", afirmou o diretor, Raul Barreto. Os 35 peritos locais foram convocados e o IML de São Paulo se prontificou a ajudar nos trabalhos - coletando DNA das famílias das vítimas. Os corpos ficaram carbonizados e será necessária análise de arcada dentária.

Em depoimento a oficiais do 2º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa-2), testemunhas disseram que o avião pilotado por Jorge Lang Filho, de 56 anos, parecia estar "fora do lugar" quando se aproximou da pista - o avião parecia ter problemas mecânicos. "Parecia estar com problema no motor, com a velocidade mais baixa que o normal", disse o gerente do resort Terravista, James de Souza, que presenciou o acidente. "Entrou de asa, de lado, cambaleou no momento final e, no que encostou no chão, explodiu. Foi um barulho horrível, uma coisa medonha."

Para o fiscal de pista do aeroporto, Pedro Peixoto, de 37 anos - que passou o dia emocionado com a perda do "Comandante", como chamava Wright - o avião se aproximou "completamente torto". "Quando deveria ter seguido reto, parece que balançou para o lado direito, balançou de novo para o lado esquerdo e caiu", disse Peixoto. "Baixou muito rapidamente e depois foi baixando mais devagar até cair", contou o taxista Neílson Santos, de 39 anos, que aguardava a família Wright para levá-la à residência.
(*com informações do Jornal O Estadão)


O Exterminador de corruptos revela a verdadeira causa deste acidente.
Foi culpa da tripulação do avião que estava em aproximação para o pouso.
Quando passou baixo demais em meio a algunas árvores vindo a tocar a parte trazeira do avião na copa de algumas árvores.
E assim o avião sofreu algumas avarias vindo a cair rapidamente....

OBS:Este resultado foi revelado em alguns canais denotícias no final de 2009.

Um comentário:

fonseca disse...

Relatório alertou para perigo de acidente no aeroporto Terravista três anos antes

Avião caiu a 150 metros da cabeceira; Relatório diz que pilota pode ter impressão de que solo estaria mais distante - clique na imagem para ampliá-la

O jornalista Cláudio Humberto noticiou, em seu blog, que um relatório de vistoria de segurança de voo já havia alertado, três anos antes, para os perigos do pouso no aeroporto do Terravista, em Trancoso, onde um avião caiu no mês passado, matando 14 pessoas.

Ainda de acordo com a postagem, o relatório, realizado em 2006 pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, apontou que o ângulo de descida e a topografia podem criar o efeito Black Hole, dando a falsa impressão ao piloto de que o solo estaria mais distante. O relatório recomenda que pilotos redobrem a atenção ao pousar no aeroporto de Terravista, especialmente na chuva.

O bimotor King Air caiu a 150 metros da cabeceira da pista, quando tentava pousar no Terravista. Das vítimas, 11 eram de uma mesma família.

Fonte: Radar64 - Foto: Satélite e Joa Souza/Ag. A Tarde