
VASIS: O sistema VASI (Visual Approach Slope Indicator ou Indicador de Ângulo de Aproximação Visual) proporciona ao piloto indicação do ângulo de planeio correto para o pouso em uma pista. São caixas de alumínio colocadas simetricamente ao lado da pista, munidas de lâmpadas que produzirão um facho de luz de cor vermelha ou branca. Normalmente é colocado como complemento do sistema ILS tendo as seguintes vantagens.
- Proporciona orientação segura e constante para a interceptação do planeio e permite segui-la até 15 metros de altura e 300 metros do ponto de toque.
- Avistado a 6 Km durante o dia e 20 Km durante a noite.
- Instalação e manutenção simples.
- Combinações de cores lógicas e isentas de confusão.
- Aviso com antecedência da necessidade da correção de trajetória de planeio, pois a tonalidade "rosa" será observada.
PAPI: O sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator ou Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) em sua forma original é constituído de uma barra lateral com quatro caixas, normalmente do lado esquerdo da pista, a menos que isso seja fisicamente impossível. Em localidade onde a pista for utilizada por aeronaves que requeiram orientação pata o nivelamento das asas, poderá ser instalada uma barra com quatro caixas de cada lado da pista. A disposição das caixas no sistema PAPI e a exposição resultante do vôo constam das figuras abaixo. Esse sistema veio corrigir a deficiência apresentada no VASI no tocante as aeronaves "wide bodies" que possuem cabine de pilotagem bem mais alta em relação aos trens de pouso, dando informação enganosa do ponto de toque, conseqüentemente o pouso curto e violento impacto em sua estrutura. Dessa maneia surgiu em 1976 o sistema PAPI, corrigindo falhas existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário