quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OLHA SÓ O QUE SOBROU DESTE AVIÃO.



Please, evacuate the Aircraft


Era um fim de tarde muito quente aquele do dia 19 de agosto de 1980 em Riad, Arábia Saudita. O voo 163 da Saudi Arabian Airlines, operado com um Lockheed Tristar L-1011-200, matrícula HZ-AHK, partia praticamente lotado com destino a Jedá, escala final de uma viagem iniciada em Karachi, Paquistão. A bordo, 14 tripulantes e 287, todos com destino à Mecca, para cumprir a peregrinação durante o período religioso mais importante para os muçulmanos, conhecido como Hajj.

A decolagem foi normal. O Tristar não teve dificuldade em partir, ainda que a temperatura estivesse elevada e o avião, lotado. Afinal, seria um curto voo de apenas 852 km. O Tristar decolou as 18h07:49. Seis minutos depois, porém, a operação saiu do padrão, quando cruzava 15.000 pés, subindo normalmente em rota. Hora de entrar conosco no jato saudita.

Cap: Capitão
F/O: Primeiro Oficial
F/O-RDO: Transmissão via rádio do Primeiro Oficial.
F/E: Engenheiro de vôo.
Cmra: Comissária.
PA:Transmissão aos passageiros através do sistema PA (Public Announcement)
TMA Controle de Área Terminal de Riad.
TWR Torre do aeroporto de Riad.

Com apenas sete minutos de voo, a emergência é anunciada com uma mensagem seca do engenheiro de voo, que vê no painel a luz de alarme de fogo acender.

18h14:58 F/E: Porta "B" traseira de carga.
Cap: O quê?
18h15:01 F/E: "B" aft carga.
18h15:04 F/O: O que está acontecendo?
18h15:10 F/E: Fumaça detectada na porta "B" de carga.
18h15:14 Cap:Desligue a ventilação.
18h15:16 F/E: Fumaça detectada.
18h15:32 Cap:Você alternou o sistema para o outro lado?
18h15:37 F/E: Só no "B".
Cap: O quê?
18h15:39 F/E: Não em "A". Só no "B".
Cap: Basta o "B".
18h15:42 F/E: Sim, ou no "A", mas parece que está tudo bem.
Cap: Ok, então podemos prosseguir.
18h15:51 Cap:A ventilação não está funcionando neste sistema.
18h15:59 Cap:Então temos que retornar, certo?
F/E: Tanto "A" e "B"traseiros indicam detecção de fumaça.
18h16:06 Cap:Portanto, temos aí fumaça mesmo.
18h16:07 F/E: Eu diria que sim.
18h16:18 Cap:Qual o procedimento no checklist?
18h16:20 F/O:Estou olhando para ele agora.
18h17:10 Cap: (Cantando em árabe)
18h17:16 Cap: Veja que, qual é o nome do.
18h17:17 F/O: Anormal.
18h17:19 Cap: Não, não é o checklist anormal.

Os minutos seguintes são gastos pelos pilotos para tentar verificar se havia mesmo fogo. Minutos que mais tarde seriam preciosos. O comandante parece confiante.

18h19:00 Cap: Acho que temos a situação sob controle. Não há nada sobre isso nos procedimentos na lista dos anormais, hein?
18h19:20 F/E: Nada sobre o assunto? Posso ir lá atrás e ver se posso encontrar algo, ou ver se tem cheiro de fumaça?
18h19:25 Cap: O quê?
18h19:26 F/E: Posso ir lá e ver se posso cheirar alguma coisa?
Cap: Certo, certo, vá.
18h19:30 F/E: Se eu puder ver, cheirar algo, acho melhor voltarmos.
18h19:35 Cap: Certamente, vá verificar.

O engenheiro sai de seu posto e vai até a cabine de passageiros. Antes que o engenheiro de voo voltasse, o comandante muda de idéia e decide retornar a Riad.

18h19:44 Cap: Diga-lhes que estamos voltando.
F/O: Para Riad?
18h19:48 Cap: Estamos a 60 milhas fora, ah. É melhor voltar para Riad.

Segundos depois, o engenheiro volta à cabine de comando e trás más notícias.

18h20:16 F/E: Temos um incêndio lá atrás!
18h20:18 Cap: Temos?
F/E: Sim, nós temos.
Cap: Ok. Diga-lhes que estamos voltando.
18h20:25 F/O-RDO: Riad, Saudia 163.
TMA Prossiga.
18h20:27 F/O-RDO: Estamos voltando para Riad.
18h20:30 F/E: Melhor declarar emergência.
Cap: Ok.
18h20:33 TMA Ciente retornando a Riad, solicito esclarecer a razão do retorno.
F/O: Declaro emergência?

A porta da cabine se abre. Uma comissária entra e anuncia, aos gritos, que há fogo na cabine.

18h20:37 F/O-RDO: Saudia 163, temos um incêndio na cabine e, ah, por favor, alerte os bombeiros.
18h20: TMA Ok, livre retorno e poderá manter altitude que quiser.
18h20:50 Cap: Ok.
18h23:07 F/E: Definitivamente, queremos prioridade para aproximação. Você já pediu?
F/O: (SIC) Eu já pedi, eu já pedi!
18h23:10 F/E: Definitivamente, nós queremos prioridade para aproximação.
Cap: Hein?
18h23:13 F/E: Solicite prioridade na aproximação. (N.E. - Não é solicitada)
Cap: Sim. Vamos ao check de pré-pouso.
18h23:22 Cap: Pressurização acionada?
F/E: Ok.
F/E: Anti-ice.
Cap: Desligado.
18h23:50 F/E: HSI, posição.
Cap: Ajustado.
F/E: Cintos de segurança.
Cap: Ajustados.
F/E: Altímetros.
Cap: Altímetros vão ser como estão.
Cap: Foi 1-0-0-2 no ajuste.
F/E: Ok, e velocidade, velocidade no solo, velocidade no ar e EPR bugs.
18h24:16 F/E: Peso bruto, estimativas.
Cap: Checado, um quarenta e dois aqui e aqui cinco, cinco, checado.
F/O: Um cinco cinco.
F/E: Ajustado.
18h24:40 Cap: Mantenha o oxigênio preparado.

Os pilotos parecem mais calmos, tanto é que o comandante cantarola em árabe. Em seguida, anuncia pelo sistema de alto-falantes internos.

18h24:59: Cap-PA: Aos passageiros, por favor, queiram permanecer sentados.
18h25:04 F/O: Seis ponto oito o QNH.

Apesar da aparente calma, a situação a bordo do Tristar agrava-se rapidamente. O fogo ganha impulso e começa a destruir partes vitais do jato. A primeira noção deste fato o comandante tem ao tentar reduzir a potência dos motores. O fogo destruiu os cabos de controle de potência. Ao tentar reduzir e puxar o manete do motor 2 para trás, o mesmo não desacelera, fato que o comandante nota com surpresa.

18h25:26 Cap: Ok, o manete do motor número dois, não está voltando para trás. Está preso.
F/E: Preso?
18h25:32 Cap: Emperrado.
18h25:36 F/E: Deixe no modo como está, senhor.
18h25:40 Cap: Vou cortar o motor.

Outra comissária adentra a cabine de comando, desesperada, e anuncia aos gritos:

18h25:41 Cmra.: Tentamos, tentamos apagar, na (porta) L4 há um incêndio!
F/E: Há um incêndio?
Cmra.: Sim!
F/E: Temos que controlar!

18h25:45 TMA Saudia 163, você recebeu a mensagem para informar o número de passageiros, combustível a bordo autonomia?
Cmra.: Como?
F/E: Use, use o extintor de incêndio.
Cmra.: Eu sei, vamos tentar mais uma vez.

O engenheiro volta-se para o comandante e anuncia o que já é óbvio:

18h25:50 F/E: Há um incêndio lá atrás.
Cap: Ok, sei. Diga ao controle que temos um incêndio na cabine.
18h25:59 F/O-RDO: Riad, Saudia 163, temos um incêndio de verdade na cabine agora.
18h26:07 F/E: Devo avisar Jeddah (NE: o setor de operações da empresa) pelo HF?
Cap: Não.
18h26:10 TMA Saudia 163, bombeiros estão na posição de espera, eles estão prontos.
F/E: Não?
Cap: Não com a nossa situação atual.

O primeiro oficial chama as comissárias pelo sistema PA na cabine e as instrui para pegar outros extintores de incêdio.

18.26:18 F/O: Portas L4 e R4, peguem os extintores de incêndio próximos da cozinha, peguem os extintores de incêndio próximos da cozinha.
18h26:29 F/E: Vamos, vamos tão rápido quanto possível, para que possamos chegar o quanto antes.
18h26:31 Cap: Isso mesmo, ao máximo.
18h26:34 Cap: Agora motor número dois está preso. Há assim alguma coisa, algo está errado nele, vou cortar.
18h26:40 F/E: Ainda não, ainda não, ainda não.

A situação vai ficando cada vez mais desesperadora. Uma das comissárias chama a cabine de comando e avisa:

18h26:42 Cmra.: Não há nenhuma maneira para que eu possa ir para a parte traseira após as portas L2 e R2, as pessoas estão lutando nos corredores!
F/E: Ok, encontre uma forma, se você puder.
18h26:53 Cmra.: Vou abrir os armários e usar todos os extintores e os de CO2.
18h27:16 Cmra.-PA: Todos os passageiros permaneçam em seus lugares, por favor!

18h27:40 Cmra.-PA:Por favor, todos fiquem calmos, saiam do caminho, todo mundo sentem-se, saiam do corredor, não há perigo no avião, todos devem permanecer em seus lugares. Sentem-se em seus assentos, em sua poltronas, senhoras e senhores tomem seu assentos, nada acontecerá à aeronaves, senhoras e senhores apertem os cintos de segurança, saiam do corredor, voltem para seus lugares.

Na cabine de comando, o engenheiro de voo tenta injetar ânimo aos colegas pilotos:

18h28:03 F/E: Vai dar tudo certo, vai dar tudo certo. No momento em que pousarmos, senhor, sugiro que desligue todos as válvulas de combustível.
18h28:14 Cap: Ok.
F/E: Tão logo nós pousemos.
Cap: Ok, Ok.
18h28:17 F/E: Tão logo nós pousemos.
Cap: Ok, onde está a pista? Consegue ver a pista?
18h28:27 F/O: Não, ainda não, ainda não. Vinte e oito milhas.
18h28:40 F/E: Você disse aos bombeiros para ir para a cauda do avião o mais depressa possível?
F/O: (Sic) Sim.

Cmra.-PA:Por favor, todos sentem-se, saiam do corredor. Sentem-se em seus assentos, senhoras e senhores tomem seu assentos, saiam do corredor, voltem para seus lugares.

Cap: É melhor avisá-los.
F/O: Avisá-los?
18h28:50 F/O-RDO: Torre Riad, Saudia 163.
18h28:52 TWR: Prossiga.
F/O-RDO: Peça aos bombeiros para irem para a cauda do avião assim que pousarmos e pararmos.
18h28:59 TWR: Afirmativo.
18h29:01 Cap: Onde está o aeroporto, não o vejo!

Mais uma vez, uma comissária entra na cabine e transmite uma notícia nada agradável:

Cmra.:Comandante, há muita fumaça na parte traseira.

F/O: Olha a estrada do aeroporto, as luzes amarelas são a estrada para o aeroporto.
Cap: Huh?
F/O: As luzes amarelas são a estrada do aeroporto.
Cap: Aquelas?
F/O: Sim.
Só então o comandante volta-se para a comissária e lhe responde com outra pergunta:

Cap: Há muita fumaça lá?
18h29:44 F/E: Nenhuma indicação de fumaça lá atrás.
18h29:46 Cap: Huh?
Cmra.: A cabine está cheia de fumaça lá atrás.
18h29:53 Cap: Agora, o número dois está preso lá o motor.
18h29:56 F/E: Sugiro cortar somente na curta final.
18h29:59 Cap: Sim, na curta final.
18h30:41 Cap: Flaps quatro por favor.
18h31:00 Cap: Flaps dez por favor, correção, está ok.
18h31:18 Cap: Onde está o aeroporto, não vejo ele!
F/O: Você vê aquelas luzes ali, aquele é o estádio.
18h31:22 F/O: Eu tenho o campo avistado.

Uma das comissárias entra na cabine e pergunta ao comandante:

18h31:30 Cmra.: Vamos evacuar?
Cap: O quê?
18h31:31 Cmra.: Você disse que deveríamos evacuar.
Cap: Ok.
Cmra.: Os passageiros. Podemos evacuar todos os passageiros?
18h31:34 Cap: Flaps dez, por favor.

O comandante não responde. Quem dá a resposta é o engenheiro de voo:

F/E: Quando estivermos em solo, sim.
Cmra.: Ok, depois que estivermos em solo, ok.
F/O: Flaps dez.
18h31:38 Cap: Check para final!
F/E: Ok, ignição.
F/O: Ok.
F/E: Anti-ice.
F/O: Desligado.
F/E: Avisao de não fumar.
F/O: Acesos.
F/E: Cintos de segurança.
F/O: Ajustados.
F/E: Altímetros.
F/O: Ajustados, checados.
F/E: Freios, pressão.
F/O: Ajustados e checados.
F/E: Rádio e seletor R NAV.
F/O: Ajustados.
18h31:54 F/E: Ok, checklist completo.
18h31:58 F/E: Ok, logo após o desembarque senhor quer que eu desligar todas as válvulas dos combustíveis?
18h32:02 Cap: Não, só depois de eu ter parado a aeronave.
F/E: Ok.

Mais uma vez, a comissária-chefe entra na cabine e pergunta ao comandante instruções para depois do pouso.

18h32:10 Cmra.: Podemos evacuar os passageiros?
Cap: O quê?
Cmra.: Querem que evacuemos os passageiros, logo que consigamos parar?

O comandante não responde e limita-se a dar uma ordem seca, curta.

18h32:16 Cap: Tome a sua posição.
Cmra.: Certo.
18h32:19 Cap: Flaps dezoito por favor.
18h32:23 F/O: Um oito.
18h32:25 Cap-PA: Comissários queiram assumir suas posições para pouso.
Cmra.-PA: Comissários queiram tomar suas posições.
18h32:31 F/O: Tem a pista em vista?
18h32:33 F/O-RDO: Riad, 163, temos a pista à vista, livre pouso?
18h32:36 TWR: Afirmativo, você é um número para pouso e você pode continuar na torre em uno dezoito uno.
18h32:42 F/O-RDO: Dezoito uno, 163.
18h32:44 F/O-RDO: Riad, Saudia 163 dez milhas na final, pista avistada, livre pouso?
TWR: Afirmativo, você é um número um, o vento três dois zero aos cinco.
18h32:48 Cap: Ok, estou cortando motor dois. É, está travado na presente EPR.
F/O-RDO: Riad, Saudia 163, conforme que avisou os bombeiros.
18h32:58 TWR: Afirmativo, eles estão prontos.
F/O-RDO: Obrigado.
18h33:06 F/O: Flaps dezoito.
Cap: Ok, flaps vinte e dois.
F/O: Vinte e dois.

Cmra.-PA: Por favor, todos sentem-se senhoras e senhores, estamos prestes a pousar, não há motivo para pânico.

18h33:29 Cmra.-PA: Estamos prestes a aterrar, senhoras e senhores coloquem suas mãos atrás das cabeças, meninas demonstrem posição de impacto, meninas demonstrem posição de impacto.

18h33:31 Cap: Trem de pouso baixado, por favor.
F/O: Acionando.
18h33:35 F/E: Ok, você pode ir a 190.
Cap: Bom, não existe qualquer procedimento para dois motores, é o mesmo que três.
F/O: Ok.
F/E: Sim.
18h33:45 Cap: Não! Eu só quero confirmar, sei que é. Maldição! Diga-lhe que o número dois deve ser desligado. Está emperrado.
18h33:57 F/O: Ok.
18h33:58 Cap: Diga-lhe, diga à torre.
F/O: Ok.
18h34:00 Cap: Agora só temos um motor.
18h34:02 F/O-RDO: Riad, Saudia 163.

18h34:04 Cmra.-PA: As meninas demonstraram a posição de impacto, por favor, assumam esta posição meio minuto antes do pouso, é metade de um minuto antes da aterragem, mãos atrás da cabeça.

18h34:06 TWR: Livre pouso 163, vento 320 com cinco.
F/O-RDO: Riad, Saudia 163 livre pouso. Temos somente motores um e três, motor número dois foi desligado.
TWR: Ok, entendido.

F/O-PA: Todo mundo, por favor queiram sentar-se, tudo está sob controle, estamos pousando de volta em Riad, por favor, apertem os cintos, sentem-se e apertem os cintos, por favor.

18h34:25 Cap: Complete o checklist final.
F/O: Completo, flaps.
F/E: Ok, seus altímetros são 1007, checados três vezes, trens de pouso e anti-skid baixados e travados, flaps em trinta. er, em vinte e dois.
18h34:39 Cap: Sim, Ok.
18h34:44 F/E: Ambos os loops dos sistemas "A" e "B" estão fora.

18h34:53 Cmra.-PA: Senhoras e senhores, não há razão para pânico, coloquem as mãos para trás na posição de impacto.

18h35:06 F/E: A porta de carga traseira está aberta, senhor.
18h35:11 Cap: Verifique.
F/E: Não há problema.

Cmra.-PA: Senhoras e senhores, gostaria de lhes pedir o favor de colocarem as mãos atrás de suas cabeças para a posição de impacto.

18h35:56 F/E: Estamos indo bem.
18h35:57 Cap: Diga a eles, diga-lhes que não evacuem a aeronave.
18h36:01 Cmra.-PA: Ponham as mãos atrás das cabeças ou a cabeça entre os joelhos, mãos por trás da cabeça.

18h36:12 GPWS: Mínimos, mínimos.

O rádio altímetro marca a altitude em relação à pista. Faltam segundos para o pouso do L-1011.

18h36:12 GPWS: Cem!
18h36:18 GPWS: Cinqüenta!
18h36:19 GPWS: Quarenta!
18h36:21 GPWS: Trinta!
18h36:22: (Fim da gravação)

Neste momento, o fogo na cauda certamente destruiu os cabos de alimentação elétrica dos gravadores de vozes e dados, interrompendo a gravação das caixas-pretas. O que se sabe é que menos de oito segundos depois, as 18h36:30, calcula-se que as rodas do Tristar tocaram finalmente o solo, pouco menos de 30 minutos depois de decolar.

Aparentemente para quem via a aeronave à distância, tratava-se de um pouso normal. O Tristar correu pela pista e ao invés de utilizar frenagem total, lentamente saiu por uma taxiway, parando nesta pista de taxi nada menos que dois minutos e quarenta segundos depois.

Os bombeiros chegaram perto a máquina, mas para surpresa geral, os motores não foram cortados por outros três minutos e quinze segundos. A cabine, pressurizada, impedia que as equipes de emergência abrissem as portas, que permaneceram fechadas por quase 23 minutos após o corte dos motores. Ficou comprovado também a inépcia das equipes de terra, que não conseguiram abrir as portas, não trabalhar coordenadamente, e não dispunham de equipamentos adequados para combater emergência de tal magnitude.

Contrariando seu treinamento, após pousar, o comandante do Tristar não tratou de parar a aeronave e evacuar os ocupantes imediatamente. Ao invés disso, gastou preciosos 160 segundos taxiando. Isto não apenas acabaria por impedir o imediato combate ao incêndio como eliminaria qualquer chance de sobrevivência a bordo.

Enquanto isso, a torre de Riad repetidamente chamou a aeronave. A única mensagem recebida de volta foi uma comentário lacônico, emitido pelo primeiro oficial as 18h40: "Nós estamos tentando iniciar a evacuação agora".

Ao final dos acontecimentos, nada menos que vinte e três minutos após o toque na pista seriam transcorridos até que as portas fossem abertas. Quando finalmente o foram, o oxigênio que entrou na cabine alimentou as labaredas, impedindo que as equipes pudessem fazer qualquer coisa para salvar os 301 ocupantes. Transformado em uma enorme pira crematória, o Tristar ardeu na noite sem luar em Riad, calcinando seus ocupantes, a despeito dos esforços dos bombeiros.

Finalmente, quando os bombeiros conseguiram entrar, encontraram todos apenas os corpos dos ocupantes, todos eles ocupando somente a metade dianteira da cabine, dezenas deles amontoados junto as portas da aeronave.

A decisão do capitão para preparar a tripulação de cabina para a imediata evacuação após a aterragem e o fato de não haver feito uma manobra de máxima frenagem e imediata evacuação, provocou a morte de todos os 301 ocupantes, todos por intoxicação, conforme atestaram as autópsias. Grandes quantidades de gases tóxicos, como monóxido de carbono, foram encontrados nos pulmões das vítimas.

Pode-se questionar se, quando o jato efetivamente pousou, ainda haveria chance para os passageiros em pânico. Mas certamente, um fator contribuinte para o grande número de fatalidades foi a decisão do capitão em não preparar a tripulação de cabine para uma imediata evacuação após a aterragem, conforme varias vezes discutido entre o comandante e comissários, que repetidamente perguntaram sobre o tema, sem contudo receber autorização para evacuar a aeronave. O fato de não haver feito uma manobra de máxima frenagem, que permitiria o início mais cedo de uma evacuação, foi um dos fatores agravantes que levaria morte de todos os 301 ocupantes, 15 delas crianças.

OBS:Fonte desta notícia. aeroblog, jetsite

Nenhum comentário: