quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FALCÕES SÃO TREINADOS PRÁ PROTEJER AEROPORTO DE PORTO ALEGRE-RS


Falcões serão treinados para identificar e atacar as aves indesejadas nas imediações do aeroporto de Porto Alegre

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), ganhará um sistema inusitado de segurança para evitar que aves provoquem acidentes com aviões. Previsto para julho, ele será formado por até oito falcões.
Os animais já estão sendo treinados por um falcoeiro e biólogo para identificar e atacar as aves indesejadas nas imediações do aeroporto. Passarão ainda por um período de adaptação à região.
Neste ano, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) já registrou quatro acidentes com aves no local. Houve 18 acidentes no ano passado e oito em 2006, sem conseqüências graves.
Os falcões deverão ser soltos somente em intervalos de vôos para evitar que se tornem perigosos durante pousos e decolagens. Serão liberados em períodos de 15 minutos e, depois, recolhidos por um adestrador.
Quero-quero e garça
O projeto, segundo o superintendente do aeroporto, Marco Aurélio Franceschi, foi idealizado a partir de experiências semelhantes no Chile, na Argentina e na Europa.
De acordo com ele, o principal problema no aeroporto de Porto Alegre é a presença de quero-queros e garças.
"Quando aves como essas batem nas aeronaves, o prejuízo é razoável. Se a turbina for atingida, o avião deve pousar novamente, e os passageiros são retirados. É prejuízo agregado."
Franceschi afirmou, contudo, que acidentes com perdas humanas envolvendo aviões e pássaros são raros.
Além dos falcões, cães serão treinados para atacar aglomerados de pássaros em terra. Experiência parecida é realizada no aeroporto de Santa Maria (RS) desde o final de 2007. Sob a supervisão de um adestrador, eles trabalham nos intervalos dos vôos.

Nenhum comentário: