domingo, 12 de dezembro de 2010

JAPAN AIR LINES 123











A queda do Japan Air Lines 123...








Observe foto de n°3.








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agem computarizada do momento do desprendimiento do estabilizador trasero.












Resumem ...............................................................................................................................












Data 12 de agosto de 1985. Causa Falha estrutural; perda de controle hidráulico Lugar Monte Takamagahara, Ueno, Prefectura de Gunma, Japão Coordenadas 36°0′5″N 138°41′38″E / 36.00139, 138.69389Coordenadas: 36°0′5″N 138°41′38″E / 36.00139, 138.69389 Origem Aeroporto Internacional de Tokio Destino Aeroporto Internacional de Osaka Falecidos 520 Feridos 4 ...




















Aeronave ....................................................................................................................................................
















Tipo de aeronave Boeing 747-SR46 Operador Japan Airlines Registo JA8119 Passageiros 509 Tripulação 15 Sobreviventes 4 ...
















O voo 123 de Japan Airlines foi um voo comercial entre o Aeroporto Internacional de Haneda, em Tokio , e o aeroporto Internacional de Osaka, em Itami Hyogo. O 12 de agosto de 1985 o Boeing 747-SR46 que cobria essa rota, registado como o JA8119, colisionó no alto do monte Takamagahara, na prefectura de Gunma, a 100 km de Tokio. O lugar do impacto foi Osutaka Ou`ne, bem perto do monte Osutaka. Permanece na história como o maior desastre aéreo em voo único e o segundo em acidentes de aviação de todos os tempos, após a colisão de 1977 nos Rodeos (Espanha) (excluindo os Atentados do 11 de setembro de 2001).
Os 15 membros da tripulação e 505 dos 509 passageiros morreram (incluindo ao famoso cantor Kyu Sakamoto): ao todo 520 mortos. As quatro mulheres sobrevivientes foram localizadas juntas na parte trasera do avião: Yumi Ochiai, uma hospedeira de JAL fora de serviço, de 25 anos de idade, que estava atrapada entre os assentos; Hiroko Yoshisaki, uma mulher de 34 anos, e sua filha de 8 anos, de nome Mikiko, quem estavam atrapadas em uma secção intacta do fuselaje; e uma garota de 12 anos chamada Keiko Kawakami, quem foi achada sentada no ramo alto de uma árvore.
















Conteúdo.........
























Sequência de eventos
O voo descolou às 6:12 pm. Decorridos os primeiros 12 minutos, enquanto a aeronave atingia sua altitude de cruzeiro sobre a baía Sagami, o mamparo de pressão trasero falhou, resultando com a perda do estabilizador vertical e outras partes que caíram ao mar, despresurizando a cabine e danificando severamente as quatro linhas hidráulicas da aeronave.













Base aérea de Yokota durante um desfile aéreo. Obs: ver na foto de n°2...
Os pilotos sintonizaron seu trasmisor-receptor em uma banda de frequência exclusiva para sinais de emergência, dirigindo-se a Tokio, onde se lhes permitiu o descenso lhes proporcionando os vetores principais para uma aterragem de emergência. Continuando os problemas, solicitaram os vetores de regresso a Haneda e depois a Yokota, (onde há uma base militar dos Estados Unidos) mas regressaram a Haneda novamente, devido que a aeronave apresentava problemas de controle.
Com a perda de controle total das superfícies estabilizadoras o avião começou a oscilar elevando-se e descendo no que é conhecido como um ciclo fugoide, um modo de voo típico em acidentes de aeronaves onde os controles estão inhabilitados. Após descer a 4100m , os pilotos reportaram que a nave estava totalmente incontrolable, e sobrevoaram a península de Izu, dirigindo para o oceano Pacífico e depois giraram para a praia, descendo a 2100 m. Os pilotos conseguiram elevar o avião a uma altitude de 4000 m dantes de entrar em um descenso vertiginoso através das montanhas e desapareceram do radar às 6:56 p.m., a 2100 m de altitude.
Durante as oscilações que precederam à queda da aeronave, os pilotos implementaram uma medida de controle usando a reacção das turbinas. Os momentos finais do avião ocorreram quando golpeou uma montanha como resultado de sua perda de controle e aterrando na ladera. Trinta minutos passaram desde a falha do mamparo até o momento do impacto, o qual permitiu a alguns passageiros escrever notas de despedida a seus familiares.
Operações de resgate
Um helicóptero da força aérea dos Estados Unidos foi o primeiro em chegar ao lugar, uns 20 minutos após a colisão. O piloto do helicóptero de resgate disse que não tinha sobreviventes, o que provocou que não se fosse ao lugar do desastre até a manhã seguinte; também influiu o terreno montanhoso, a escuridão e a chuva.
Teve confusão a respeito de quem conduziria o resgate na véspera imediata ao acidente. A tripulação transmitiu à base aérea de Yokota para implementar equipas de resgate e ofereceram guiar às forças japonesas ao lugar, imediatamente. Representantes do governo japonês ordenaram à tripulação do helicóptero regressar à base aérea de Yokota, já que as forças de defesa do Japão conduziriam o resgate. As brigadas não chegaram senão até a manhã seguinte (doze horas depois); estima-se que alguns sobrevivientes do acidente morreram durante este intervalo.
A hospedeira que sobreviveu narrou, desde sua camilla no hospital, que recordava o som dos rotores do helicóptero e que tinha gritado "socorro, socorro" enquanto movia as mãos. Pouco dantes tinha-se acordado entre gritos e gemidos, que foi deixando de ouvir durante a noite.
Como saldo ficaram 4 sobreviventes de dito acidente; a maioria dos passageiros puderam ser identificados.
Causas
As causas do desastre, de acordo ao relatório oficial publicado pela Comissão investigadora de acidentes aéreos e ferroviários do Japão, foram as seguintes:
A aeronave esteve envolvida em um incidente no aeroporto de Itami o 2 de junho de 1978, no qual a parte trasera do fuselaje (a bicha) tocou terra no momento da descolagem, o que danificou o mamparo de pressão trasero.
O correspondente reparo efectuado por Boeing foi defeituosa. Boeing devia colocar uma placa dupla com duas fileiras de rebites para cobrir o mamparo danificado, mas os engenheiros consertaram-no usando duas placas com só uma fileira singela de rebites. Isto reduziu a resistência à fadiga das partes em um 70%. Boeing calculou que esta incorreta instalação permitir-lhe-ia efectuar ao avião só 10.000 descolagens. No entanto, o avião tinha completado já 12.319 descolagens após o reparo e dantes do fatal acidente.
Quando se perdeu o mamparo se romperam as quatro linhas hidráulicas. A incapacidade de controlar as superfícies móveis do avião (p.ex. os alerones) voltou à aeronave innavegable.
Consequências
Japan Airlines aceitou a responsabilidade parcial do desastre porque a bicha tinha estado emitindo ruídos silbantes intermitentes (sugerindo um defeito no fuselaje) durante anos sem nenhuma acção por parte do pessoal de manutenção da empresa. O presidente de Japan Airlines foi despedido e um número importante de empregados de alto e baixa faixa (incluído o chefe de engenheiros) suicidaram-se. O engenheiro de Boeing que esteve a cargo do reparo do mamparo também se suicidou.
Veja-se também
Anexo:Episódios de Mayday: Catástrofes aéreas
Anexo:Acidentes aéreos por número de vítimas mortais
Enlaces externos
Animação do voo com parte da gravação da caixa negra (em inglês)
A Trajectória do voo JAL 123 com animação e transcrição da caixa negra (em inglês e japonês)












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