quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

APERTEM OS CINTOS O PILOTO DEU UM TIRO NO PRÓPRIO VOO


Arma de piloto dispara e perfura avião durante vôo nos EUA

27/05/2008

As autoridades do setor aéreo americano estão investigando o disparo de uma arma dentro da cabine dos pilotos em um avião durante o vôo.
Ninguém ficou ferido, mas a bala perfurou o lado esquerdo da parede da cabine de um Airbus A319 e saiu pelo nariz da aeronave, que se preparava para o pouso no aeroporto de Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, segundo o jornal The Charlotte Observer.
O incidente ocorreu no sábado, quando o avião da US Airways fazia o trajeto entre Denver e Charlotte, levando 124 passageiros e cinco integrantes da tripulação, incluindo os dois pilotos.
O capitão da aeronave, que não teve seu nome divulgado, afirmou que o tiro foi disparado quando ele estava "guardando a arma".
Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, os pilotos americanos receberam permissão para levar armas em vôos domésticos, depois de passarem por treinamento de uma semana, que inclui testes psicológicos.
Quando o revólver disparou, no sábado, o avião estava a 8 mil pés de altura e o tiro não foi ouvido pelos passageiros ou comissários de bordo.
A arma foi entregue a agentes federais e o piloto foi afastado do cargo sem remuneração.
Investigação
A aeronave está paralisada e a TSA, agência do governo americano que controla a segurança nos transportes, está investigando o caso. Segundo declaração da entidade, o disparo foi "acidental".
"O piloto tinha autorização para levar a arma e tinha o treinamento apropriado", informou a agência em sua página na internet.
Um porta-voz da agência americana, Nelson Minerly, afirmou que, enquanto estiverem na cabine, os pilotos que foram treinados devem estar prontos para usar a arma que levam para o vôo, e a arma precisa estar carregada.
"A qualquer momento, a arma está com a pessoa, precisa estar pronta para o disparo", disse.
Dwayne Baird, outro porta-voz da TSA, disse que a companhia US Airways está cooperando com a investigação, que também deve contar com a participação do FBI.
Todos os pilotos que passaram pelo treinamento para carregar uma arma em vôos domésticos nos Estados Unidos têm que carregar o mesmo tipo de arma, uma pistola semi-automática.
Segundo especialistas, é extremamente improvável que este tipo de arma dispare sozinha.

Nenhum comentário: