domingo, 19 de dezembro de 2010

UM BALANÇO DAS FALHAS DA TAM NO ANO DE 2007 [PARTE1]...













Fokker-100 da TAM arremete ao se aproximar de Congonhas

19/07/2007 - 08h49


Um Fokker-100 da TAM arremeteu (decolou novamente) durante o procedimento de pouso na pista auxiliar no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), na manhã desta quinta-feira. Cerca de 20 minutos após a manobra, o avião pousou, em segurança, no mesmo aeroporto, de acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país).

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero afirmou que o avião arremeteu porque estava muito alto para pousar e que a estratégia de arremeter é comum.

O vôo 3400 havia decolado em Maringá (PR). Ele chegaria a Congonhas por volta das 7h20 mas, depois de arremeter, pousou às 7h42. O número de pessoas a bordo não foi confirmado.

OBS:Fonte.da Folha Online


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Avião que abortou viagem tem novo problema em Belém



Airbus da TAM seguia para manutenção, mas piloto retornou ao aeroporto. Luzes que indicam problemas de navegação na aeronave se acenderam.

A aeronave da TAM, que teve de abortar a viagem após decolar de Belém (PA) para Manaus (AM) na madrugada desta sexta-feira (20), apresentou novo problema durante o dia.


Segundo a Aeronáutica, o Airbus 320 seguia para a manutenção em Brasília, quando o piloto decidiu retornar mais uma vez ao Aeroporto Internacional de Belém. De acordo com a Aeronáutica, a viagem para Brasília foi suspensa quando luzes indicadoras de problemas em equipamentos de navegação da aeronave se acenderam automaticamente.


Trem de pouso

Durante a madrugada, após a decolagem com destino a Manaus, o avião apresentou problemas e teve de retornar para o aeroporto. Segundo passageiros, o piloto informou que não conseguiu recolher o trem de pouso do avião.



A assessoria de imprensa da TAM não soube informar as causas do problema e afirmou que a aeronave apresentou “necessidade de manutenção preventiva não programada.”
OBS:Veja na foto n°1
OBS:Fonte.G1.COM.BR
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Avião da TAM vai para manutenção ao pousar para conexão


22/07/07 - 21h26 - Atualizado em 22/07/07 - 21h28

Vôo de Salvador com destino a São Paulo parou em Porto Seguro. Passageiros devem prosseguir viagem nesta segunda-feira.

Um avião da TAM que saiu de Salvador (BA) na manhã deste domingo (22) com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não conseguiu prosseguir viagem depois de fazer uma conexão em Porto Seguro (BA). A assessoria de imprensa da companhia aérea disse ao G1 que a aeronave teve de fazer uma manutenção preventiva não programada.

Os 157 passageiros tiveram que desembarcar e foram encaminhados a hotéis da cidade. Eles devem continuar a viagem em um vôo previsto para deixar Porto Seguro às 4h30 desta segunda-feira (23).
OBS:Fonte.G1.COM.BR
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Airbus A320 da TAM apresentou defeito, durante o vôo, no Paraná


25/07/2007

O pouso no Aeroporto de Londrina, no Paraná, não estava programado. Mas o Airbus da TAM, do mesmo modelo que explodiu em São Paulo, teve um problema na turbina direita. Uma das placas que fazem o revestimento externo se soltou. Os passageiros seguiram de ônibus até Curitiba. O Airbus A320 - PR-MBO, foi reparado pela equipe de manutenção com fita adesiva.

Apenas não levantou vôo devido ao mau tempo na região. No dia seguinte, a Polícia Federal - avisada do "reparo" - deslocou-se até o Aeroporto e impediu a decolagem até que fosse realizado um reparo definitivo.
OBS:Veja na foto n°2.

OBS:(Fonte: Jornal da Record)
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Avião da TAM é rebocado para manutenção em Brasília

25/07/2007

Mais um avião da TAM precisou de manutenção não programada ontem à noite, no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília.

O vôo 3371 que decolaria para o Rio de Janeiro, com escala em Belo Horizonte, precisou ser rebocado para manutenção.

Os passageiros contaram que, momentos antes da decolagem, as luzes internas foram apagadas e o ar-condicionado desligado. O comandante teria informado sobre problemas com o gerador e a turbina. Os passageiros tiveram que desembarcar. O vôo só saiu às 23h30.

OBS:Foto n° 3 de autoria de Minervino Júnior
OBS:Fonte: Agência Estado
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Airbus da TAM apresenta problema na asa esquerda no RS


28/07/07 - 18h21 - Atualizado em 28/07/07 - 18h29


Passageiros viram fumaça e comunicaram a tripulação. Avião retornou para Porto Alegre e passou por uma "manutenção preventiva”.

Um avião da TAM que saiu de Porto Alegre (RS) com destino a Bariloche (Argentina), na manhã deste sábado (28), teve de retornar ao aeroporto Salgado Filho devido a um problema na asa esquerda da aeronave.

O vôo durou apenas 30 minutos. Alguns passageiros viram fumaça e comunicaram a tripulação.

A assessoria da TAM confirmou que o avião retornou para Porto Alegre e passou por uma "manutenção preventiva não programada". Durante a tarde, seguiu viagem para Bariloche, com 139 passageiros a bordo.
OBS:Veja an foto n°4. OBS:Fonte.Do G1, com informações da GloboNews e do Globo Notícia
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Avião da TAM tem problemas com despressurização na Paraíba
OBS:Esta reportagem foi exluida dos arquivos do site portalcorreio. Aguarde o reencontro desta assunto.
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Avião da TAM não consegue decolar em Belém

01/08/2007 - 14:31

O avião do vôo 3890 da TAM, que sairia de Belém às 10h35 de hoje permaneceu no aeroporto para uma manutenção preventiva não-programada, de acordo com a empresa aérea.

A aeronave, que partiria com 140 passageiros com destino a Santarém, no Pará, e Manaus (AM), saiu de São Luís, no Maranhão, e apresentou problemas em Belém e não conseguiu decolar.

Alguns dos passageiros aguardam o término da manutenção para continuar a viagem e outros, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, poderão remanejar a viagem em outro vôo.

OBS:Fonte.

Agência Estado
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Avião da TAM é rebocado em Congonhas


02/08/07 - 09h34 - Atualizado em 02/08/07 - 12h15

Manutenção não prevista impede decolagem marcada para as 7h51 desta quinta-feira.
Companhia ainda não informou a causa do problema.


Um avião TAM parou na cabeceira da pista de Congonhas e não decolou. A aeronave prefixo PP-MAS iria fazer o vôo 3039, de Congonhas para Navegantes (SC) quando foi acionada uma manutenção não programada.

A aeronave foi levada de volta ao pátio, os passageiros desembarcaram e vão ser colocados em outro avião. A TAM ainda não sabe informar exatamente qual o problema que exigiu manutenção.


A aeronave da TAM que decolaria no início da manhã parou na cabeceira da pista principal e teve de ser rebocada. Às 9h40, a aeronave era levada para um hangar do aeroporto. A TAM informou às 11h30 que a aeronave permanecia em manutenção.

OBS:Veja na foto n°5.

OBS:Fonte.Do G1, em São Paulo, com informações da TV Globo

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Avião da TAM tem problemas mecânicos em Londrina


30/07/07 - 09h46 - Atualizado em 30/07/07 - 10h51

Aeronave teve de fazer uma manutenção não-programada.
Passageiros foram transferidos para outros vôos.

Após pousar na tarde de domingo (29) em Londrina (PR), um Airbus da TAM não pôde seguir viagem por causa de problemas mecânicos. A aeronave teve de fazer uma manutenção não-programada, segundo a empresa.

O pouso foi tranqüilo e o problema foi detectado em solo, de acordo com funcionários da TAM. A empresa não explicou o que aconteceu, mas mecânicos trabalharam na turbina esquerda do avião. Técnicos também ligaram motores e fizeram alguns testes.

O vôo 3811 partiu de Salvador, fez escalas em São Paulo e Curitiba, e retornaria para a capital baiana. Os passageiros que viajariam com a aeronave foram transferidos para outros vôos.

É o segundo avião da TAM que pousa em Londrina com problemas. Na semana passada, um airbus da companhia ficou parado por três dias no aeroporto, após uma parte da fuselagem da turbina direita ter se soltado.
OBS:Ver na foto n°6.
OBS:Fonte Do G1, em São Paulo, com informações da Globo News
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TAM cancela vôo e irrita passageiros

PROBLEMAS TÉCNICOS (8/8/2007)

O Aeroporto Pinto Martins registrou, ontem, dois cancelamentos de vôo e atraso de um terceiro

Após quase duas horas de espera, os cerca de 90 passageiros do vôo 3325, acomodados no Airbus 320 da TAM, com saída prevista para às 8h do Aeroporto Internacional Pinto Martins com destino a Guarulhos, em São Paulo, tiveram que deixar a aeronove por apresentar problema na válvula do ar condicionado.

Esta foi a causa oficial do cancelamento do vôo, de acordo com informações da assessoria de Comunicação da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Entretanto, alguns passageiros afirmam que o motivo alegado pelo piloto do avião foi despressurização da cabine.

Os passageiros reclamaram da demora e da falta de informação sobre o que realmente estava ocorrendo. De acordo com informações da Infraero, a empresa não especificou o motivo do cancelamento do vôo até o início da tarde .

A apreensão fez com que alguns passageiros ficassem nervosos e se dirigissem até à cabine. “Eles queriam sair de um lado para outro e ficaram angustiados”, disse o passageiro Kall Vale Barroso, 20 anos, marinheiro. O humorista carioca, Ciro Santos, informou que o motivo alegado foi “despressurização”. Mas tudo ocorreu com tranqüilidade, contou.

Um funcionário da TAM informou que o vôo foi cancelado devido “à problema técnico, mas que não oferecia risco. Era apenas uma questão de conforto”. Ele afirmou que todos os passageiros foram acomodados em outros vôos. A maioria deles foi transferida para o vôo 1773 da Gol, com embarque previsto para às 12h10.

Apesar do atraso, os passageiros estavam conformados, e até elogiavam a decisão do comandante. ´É melhor ter segurança a sair na incerteza´, disse Manoel Cardoso Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE). ´Eles não querem assumir o risco´, disse Manoel Linhares, elogiando o piloto.

O humorista Ciro Santos, um dos passageiros do avião da TAM, perdeu a conexão para Buenos Aires que faria 11 horas, em Guarulhos. “Espero chegar a tempo para o show que tenho amanhã na Argentina”, disse, lembrando que pode pagar multa. “Não dá para marcar mais nada dependendo de avião”, ressaltou, afirmando que na semana passada perdeu um show em Fortaleza.

Ciro Santos conta que às 7h40 todos os passageiros estavam dentro do avião, aguardando apenas o momento da decolagem. “Passamos mais de um hora esperando quando fomos avisados que o avião não sairia”. Os passageiros foram acomodados em vôos ao longo do dia, informou Joice.

A assessoria de Comunicação da Empresa Infraero, Joice Ribeiro, informou que os mecânicos da TAM não conseguiram resolver o problema, justificando a demora. O avião acabou sendo rebocado.
OBS:Ver na foto n°7 os passageiros do voo 3325 que foram retirados da aeronave após 2 horas de espera......[Foto de autoria.Gustavo Pelizzon/Diário do Nordeste].
OBS: A FOTO DE N° 7 NÃO CONTEM O NÚMERO 7 ESCRITO POR ESTA PROTEGIDO POR UM PROGRAMA DE DIREITOS AUTORAIS QUE EMPEDEM O USO DA MESMA EM MONTAGENS COM PROGRAMAS COMO FOTOSHOP.

OBS;Fonte.IRACEMA SALES
Repórter
doDiário do Nordeste.
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Por causa de vento, avião arremete e pousa 17 minutos depois


21/07/07 - 19h33 - Atualizado em 21/07/07 - 20h07

O vôo 3242 da TAM, vindo de Uberlândia, arremeteu em Congonhas.
Segundo Infraero, o piloto, ao perceber que o vento mudou de direção, evitou descida.

O vôo 3242 da companhia aérea TAM, procedente de Uberlândia (MG), arremeteu neste sábado (21) quando se aproximava da cabeceira da pista do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. O incidente ocorreu às 14h20.

Segundo a Infraero, o piloto da aeronave, ao perceber que o vento mudou de direção, evitou a descida, sendo obrigado a aterrissar pela outra cabeceira do aeroporto 17 minutos depois, sem problema algum. A Infraero informou que o procedimento é normal, apesar de não ocorrer com muita freqüência.

Atrasos
A Infraero divulgou boletim às 18h deste sábado (21) onde informa que, dos 169 vôos programados no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, das 6h às 18h, 47 haviam sido cancelados – 27% do total - e 38 estavam com atrasados de mais de uma hora (22%).

Já no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, dos 204 vôos programados da 0h às 18h, três foram cancelados (1%) e 77 estavam atrasados em mais de uma hora (37%).
OBS:Fonte.G1.COM.BR
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Armas da Força Nacional desaparecem em vôo da TAM

06/08/2007 - 12h31

Quatorze pistolas de uso restrito da Polícia Militar foram extraviadas durante um vôo da TAM entre Rio de Janeiro e Manaus. O desaparecimento ocorreu há três dias, mas as armas até agora não foram localizadas.

O armamento pertencia a 14 policiais do Amazonas que foram deslocados para o Rio para atuar como membros da Força Nacional durante os Jogos Pan-Americanos.

Segundo a PM, os policiais entregaram as armas -- pistolas Taurus.40 -- para a TAM ao embarcarem no vôo 3557, entre Rio e São Paulo, às 21h20 de quinta-feira (2). Em São Paulo, o grupo pegou o vôo 3750, com destino ao Amazonas.

Quando desembarcaram em Manaus, às 4h40 de sexta, os policiais descobriram que as armas não haviam seguido com eles. A PM acionou a companhia aérea e ainda registrou um boletim de ocorrência no 8º DP.

"Empresa séria"

"Não acreditamos em roubo. Sabemos que a TAM é uma empresa séria e esperamos que as armas sejam encontradas até o final da tarde de hoje", disse à Folha Online o assessor de imprensa da PM do Manaus, Elcimar Freitas.

Segundo o assessor, outros policiais da Força Nacional, deslocados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, embarcaram no mesmo vôo 3557, entre Rio e São Paulo, usado pelos PMs de Manaus.

"Acreditamos que, por causa dessa situação com outros policiais no mesmo vôo, pode ter acontecido um incidente na conexão em São Paulo", afirmou Freitas.

A PM do Amazonas afirma que os policiais seguiram os procedimentos habituais no embarque, apresentando as armas e os documentos no balcão da Polícia Federal, onde as pistolas foram colocadas em envelopes lacrados e enviadas para o cofre da TAM.

Outro lado

Procurada pela Folha Online, a TAM disse que o caso ainda estava sendo apurado.

OBS:Fonte.

FAUSTO SALVADORI FILHO

da Folha Online

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TAM cancela vôo por falha em aeronave em MS




Um vôo da TAM que decolaria no aeroporto internacional de Campo Grande (MS) às 5h05 desta quarta-feira teve que ser cancelado devido a um defeito na aeronave --um Airbus A320. De acordo com a empresa, antes da decolagem, o comandante percebeu uma falha e decidiu encaminhar o avião para uma "manutenção não-programada".

O avião faria uma escala em Goiânia (GO) e, depois, seguiria para Brasília (DF).

Os 75 passageiros que aguardavam na sala de embarque do terminal tiveram que ser reacomodados em outros vôos --inclusive de outras companhias.

OBS:Fonte.

da Folha Online
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Avião da TAM arremete para evitar choque no RS


Segunda, 20 de agosto de 2007, 15h15

O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.

Já passava da 1h da madrugada desta segunda-feira quando o avião se preparou para pouso no Aeroporto Salgado Filho. Só o que a torre não avisou é que na mesma pista o Boeing 737 da Gol que fazia o vôo G3-1646 ainda manobrava em direção ao terminal.

O A-320, em aproximação final na pista, precisou arremeter para evitar a colisão frontal, percebida visualmente pelo comandante.

OBS:Ver na foto n°8.

OBS:Fonte.

Eduardo Tessler do Terra Magazine
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Airbus da TAM volta a Congonhas depois de 30 minutos de vôo


Avião ia para Brasília e teve que fazer manutenção não programada; passageiros embarcaram em outro avião

07 de setembro de 2007 | 11h 58

OBS:Fonte.Mônica Aquino, do estadao.com.br

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Cachorro na pista obriga avião da TAM a arremeter no Rio

por LUÍS PEREZ, do Rio de Janeiro

No primeiro dia de operação das pistas reduzidas em Congonhas, foi uma chegada do vôo JJ 3914 (ponte aérea), da TAM, ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que causou apreensão aos passageiros. Já bem próximo à pista, o comandante não chegou a completar a frase: "Tripulação, preparar para o pouso". Disse apenas a palavra "tripulação" e ouviu-se uma comunicação por rádio da torre dentro da cabine de comando, interrompendo o "speech". De repente o avião arremeteu, assustando os passageiros. Em seguida fez uma curva.

Foi quando o comandante Piatã voltou a conversar com os passageiros. Disse que estava tudo "perfeito" com a aeronave, um Airbus A319 (da mesma família do A320 que se acidentou há dois meses em Congonhas), mas que foi obrigado a arremeter porque havia um cachorro na pista do Santos Dumont. O avião então sobrevoou a baía de Guanabara, e o pouso que inicialmente aconteceria às 10h35 ocorreu apenas às 10h50 – tempo suficiente para que tirassem o cão da pista.

Publicado em 17/09/2007

OBS:Fonte.UOL.COM.BR
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Helicóptero faz Airbus arremeter em Congonhas

Incidente ocorreu na manhã de segunda-feira (17), em São Paulo.
Controle pediu para que piloto aguardasse avião, mas não foi atendido.


Um Airbus A320 da TAM que se aproximava do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17), teve que arremeter (abortar o pouso) repentinamente por causa da aproximação perigosa de um helicóptero. Segundo o Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV-SP), o sistema anticolisão do avião (TCAS, na sigla em inglês) detectou perigo e sinalizou ao piloto que ele deveria tomar uma atitude imediata para evitar um possível choque. Esse tipo de alerta ocorre, normalmente, quando as aeronaves estão a menos de 300 metros de distância.

O avião da TAM, similar ao que se acidentou em 17 de julho em Congonhas, vinha de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, e se aproximava para pouso às 10h20. Os controladores de helicópteros pediram ao piloto que aguardasse a passagem do avião, mas a ordem teria sido desrespeitada. O SRPV- SP vai investigar hoje o que ocorreu e pode punir o piloto, caso a desobediência fique comprovada.

Esse foi apenas um dos quatro problemas registrados ontem em Congonhas. Apesar de a pista principal não ter mais restrições para operar em dias de chuva, o aeroporto fechou três vezes por causa de interferências de rádios piratas nas comunicações entre pilotos e controladores de vôo.

A primeira ocorreu das 9h29 às 9h36. Entre 13h45 e 13h58, houve interferência nos computadores que controlam vôos da Região Sul. A terceira interferência ocorreu entre 18h30 e 18h45. Com isso, o SRPV-SP teve de aumentar o espaçamento entre vôos, atrasando pousos e decolagens.
OBS:Fonte.G1.COM.BR
E Agencia estado.
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Fokker 100 aborta decolagem duas vezes em SC


Quinta, 20 de setembro de 2007, 14h02

Quarenta e três passageiros de uma aeronave Fokker 100 da TAM passaram por um susto nesta manhã no Aeroporto Diomício Freitas, localizado na cidade de Forquilhinha, no sul de Santa Catarina. Por duas vezes a aeronave tentou decolar, mas precisou abortar a operação por problemas técnicos.


Parte dos 43 passageiros teve de seguir para Florianópolis. O vôo 3072, que seguiria para a capital catarinense e depois para Brasília, foi cancelado pois o painel da aeronave apresentou problemas logo na primeira tentativa. Segundo informações da Infraero, os passageiros esperaram por duas horas no saguão do terminal. Eles embarcaram de novo para decolar, mas a segunda tentativa foi realizada também sem sucesso.

A assessoria de imprensa da TAM informou que o painel apontou a necessidade de uma manutenção preventiva não programada na aeronave. Parte dos passageiros que seguiriam a Brasília percorram os 190 quilômetros até Florianópolis de ônibus e depois seguiriam para o destino final no vôo JJ 3108, também da TAM. Segundo a companhia, o restante dos passageiros remarcou a passagem para amanhã.

OBS:Fonte.

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis
Redação Terra
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SC: aceleração em Fokker 100 destrói vidros de aeroporto


Segunda, 24 de setembro de 2007, 14h20 Atualizada às 15h04


A aceleração das turbinas de um Fokker 100 da TAM estilhaçou os vidros do saguão do Aeroporto Internacional Diomício Freitas, em Forquilhinha, cidade localizada no sul de Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira. O incidente, o segundo registrado em uma semana, causou susto e princípio de pânico no terminal.


Segundo a Infraero, cerca de 70 pessoas estavam no aeroporto no momento do incidente. A aeronave deveria ter pousado na noite de domingo, mas devido ao mau tempo a operação só foi realizada nesta manhã. Segundo informações do balcão da companhia, a aeronave estava no pátio se preparando para a decolagem quando uma aceleração brusca nas turbinas fez com que os vidros da sala de embarque quebrassem.

De acordo com a superintendente do aeroporto, Simone da Silva Marques, ainda não se descartou a possibilidade de os vidros terem sido quebrados por uma corrente de vento. "Isso já aconteceu uma vez no momento de um embarque", completou. "Mas ainda não tivemos como analisar o que houve".

Apesar do susto, ninguém ficou ferido e o vôo seguiu seu destino para Florianópolis, de onde iria para Brasília na tarde desta segunda.

A assessoria de imprensa da TAM informou ter conhecimento do problema em Santa Catarina mas destacou que não haveria nada que a companhia pudesse fazer. De acordo com a empresa, o aeroporto e sua estrutura física são administrados pela Infraero.

Foi o segundo incidente desse tipo no aeroporto. Na semana passada, um Fokker 100 da TAM tentou decolar duas vezes, mas um alerta no painel da aeronave fez com que a operação fosse abortada. O vôo foi cancelado e cerca de 30 dos 43 passageiros precisaram seguir até a capital catarinense de ônibus.

OBS:Fonte.

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis
Redação Terra
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Vidro trinca, faz avião da TAM retornar a aeroporto e atrasa viagem

01/10/2007 - 11h28

Uma trinca no pára-brisa de um avião da TAM que faria o vôo 8084 --que iria de Guarulhos (SP) para Londres-- levou o piloto a retornar para o aeroporto, na madrugada desta segunda-feira. Com isso, o vôo foi cancelado, o que atrasou a viagem dos 135 passageiros.

Segundo a companhia aérea, o problema não representou riscos, uma vez que o vidro é formado por três camadas e a trinca atingiu apenas uma delas.

O piloto, no entanto, retornou ao aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, por medida de segurança. A decolagem ocorreu por volta da 0h50, e o pouso, às 2h16.

Em nota, a TAM informou que o problema ocorreu "na camada interna do pára-brisa esquerdo, sem qualquer comprometimento à segurança do vôo".

A empresa afirma que os passageiros foram encaminhados a hotéis e serão acomodados em outros vôos hoje, com destino a Paris, Milão e Londres. As causas da trinca no vidro não foram confirmadas.

Malha aérea

Esta segunda-feira é o primeiro dia de operação da nova malha aérea nacional que prevê diversas restrições para o aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo).

Entre as medidas estão a que proíbe o terminal ter vôos com raio superior a 1.000 km; a que proíbe conexões ou escalas; e a que reduz para 33 o número de movimentos por hora para a aviação regular --no começo do ano, antes da reforma da pista principal, eram 48.

Outras restrições em vigor nesta segunda são as impostas pelo TRF (Tribunal Regional Federal). Elas proíbem pousos de aviões com mais de 130 passageiros ou com tanque cheio; obrigam aeronaves com 'qualquer defeito mecânico' a desviar para o aeroporto de Guarulhos; e obrigam as companhias aéreas a dar treinamento específico às tripulações que trabalham em Congonhas.

Parte das restrições impostas recentemente a Congonhas são respostas às falhas expostas pelo acidente com o vôo 3054 da TAM que matou 199 pessoas, em julho passado. Outras são tentativas de desafogar o terminal que operava acima de sua capacidade --recebia 18 milhões de passageiros por ano enquanto sua capacidade é para 12 milhões.

OBS:Fonte.

da Folha Online
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Airbus da TAM retorna com problemas técnicos após decolar em Sp

07 JUL - TAM - Airbus A-320-233 - PR*** (sob investigação)

"No dia 07 de julho, cerca de nove dias antes do acidente em São Paulo, no vôo que partiu de Salvador para Porto Alegre, o Airbus que viajávamos mergulhou repentina e assustadoramente no ar, só sendo controlado quando estava à baixa altitude. Convém investigar a ocorrência e, caso os registros tenham sumido, sugiro contatar os passageiros".

OBS:Fonte: passageiros desse vôo que preferem não se identificar.
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Fokker 100 retorna ao Aeroporto em Brasília com vazamento de combustível na asa
14 OUT 2007 - TAM - Fokker 100 - PT-MQF

Vindo de Rio Branco (AC) com destino a Fortaleza (CE), domingo agora (14/Out) pela TAM, fiz conexão em Brasília, para o JJ 3516 que atrasou um bocado e ainda tivemos uma pane no F 100 PT-MQF, que teve de retornar ao aeroporto JK devido vazamento de combustível nas duas asas! Os passageiros com destino a FOR foram transferidos pro JJ 3856 A320, em vôo direto, mas não sei como ficou a situação do pessoal que ia para THE.

Essas fotos do Haroldo retratam o que aconteceu no domingo. Curiosamente, o combustível vazava mais pelo lado direito. No esquerdo, onde eu estava sentado, (18A), vazava menos. Muita gente ficou assustada e depois de estacionado na remota, ainda permanecemos uns 20min a bordo esperando a decisão do comandante.

Pena que passei pouco tempo no F100, ainda mais agora q ele ta indo embora. Alem disso, queria muito ter feito a escala em THE.

OBS:Ver nas fotos n° 9 até11.
Fonte: Fórum Contato Radar
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Pane obriga volta de avião com jogadores a Belém


Quinta, 18 de outubro de 2007, 13h03

Os passageiros do vôo 3449 da TAM, que saiu na manhã de hoje de Belém (PA) com destino Brasília (DF), passaram por um susto. Após 51 minutos de vôo, a aeronave retornou ao Aeroporto Internacional de Belém. Segundo a TAM houve necessidade de manutenção no painel da aeronave, mas não informou que tipo de pane. A delegação do Clube do Remo estava na aeronave.

O vôo, que transportava 174 passageiros, decolou de Belém às 6h09 horário local(7h09 horário de Brasília). Um tempo depois, os passageiros foram informados que a aeronave retornaria à capital paraense. "O comandante disse pelo sistema de som apenas que o avião havia apresentado um problema e que precisava retornar a Belém", disse o passageiro Mário Fernando.

Fernando, que é chefe da delegação do Clube do Remo, viajava com a equipe para uma partida contra a Portuguesa pela Série B do Campeonato Brasileiro, em São Paulo. "Recebemos poucas informações da companhia aérea. Estamos aguardando no aeroporto e talvez só possamos embarcar à tarde", reclamou o passageiro.

Em entrevista à imprensa local, o jogador Darley também reclamou do atraso. "A gente está acordado desde às 5h, o vôo sai atrasado e ainda retorna. E ainda temos um jogo importante pela frente. Ninguém informa nada direito. É um descaso total", disse. A delegação é formada por 26 pessoas entre jogadores e equipe técnica.

Houve boatos de que o uso de celular de passageiros durante o vôo possa ter prejudicado a comunicação com o Cindacta, mas a TAM não confirmou essa informação.

A assessoria de imprensa da TAM em São Paulo informou que o vôo não foi cancelado. A aeronave está passando por manutenção no aeroporto de Belém. Os passageiros devem ser remanejados para outro vôo.

OBS:Fonte.

Lucy Silva
Redação Terra
Direto de Belém
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Aeronave da TAM arremete e assusta familiares de vítimas


Terça, 23 de outubro de 2007, 21h28 Atualizada às 21h34


Uma aeronave da companhia aérea TAM, que fazia o vôo 3498 entre Porto Alegre (RS) e Minas Gerais (MG), arremeteu no domingo ao tentar pousar para uma escala no aeroporto de Campinas (SP). Devido ao mau tempo no Estado de São Paulo, o avião sobrevoou a região por algum tempo até pousar em São José dos Campos (SP). Os passageiros, entre eles familiares das vítimas do acidente ocorrido em Congonhas, disseram que se assustaram com a manobra da aeronave.


Os passageiros disseram ainda que não receberam tratamento adequado quando a aeronave aterrissou no aeroporto paulista. Segundo a assessoria de imprensa da TAM, a companhia aérea não possui linhas regulares para o aeroporto de São José dos Campos e que, por isso, serviços de transporte, hospedagem, e até mesmo uma escada para que os passageiros pudessem deixar a aeronave não foram oferecidos.

De acordo com Mônica Laudares, irmã de Marta Almeida, morta no acidente da TAM ocorrido no dia 17 de julho, o comandante da aeronave teria informado aos passageiros, primeiramente, que o avião desceria no aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina.

Mesmo assim, a aeronave seguiu para Campinas, onde tentou pousar sem sucesso. "Ficamos sobrevoando Campinas por muito tempo. Havia muita chuva e, quando a aeronave tentou aterrissar, não conseguiu e arremeteu. Foi um grande susto", disse.

Segundo ela, o avião ainda sobrevoou por um longo tempo os aeroportos de Campinas e Guarulhos. O comandante teria informado que pousaria em São José do Rio Preto, mas logo depois confirmou que a aterrissagem seria feita em São José dos Campos. "Muitas pessoas passaram mal", contou Mônica.

Segunda, 23 de julho de 2007, 10h39 Atualizada às 11h13

Entenda o que é arremeter

Arremeter é um procedimento em que o piloto de uma aeronave, durante o pouso, decide voltar a subir, como se estivesse decolando novamente. Pode ocorrer por diversos fatores, entre eles, problemas de visibilidade, falhas na aeronave ou obstruções na pista na hora do pouso. É um procedimento normal de vôo e utilizado para garantir a segurança da aeronave. A maioria das aeronaves possui sistemas aptos e preparados para realizar a arremetida. Os pilotos também estão aptos a realizá-la, recebendo treinamento para isso.

O piloto deve decidir arremeter quando

- pousa sem auxílio de equipamentos eletrônicos e há condições meteorológicas que impeçam o piloto de ver os limites da pista (nevoeiro, chuva, etc);

- mesmo com o auxílio de equipamentos eletrônicos, o piloto se aproxima da pista e não consegue visualizá-la;

- por falha do controle de vôo, outro avião esteja fazendo manobra na pista;

- por algum problema externo, existam animais ou algum veículo obstruindo a pista;

- por falha técnica, o trem de pouso da aeronave não descer.

Como ocorre a arremetida?

Durante o procedimento de pouso, caso o piloto perceba algum problema, ele acionará comandos no avião para reverter o pouso e voltar a subir. Como no pouso o avião está com o bico (parte frontal) em um ângulo para baixo, estes comandos acionados farão o bico da aeronave voltar-se para cima. Ao mesmo tempo, o piloto acionará equipamentos que farão o motor aumentar a sua potência (que estava reduzida para o pouso) e, dessa forma, impulsionar o avião para subir novamente.

O que pode ocasionar uma falha na arremetida?

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para que o procedimento de arremeter não ocorra corretamente, entre eles:

- se o piloto perceber, muito perto da pista, que não há condições de pouso;

- se não existir espaço de pista suficiente para que, depois de acionado o procedimento de arremetida, a aeronave consiga subir novamente;

- se houver falha nos equipamentos da aeronave.

* Informações da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS

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Avião da TAM fez manobra brusca para evitar colisão, segundo piloto


05/11/07 - 14h42 - Atualizado em 05/11/07 - 16h59

Vôo 3813 fazia a rota entre Palmas e Brasília na manhã desta segunda-feira.
A Aeronáutica negou risco de colisão.




Os passageiros do vôo 3813 da TAM, que fazia o rota entre Palmas (TO) e Brasília, na manhã desta segunda-feira (5), tomaram um susto quando a aeronave fez uma manobra brusca e, em seguida, foram informados pelo piloto que o motivo seria ter que desviar de uma outra aeronave (não identificada) em rota de colisão. Os passageiros ficaram tensos e alguns se sentiram mal.

O fato aconteceu cerca de 30 minutos depois de ter decolado do Aeroporto de Palmas. A aeronave, um airbus com aproximadamente 100 passageiros, tinha tripulação chefiada pelo comandante Edécio.

Entre os passageiros do avião estavam o prefeito de Porto Nacional (TO), Paulo Mourão (PT), e sua mulher Ana (que teve que tomar calmante depois). "Com mais ou menos uns 30 minutos de vôo houve uma manobra brusca do comandante e isso causou muito desconforto. Alem do temor de muitos passageiros. Em menos de dez segundos nós tivemos uma mudança de altitude de mais de seis mil pés de altura", disse o prefeito, após o desembarque em Brasília.

"Teve um momento de tensão onde o piloto teve que fazer uma manobra muito radical e as pessoas se assustaram, ficou um olhando pro outro e o piloto comunicou pelo sistema de comunicação que teve que fazer uma manobra que ele denominou de manobra evasiva. Deu a entender que ele teve que deslocar daquele trajeto que ele ia pra evitar uma colisão com uma outra aeronave", disse o assessor da Caixa Econômica Federal, Kurmaré Zacarioti, que também estava a bordo.

O Comandante Edécio teria registrado a ocorrência no Cindacta 1, em Brasília, e disse que iria encaminhá-la para o Sindicato dos Pilotos da TAM.

Segundo a assessoria da TAM, o avião arremeteu na primeira tentativa de pouso (sem motivo confirmado). A aeronave pousou normalmente na segunda tentativa, às 7h14 da manhã, no aeroporto de Brasília.

A assessoria da TAM informou também que a manobra feita pelo piloto seguiu estritamente as informações do Traffic Allert and Collision Avoidance System (TCAS), equipamento de segurança do avião. A TAM informou ainda que a manobra não colocou em risco a segurança dos passageiros. A companhia aérea, no entanto, não soube informar o que motivou o alerta do aparelho.

A assessoria de comunicação da Aeronáutica informou que o radar do Centro de Controle de Brasília (Cindacta 1) não detectou nenhuma aeronave se aproximando do avião da TAM. Os dados do equipamento indicaram que o avião mais próximo passou a 20 milhas de distância, o que equivale a mais de 37 Km. Segundo a assessoria, não houve risco para o tráfego aéreo.

OBS:Veja na foto n°12 a reporter que deu a notícia.

OBS:Fonte.G1.COM.BR

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Turbulência faz avião da TAM retornar a Cumbica e deixa passageiro ferido


domingo, 18 de novembro de 2007

Um avião que decolou do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, Grande São Paulo, na manhã deste domingo com destino ao Chile voltou ao aeroporto para ser substituído.

Segundo a TAM, a aeronave passou por turbulência cerca de duas horas depois da decolagem. Um passageiro, que segundo a companhia aérea estava sem cinto, teve ferimentos leves e foi medicado no aeroporto e liberado em seguida.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da TAM, o Airbus A-330 que voava para Santiago pousou normalmente em Guarulhos por volta das 15h. Os 178 passageiros foram transferidos para outra aeronave que já os aguardava no aeroporto. A nova previsão de chegada a Santiago, segundo a empresa, é de 20h30.

Fonte: Folha Online

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Avião da TAM faz pouso de emergência em Guarulhos

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Vôo 3950 saiu de Congonhas com destino ao Aeroporto Santos Dumont.
Infraero não soube informar motivo de pouso de emergência.

Uma aeronave da TAM fez pouso de emergência na noite desta quarta-feira (12) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, segundo a assessoria da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.

A aeronave pousou em Guarulhos às 21h04, após ter decolado do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital, com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A Infraero não soube informar o motivo que levou o piloto do vôo 3950 da TAM a solicitar o pouso de emergência em Guarulhos, mas afirmou que o procedimento ocorreu sem problemas.

reportagem do G1 procurou a assessoria da TAM, mas até a publicação desta reportagem não conseguiu obter contato com os assessores.

Fonte: G1.COM.BR
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Avião da TAM retorna a aeroporto após decolar no RJ


15/12/07 - 07h05 - Atualizado em 15/12/07 - 07h10



Um avião da TAM apresentou um problema num de seus pneus e precisou voltar ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, de onde acabara de decolar. O vôo JJ 3320 retornou ao Rio pouco depois de decolar com destino a Ilhéus (BA). Havia 73 passageiros a bordo.


De acordo com uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da companhia aérea, o comandante da aeronave percebeu a necessidade de substituir um dos pneus e resolveu retornar ao aeroporto. Segundo o texto, os passageiros foram acomodados em outros vôos da companhia. A empresa não informou qual foi o problema do pneu.

OBS:Fonte.G1.COM.BR

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Da Agência Estado

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Avião da TAM com o presidente do Senado sofre pane e volta para Natal
terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Presidente do Senado estava em uma aeronave da TAM retornando a Brasília.

Segundo a empresa, avião sofreu uma pane elétrica e precisou voltar ao aeroporto de Natal.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), não conseguiu chegar ao trabalho nesta segunda-feira (17). O avião em que ele estava voltando para Brasília, vindo de Natal, precisou retornar depois de sofrer uma pane elétrica, segundo a TAM.

Garibaldi Alves disse ter passado por momentos de tensão durante viagem. “Foi um susto terrível. Já estávamos voando por 40 minutos, quando informaram que houve pane nos dois motores. Daí, acionaram um motor reserva com autonomia para 30 minutos de vôo e retornamos para Natal”, disse o presidente do Senado. Ele conta ainda que os passageiros mantiveram a tranqüilidade, apesar da pane. “Os passageiros até se comportaram bem. Tinha algumas pessoas chorando pelo nervosismo. Quando chegamos de volta a Natal, uma senhora desmaiou. Ela estava muito nervosa”, conta o senador potiguar.

Após a paralisação dos motores, o deputado Felipe Maia (DEM-RN), um dos passageiros, relata que ouviu um barulho estranho na aeronave. "Foi como se fosse uma turbulência. Planamos por dois segundos. Haviam pessoas rezando. Mas o pouso foi normal. Se não fosse pelo susto, parecia que não tinha acontecido nada", afirmou.

A TAM divulgou nota sobre o episódio no início da noite, esclarecendo que a aeronave levava 78 passageiros, e pousou no Aeroporto Internacional de Natal sem problemas após a pane. Segundo a empresa, os passageiros serão acomodados em outros vôos.

Leia a nota da TAM

"A aeronave que realizava o vôo JJ 3371 decolou do Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte, às 15h17, com destino a Brasília, e retornou ao aeroporto de origem após a decolagem em virtude de pane elétrica, pousando normalmente às 16h35. Os 78 passageiros desembarcaram, estão sendo atendidos pelas equipes da TAM no aeroporto de Natal e serão acomodados em outros vôos da Companhia."

Fonte: G1.COM.BR

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