domingo, 19 de dezembro de 2010

VOO JJ 3054 TRAGEDIA EM CONGONHAS SEGUNDA PARTE DE UM BALANÇO DAS FALHAS DA TAM NO ANO DE 2007.







VOO 3054 DA TAM

O site DESASTRES AÉREOS manifesta sua solidariedade às famílias das vítimas da tragédia e aos moradores da região

O acidente

O avião

A Caixa-Preta

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A investigação

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Consequências

As vítimas

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O acidente

A aeronave Airbus A320 da TAM, voo 3054, saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre às 17h16 com destino ao Aeroporto Internacional de Congonhas em São Paulo.

Já era noite quando a aeronave pousou na pista 35L, às 18h51. Com dificuldades na frenagem, fez uma curva para esquerda e saiu da pista em seu terço final, percorrendo por sobre parte de um gramado. Após cruzar sobrevoando a avenida Washington Luís, que ladeia o aeroporto, a aeronave atingiu parte da cobertura de um posto de gasolina e em seguida chocou-se contra um prédio da TAM Express (serviço de carga da própria TAM), situados no lado oposto da avenida. Ao cruzar a avenida Washington Luís, o avião atingiu ainda a parte superior de alguns automóveis.


A aeronave possuía "sobra" de combustível no hora do pouso, e o choque do avião com o prédio de quatro andares da TAM Express causou um grande incêndio no local. O incêndio comprometeu a estrutura do prédio, que foi implodido posteriormente. No momento da queda o Airbus da TAM transportava uma quantidade de combustível muito superior ao que seria necessário para ir de Porto Alegre a São Paulo, este fato potencializou as consequências da explosão e do incêndio ocorrido após a colisão com o prédio da TAM em terra.


O excesso de querosene nos tanques da aeronave, mesmo não descumprindo nenhuma norma da aviação, apresenta um risco adicional desnecessário, mesmo representando uma prática relativamente comum dentre as grandes companhias aéreas brasileiras.

Atualmente alguns Estados cobram alíquotas de ICMS do querosene diferentes. No Rio Grande do Sul, é de 17%, enquanto que em São Paulo é de 25%, em Minas 3% e no Rio de Janeiro 4%.

No dia seguinte do acidente, a TAM alterou o número do voo que faz a rota entre Porto Alegre e São Paulo. Deixando de identificar como JJ 3054 e passando a ser identificada pela sigla JJ 3106.


O avião

Histórico da aeronave:



Tipo: Airbus A.320-233

Operador: TAM Linhas Aéreas

Registro/Prefixo: PR-MBK

Número de série: 789

Primeiro voo: 13/03/1998

Horas voo até o acidente: 20.379


Em 25/03/1998 foi adquirido pela TACA (El Salvador). Utilizou o prefixo N454TA.

Em 03/12/2003 foi adquirido pela Pacific Airlines (Vietnã). Utilizou o prefixo VN-A168.

Em 01/01/2007 foi adquirido pela TAM. Utilizou o prefixo PR-MBK.
OBS:Veja nas fotos n° 1 até 10.
ATENÇÃO. AS FOTOS DE N° 1 ATÉ 3 SÃO DO MAPA DO ACIDENTE E A DE N° 10 É DA REFERENCIA AO NÚMERO DO VOO JJ 3054 EM DESTÁQUE NAS PRINCIPAIS PÁGINAS DE JORNAIS QUE REPERCUTIRAM NO BRASIL E EXTERIOR, E NÃO POSSUEM OS NÚMEROS DE SEQUENCIA PORQUE ESTÃO PROTEGIDAS COM PROGRAMAS DE DIREITOS AUTORAIS QUE EMPEDEM A UTILIZAÇÃO PARA PROGRAMAS DE MONTAGEM COMO FOTOSHOP.


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