Avião, vindo de Fortaleza para Teresina, abre porta em pleno vôo
Passageiros vão processar TAM
24/01/2006 - 01:56:31
"Se o avião tivesse caído, aí sim estariam noticiando a morte de centenas de pessoas". A reclamação é do passageiro Antonio Mesquita Neto, que estava no vôo JJ 3517, da TAM, realizado ontem, das 13h25 às 14h25, vindo de Fortaleza (CE) para Teresina.
Ele veio ao 180graus.com para levantar a denúncia e dizer que está entrando na Justiça contra a TAM pelo vôo arriscado que o avião da empresa fez, ameaçando matar centenas de passageiros. Segundo ele, em pleno vôo, a porta do avião abriu e todos entraram em pânico.
Antonio Mesquita Neto é de Teresina e diz que mora em Toronto, no Canadá, com a esposa Neide, onde trabalha como autônomo. O casal vinha passar as férias em Teresina. "Pegamos um avião de São Paulo a Fortaleza e depois um de Fortaleza que iria para Brasília com escala em Teresina. Foi neste vôo onde o pior aconteceu", disse.
O avião teria tido o problema ainda quando saía. Os passageiros ouviram um barulho estranho e se assustaram. Quando deram conta de que era uma porta que estava aberta, alguns gritaram e outros chegaram a entrar em estado de choque.
O pânico no avião foi geral. Uma aeromoça em treinamento se arriscou e tentou fechar a porta com auxílio de mais dois passageiros. Um deles chegou a sentir o braço dolorido. Passado o susto, o piloto do avião alertou para o que tinha ocorrido.
"Pelo sistema de áudio, o piloto falou o seguinte: 'Tivemos problema em uma suíte de acesso do avião. Mas o problema já foi resolvido e asseguramos a todos os passageiros que esta aeronave pode continuar com o vôo tranqüilamente'. O pessoal estava com medo, mas ficou por isso mesmo até chegar em Teresina", frisou Antonio Mesquita Neto.
Ele fez fotos do avião, quando desembarcou em Teresina. "Infelizmente, não pude tirar fotos de dentro do avião para mostrar a porta aberta e o desespero".
Antonio Mesquita Neto disponibilizou o telefone celular de número (86) 8829-2809 para que outros passageiros entrem na Justiça contra a TAM junto com ele.
VERSÃO DA TAM
O 180graus.com procurou ouvir a direção da TAM no Piauí sobre o ocorrido. O gerente da companhia no estado, identificado apenas como Nilo, preferiu não se manifestar sobre o assunto. "Só a nossa assessoria em São Paulo vai falar sobre o problema. Não estou autorizado a falar disso", limitou-se a dizer Nilo. Ele informou o número (11)5582-8405, que seria de um dos gerentes da TAM nacional, de nome Anair, para entrar em contato. O 180graus.com tentou ligar neste número, mas ninguém atendeu.
OBS:Veja na foto n°1
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Chuva de granizo danifica avião da TAM e assusta passageiros em SP
29 de março de 2006
Uma pancada de chuva acompanhada de granizo danificou o pára-brisas e a parte frontal do avião Airbus A320-232, prefixo PT-MZV, da TAM que seguia de Curitiba (PR) com destino a São Paulo por volta das 20h30 de terça-feira (28).
Um passageiro, que pediu para não se identificar alegando restrições de contrato de trabalho, entrou em contato com a Folha Online. Ele disse que, logo após decolar em Curitiba, o avião já começava a chacoalhar bastante. Diz ainda que sentiu um forte mergulho da aeronave minutos após a decolagem. "[Foi] um mergulho infernal, como num filme de catástrofe. Todos gritaram, parei de respirar", disse.
Segundo o passageiro, o avião estava totalmente instável e houve um estrondo quando as rodas pousaram no chão. Ele afirma que, no desembarque, os passageiros viram assustados que o para-brisas do avião estava completamente quebrado e o "nariz", danificado. "[Vimos] O pára-brisa totalmente quebrado, [com] visibilidade zero [da cabine do comandante]. E a maior surpresa nos esperava quando descemos. Faltava o nariz do avião", disse.
O vôo que inicialmente iria para Congonhas (zona sul de São Paulo), acabou pousando às 21h25 no aeroporto internacional de Guarulhos (Grande São Paulo). Ninguém ficou ferido.
OBS: Clique no link abaixo...
OUÇA A GRAVAÇÃO DA CABINE DE COMANDO DURANTE A TEMPESTADE
Outro lado
Em nota à imprensa, a companhia aérea confirmou os danos à fuselagem do avião e informou que a mudança de aeroporto foi feita pois as normas de segurança determinam que, em caso de danos na aeronave, o piloto opte pela pista mais longa que estiver à sua disposição para pousar. TAM negou que tenha havido qualquer problema além dos danos ao pára-brisas e à parte frontal.
Fonte: FOLHA ONLINE
Fotos acima de n°2 até 21: tiradas com aparelho celular por passageiro que prefere não se identificar.......
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Avião da TAM decola com moldura de janela quebrada
10 de abril de 2006
Avião da TAM que decolou de Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira (10), apesar da moldura interna e da cobertura de acrílico da janela da aeronave estarem quebradas.
Foto: CAIO WENDEL/FOTOREPóRTER/AE
OBS:Veja na foto n°22
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Pneus de avião da TAM estouram em aterrissagem no Amapá
02 de junho de 2006
Os Passageiros do Vôo 3448, da TAM, desembarcariam Que nenhuma Aeroporto Internacional de Macapá, Amapá não, hum tomaram grande susto nd Manhã Desta Sexta-Feira. Durante uma aterrissagem, Três pneus estouraram do Avião. Segundo uma Assessoria de Imprensa da TAM, 154 Passageiros estavam uma Embarcação da Bordo ficou ferido e não Ninguém Acidente. O Aeroporto JÁ FOI reaberto parágrafo pousos e decolagens.
O Desembarque Feito FOI NA pista do Aeroporto. O Avião FOI UM Rebocado parágrafo Empresa da hangar e Passará Por UMA perícia do Departamento de Aviação Civil (DAC) Que Motivos investigará OS Acidente fazer.
De um ACORDO com a Infraero, o Piloto precisou acionar OS Freios de Emergência, Mas como as rodas travadas e ficaram OS pneus estouraram com o atrito. A TAM nao se pronunciou Sobre ESSA version e afirmou laudo hum Que fazer departamento Técnico da Companhia DEVE esclarecer o Fato.
Por Meio de nota oficial, a Companhia Aérea informou softwares antigos Que Passageiro se feriu e um Que Apuração do JÁ Caso estabeleci uma carga compétentes das Autoridades. Confira Abaixo um íntegra da nota:
"A Respeito do Vôo JJ 3448, Na Etapa Belém / Macapá, realizada nd madrugada de Hoje, dia 2, a TAM informa Que, corrida da AO final de Pouso, ocorreu o estouro de pneus Três Desembarque. Ó dos Passageiros FOI NA Realizado pista Segurança do Aeroporto in total. Nao houve QUALQUÉR Outro Dano à Embarcação.
O Avião permaneceu nd pista comeu Que OS pneus fossem substituídos Para quê uma Embarcação AO Chegasse "porta"no Aeroporto. Trabalho Esse, Que TeVe de serviços interrompido Durante uma madrugada in FUNÇÃO das Chuvas fortes atingiram Que uma Região, FOI Concluido nenhuma Início da Manhã de Hoje.
De ACORDO COM As melhores Práticas Setor Pelo observadas, uma Apuração do Fato estabeleci uma carga das Autoridades compétentes com um Cooperação da Equipe Técnica da TAM ".
Fonte: Redação Terra...
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Avião da TAM faz pouso de emergência no Paraguai
26/06/2006
Um Avião da TAM Mercosul, subsidiária da UMA Aérea Brasileira, hum fez pouso de emergencia não há Sábado Aeroporto de Assunção, sem Paraguai, devido Turbinas um hum Problema com UMA DAS.
Segundo Informações da Rádio Jovem Pan, o Avião Fokker 100 transportava 51 Pessoas e tinha Destino Como o Aeroporto de Guarulhos, in São Paulo. Nao houve feridos EA Empresa investigando estabeleci como Causas do ocorrido.
Fonte: Site 180graus
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Avião, vindo de Fortaleza para Teresina, abre porta em pleno vôo
Passageiros vão processar TAM
24/01/2006 - 01:56:31
"Se o avião tivesse caído, aí sim estariam noticiando a morte de centenas de pessoas". A reclamação é do passageiro Antonio Mesquita Neto, que estava no vôo JJ 3517, da TAM, realizado ontem, das 13h25 às 14h25, vindo de Fortaleza (CE) para Teresina.
Ele veio ao 180graus.com para levantar a denúncia e dizer que está entrando na Justiça contra a TAM pelo vôo arriscado que o avião da empresa fez, ameaçando matar centenas de passageiros. Segundo ele, em pleno vôo, a porta do avião abriu e todos entraram em pânico.
Antonio Mesquita Neto é de Teresina e diz que mora em Toronto, no Canadá, com a esposa Neide, onde trabalha como autônomo. O casal vinha passar as férias em Teresina. "Pegamos um avião de São Paulo a Fortaleza e depois um de Fortaleza que iria para Brasília com escala em Teresina. Foi neste vôo onde o pior aconteceu", disse.
O avião teria tido o problema ainda quando saía. Os passageiros ouviram um barulho estranho e se assustaram. Quando deram conta de que era uma porta que estava aberta, alguns gritaram e outros chegaram a entrar em estado de choque.
O pânico no avião foi geral. Uma aeromoça em treinamento se arriscou e tentou fechar a porta com auxílio de mais dois passageiros. Um deles chegou a sentir o braço dolorido. Passado o susto, o piloto do avião alertou para o que tinha ocorrido.
"Pelo sistema de áudio, o piloto falou o seguinte: 'Tivemos problema em uma suíte de acesso do avião. Mas o problema já foi resolvido e asseguramos a todos os passageiros que esta aeronave pode continuar com o vôo tranqüilamente'. O pessoal estava com medo, mas ficou por isso mesmo até chegar em Teresina", frisou Antonio Mesquita Neto.
Ele fez fotos do avião, quando desembarcou em Teresina. "Infelizmente, não pude tirar fotos de dentro do avião para mostrar a porta aberta e o desespero".
Antonio Mesquita Neto disponibilizou o telefone celular de número (86) 8829-2809 para que outros passageiros entrem na Justiça contra a TAM junto com ele.
VERSÃO DA TAM
O 180graus.com procurou ouvir a direção da TAM no Piauí sobre o ocorrido. O gerente da companhia no estado, identificado apenas como Nilo, preferiu não se manifestar sobre o assunto. "Só a nossa assessoria em São Paulo vai falar sobre o problema. Não estou autorizado a falar disso", limitou-se a dizer Nilo. Ele informou o número (11)5582-8405, que seria de um dos gerentes da TAM nacional, de nome Anair, para entrar em contato. O 180graus.com tentou ligar neste número, mas ninguém atendeu.
OBS:Veja na foto n°23
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Aeronave faz pouso de emergência no aeroporto de Macapá
01 de agosto de 2006
MACAPÁ - Na tarde de ontem, uma aeronave Airbus 320 da TAM fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Macapá. O vôo 3896, que saiu de Brasília (DF), fez uma escala em Belém (PA) e seguiu para Macapá, onde o restante dos passageiros desembarcou.
Quando se preparava para aterrissar, o piloto detectou que algo estava errado. Com experiência de vôo suficiente, ele percebeu que talvez o trem de pouso não tivesse aberto o que, de fato, aconteceu.
A avaria no sensor do trem de pouso foi provocada por uma ave (urubu), que acabou colidindo com o equipamento no momento da aterrissagem.
Depois de alguns sobrevôos, o avião conseguiu finalmente, tocar o solo. Os passageiros desceram assustados.
Esse é o segundo caso de incidentes com aviões da companhia. Um outro aconteceu há cerca de um mês.
O superintendente da Infraero no Amapá, Júlio Kuenzo, disse que a lixeira pública próxima à cabeceira da pista está causando esses acidentes, pela grande quantidade de urubus que são atraídos. O superintendente disse já ter tomado medidas judiciais para tirar retirar o depósito de dejetos daquele local.
Fonte: Diário do Amapá
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Fokker 100 dá mais um susto
20 de agosto de 2006
Os passageiros do vôo da TAM JJ 3831 que partiriam de Brasília às 16h55 com destino ao Rio de Janeiro viveram um roteiro digno de filme no aeroporto da capital federal. E o protagonista foi, mais uma vez, o avião Fokker 100. Desta vez, um vazamento de combustível, detectado por um passageiro, causou pânico entre os clientes da companhia.
O calvário dos passageiros começou quando foram informados de que o vôo JJ 3831 não decolaria no horário, devido a problemas de manutenção com uma aeronave. Mais de uma hora depois do horário previsto para a decolagem, os 75 passageiros foram acomodados em um Fokker 100.
Quando a aeronave taxiava para decolar, um passageiro percebeu um vazamento de combustível. O piloto decidiu retornar. Os passageiros desembarcaram e, por uma hora, ficaram dentro de um ônibus na pista do aeroporto. Entre os passageiros, uma unanimidade: ninguém queria voltar para o avião.
A estudante Juliana Arlez, que viu a aeromoça comunicar o comandante sobre o vazamento, conta que um passageiro xingou uma das aeromoças e foi retirado do ônibus da empresa pela Polícia Federal.
A TAM confirmou o atraso no vôo JJ 3831, que decolou às 19h45 de Brasília. Cinco passageiros, porém, preferiram não se arriscar em outro Fokker 100 e optaram por embarcar no Airbus que decolou às 20h. A TAM informou ainda que o problema aconteceu devido ao abastecimento excessivo do tanque central da aeronave. Nestes casos, segundo a empresa, acontece a drenagem do combustível excedente para o sistema de over flow, que fica na asa da aeronave. A TAM diz que o projeto do avião prevê este tipo de procedimento, que não oferece risco para os passageiros, mas mesmo assim o comandante optou por retornar com o aparelho.
Fonte: Jornal do Brasil
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Avião da TAM perde porta no vôo e retorna a Congonhas
08 de agosto de 2006
Após a decolagem, a porta de passageiros do Fokker 100, que decolou com destino a Maceió, caiu, sem deixar feridos
OBS:Clique no link abaixo.
Ouça depoimento de uma passageira do vôo
O Fokker 100 da TAM que decolou do aeroporto de Congonhas às 13h47 com destino a Maceió, com escalas no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e em Salvador, retornou à pista logo após a decolagem, após perder a porta de passageiros. O pedaço da aeronave caiu sobre o telhado do supermercado Extra da Avenida Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo.
O avião retornou ao aeroporto de Congonhas às 14h04, após um pouso forçado, mas tranqüilo. Segundo informou a TAM, os 79 passageiros foram retirados do avião sem problemas e transferidos para outra aeronave, seguindo para o Aeroporto Tom Jobim.
Em nota oficial, a TAM esclareceu que a porta dianteira esquerda se desprendeu do avião minutos depois de se abrir, em pleno ar. A empresa informou ainda que as causas do acidente já estão sob investigação das equipes de segurança de vôo das autoridades aeronáuticas e da própria TAM. O avião passou por uma checagem de manutenção em 28 de junho de 2006, não apresentando nenhum problema mecânico, segundo informou a empresa.
Confira a íntegra da nota:
"A aeronave que efetuava o vôo JJ 3040, que decolou hoje (8/8), às 13h47, do aeroporto de Congonhas com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro, com 79 passageiros a bordo, apresentou, no inicio da subida, abertura inadvertida da porta dianteira esquerda, que se desprendeu minutos depois.
O avião retornou imediatamente a Congonhas, pousando às 14h04, sem outros problemas. Não houve feridos e os passageiros foram reembarcados em seguida em outra aeronave da companhia.
As causas do ocorrido já estão sob investigação das equipes de segurança de vôo das autoridades aeronáuticas e da própria empresa.
Não há indícios de qualquer problema mecânico. O avião passou por check regular em 28 de junho de 2006, estando com sua programação de manutenção rigorosamente em dia".
Porta da aeronave, que caiu em um supermercado da zona sul
Fotos: Porta com lona azul (arquivo pessoal) - Porta e os técnicos: Agliberto Lima/AE
Fonte: Agência Estado
OBS:Veja nas fotos n°24 até 26.
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Avião da TAM faz pouso de emergência em São Paulo
6 de outubro de 2006
O avião Airbus A-320 da empresa TAM fez um pouso de emergência no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira. A operação foi realizada com sucesso e não deixou feridos.
A aeronave, com 146 pessoas, pediu prioridade à torre de controle, pois o combustível estava acabando, já que ficou sobrevoando a cidade em virtude do fechamento de Congonhas, depois da derrapagem de um Boeing da Gol na manhã de hoje.
O destino do avião, que fazia o vôo 3719, procedente de Macapá, era São Paulo. Mas, ele faria duas escalas, uma em Belém e a outra em Brasília.
Fonte: Redação Terra
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Avião da TAM faz pouso de emergência
Fokker 100, que partia lotado de Várzea Grande para São Paulo, apresentou defeito no sistema de freios hidráulicos, com o rompimento de uma mangueira
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Da Reportagem
Um Fokker 100 da TAM fez um pouso de emergência na tarde de ontem no aeroporto Marechal Rondon. A aeronave estava lotada e tinha acabado de decolar em direção a São Paulo (SP) - com escala em Campo Grande (MS) - quando apresentou defeito no sistema de freios hidráulicos. Os passageiros viveram momentos de tensão.
“Quando o comandante informou que teríamos de voltar por problemas técnicos, ficamos preocupados. Mas medo mesmo foi quando ele disse que não era uma emergência”, brincou o curitibano Jorge Martins, que seguia para a capital paulista e aguardava em uma longa fila pelo novo embarque. “O comandante foi muito hábil”.
De acordo com informações da Infraero, uma mangueira do sistema de freios hidráulicos da aeronave se rompeu. O pouso foi feito com o auxílio dos freios de apenas uma das rodas e contou basicamente com os freios aerodinâmicos – os chamados reversos.
Após pousar, o avião ficou parado na pista, a espera de um reboque. A retirada da pista desta forma, seguindo padrões internacionais de segurança, levou ao fechamento do aeroporto por cerca de cinco minutos.
Veículos de combate a incêndio foram acionados para acompanhar o procedimento, mas não houve princípio de fogo. O aparato serviu para retirar, com jatos d´água e produtos químicos, uma pequena quantidade de óleo que havia vazado na pista.
Nenhum funcionário da TAM quis comentar o episódio. Uma funcionária chegou a afirmar que o vôo havia sido simplesmente cancelado. Na fila para o reembarque, muitos passageiros temiam ter de seguir no mesmo avião.
O securitário Ari Leal, que seguia para Campo Grande, tinha acabado de telefonar aos parentes para relatar um dos maiores sustos de sua vida. “Senti muito medo. Na hora em que o avião subiu, já dava para perceber que havia algum problema”, relata.
Antes de embarcar no Fokker 100, a paulistana Ruth Santarocha enfrentou oito horas de ônibus desde a região norte do Estado. “Estou desde a manhã de hoje tentando voltar para casa, mas não consigo”, sorriu.
Segundo ela, a sensação vivida dentro da aeronave foi “terrível”. “Quando o piloto diminuiu a velocidade, a impressão que tive era de que o avião iria cair. Além disso, foi um pouso brusco. Deu para perceber que corríamos perigo”, relatou Ruth, que mencionou os últimos acontecimentos envolvendo acidentes e falta de controladores de vôo. “Quando você compra uma passagem, é impossível não lembrar”.
OBS:Veja an foto n°27
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Avião da TAM teria feito pouso de 'barriga' em Salvador
Quarta-feira, 15/11/2006 - 09:53 |
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Citando informações obtidas na Infraero, em Brasília, o telejornal revelou que a aeronave fez "um pouso de barriga", sem auxílio das rodas. Em Salvador, a TAM e a superintendência da Infraero negaram as informações, revelando que não houve o "alerta de emergência" no aeroporto, que seria necessário em caso de um pouso forçado.
A TAM admitiu, no entanto, através de funcionários no aeroporto de Salvador, que, já em terra, o trem de pouso do Airbus-320 parou de funcionar. A aeronave ficou estacionada no pátio para manutenção e o vôo foi cancelado - alguns passageiros foram transferidos para outras companhias ou ficaram hospedados em hotéis de Salvador.
A TAM foi a primeira companhia aéra do Brasil a incorporar o Airbus-320 à frota, a partir de 1998, seguindo um projeto de modernização que estabeleceu a substituição gradual dos seus aviões holandeses Fokker F-100, cujo fabricante já não existe mais. A TAM opera os modelos A-319, A-320 e o bimotor intercontinental A-330, utilizado nos vôos da companhia para Miami e Paris.
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Em pane, avião da TAM teve que ser guiado "às cegas"
20/12/2006 - 09h09LEILA SUWWAN
da Folha de S.Paulo, em Brasília
"Boa noite, bom pouso." Assim terminou o tenso diálogo entre controladores de tráfego aéreo e os pilotos do vôo 3073 da TAM, que perdeu seu sistema de navegação no ar e precisou ser guiado "às cegas" para conseguir pousar no aeroporto mais próximo, em Curitiba, na noite da última sexta-feira.
A 28 mil pés (8.534 metros) de altura e sob turbulência, o Fokker 100 da TAM perdeu seu sistema de navegação quando sobrevoava a região de Bauru, no trajeto Brasília-Florianópolis. Os pilotos pediram então a ajuda do Cindacta-2, às 22h19, para guiar a aeronave até o pouso, às 23h13.
A assessoria de imprensa da TAM confirmou o incidente, mas não informou quais equipamentos falharam ou o motivo da pane. Disse que o Fokker fez um pouso seguro e teve dois componentes eletrônicos trocados em Curitiba antes de ser liberado para vôo.
Apesar de informar que o avião contava com as devidas redundâncias --duplicação de todos os equipamentos--, não houve esclarecimentos, por parte da assessoria, sobre a situação de fato na cabine.
Diálogos
Trechos da conversa entre os pilotos e dois controladores de Curitiba mostram a dificuldade dos pilotos para manter o avião na proa de Curitiba, isto é, alinhar o avião corretamente no rumo desejado.
Os pilotos avisam que o sistema de navegação está "degradado", sem fazer menção ao sistema reserva. São orientados a fazer "vetores sem giro", isto é, virar o avião sem o sistema de giro direcional da aeronave.
Eles recebem instrução de início e fim de curvas meia padrão, um giro padronizado que completa 360º em dois minutos, realizado sem consultar a bússola magnética, apenas guiado pelo horizonte, segundo especialistas.
O incidente é considerado grave na aviação --ficar sem o sistema de navegação implica "dirigir às cegas" porque o piloto não tem mais o senso preciso da rota que segue.
Em seu site, a TAM explica que "o Fokker 100 pode navegar com precisão sem o piloto". "Esse avião possui três sistemas de navegação inercial, a laser, que computam qualquer deslocamento e aceleração em todas as direções, com muita sensibilidade", diz a empresa.
Ou seja, o avião faz sozinho os ajustes necessários, por exemplo, por causa do efeito do vento. Na última sexta-feira, o Fokker 100 precisou de seu piloto e dois controladores para fazer esse trabalho.
Por meio dos dados do radar secundário, o controle aéreo ficou por mais de meia hora orientando os giros à direita e à esquerda dos pilotos, que trabalhavam apenas com rádio, bússola magnética e manche para corrigir a proa. De acordo com informações da TAM, o incidente não representou riscos para os passageiros do vôo.
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