quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PILOTO SABOTA O PRÓPRIO AVIÃO PRÁ FICAR COM SEGURO DE VIDA.



















A fracassada tentativa do golpe do seguro.
















Muito se tem falado ultimamente sobre a segurança da aviação geral.








É verdade que acidentes tem acontecido, muitos eles sem uma explicação razoável e as vezes até com explicações suspeitas, mas aos olhos do público são todos ´´acidentes´´.








Lamentavelmente muito poucas vezes é descoberta uma ação criminosa, mas quando se consegue provar é sempre graças a rápida ação do pessoal de terra altamente treinado, como aconteceu no aeroporto de Porto Segiro-Ba, primeiro aeroporto de administração privada do Brasil, administrado epla Lange INfra-Estrutura Aeroportuária.








Em meádos de 1996, o Navájo 820 de prefíxo-PT-ECG,com plano de voo para Salvador-Ba, reportou á torre de Porto Seguro estar com problemas num dos motores, solicitando um pouso não previsto no plano de voo.








Durante a comunicação com a aeronave, a torre de Porto Seguro questionou a tripulação sobre a necessidade de apoio no solo, que foi rejeitada pelo comandante, que solicitou apenas a presença de um mecânico no pátio.








Mesmo ante a negativa da tripulação do Navajo, que seguramente subestimou a capacidade do aeroporto, a torre, obedecendo a rigoroso treinamento, colocou em alerta a equipe de bombeiros e o pessoal de segurança do aeroporto, que em casos semelhantes devem ficar de prontidão até o pouso da aeronave.








Minutos depois o Navajo pousava nos primeiros 150 metros da pista, saindo imediatamente da mesmae pegando fogo logo a seguir.








Os bombeiros chegaram ao local entre cinco e dez segundoso após o violento fogo ter ´´inexplicavelmente´´ se iniciado no interior da cabine, controlando o incêndio e isolando a área, de acordo com os procedimentos de segurança, e colocando guardas para fiscalizar o acesso de pessoas aos esconbros da aeronave. [FOTO N°1]
















Imediatamente foi acionado o pessoal de investigação do Serac II, que confirmou suspeitas do pessoal do aeroporto de que se tratava de um incêndio proposital, ao encontrar na cabine garrafas de refrigerante contendo ainda restos de combustível [FOTO N°2], e comprovar que a aeronave se encontrava totalmente ´´gateada´´ [retirada de todos os rádios, instrumentos de navegação, poltronas, faróis etc], reforçando as provas de fogo criminoso.








Outros fatos descobertos posteriormente vieram confirmar a tese de que a aeronave tinha sido preparada.








O bloco de um dos motores tinha uma rachadura coberta com Durepoxy, e em poder da tripulação foram encontrados um GPS e um rádio VHF portáteis utilizados para fazer a navegação.








Posteriormente, já na delegacia de Polícia, o co-piloto confirmou que o Cmte. José Pedro Chateaubriand Bandeira de Melo tinha ateado fogo na aeronave, e pelo que as autoridades puderam apurar, a tripulação já teria aplicado o mesmo golpe em São Paulo.








Ao administrador do aeroporto de Porto Seguro, Evan Lange, e a sua equipe, os parabéns por terem preservado os indícios do crime co completo levantamento fotográfico, evitando que esta fraude prejudicasse mais a imagem do sistema de aviação civil.


OBS:FONTE DESTA NOTÍCIA.


REVISTA FLAP INTERNACIONAL: EDIÇÃO DE N° 284 DE ABRIL DE 1996.

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