quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO


Aeródromos não Controlados com Órgão ATS

São aeródromos que não possuem TWR porém, prestam o serviço AFIS. Normalmente o órgão que prestará esse serviço será uma estação de telecomunicações aeronáuticas, também conhecida como " Rádio ".
Se por um acaso um AD não controlado for sede de um APP, então o AFIS será prestado por esse órgão.É vedada a operação de acft sem rádio (VHF) exceto nos casos já estudadosNos AD onde é prestado o AFIS, o circuito de tráfego segue o padrão estabelecido pelas Regras do Ar.

Nesses AD são proibidos:

Pouso direto
Circuito de tráfego pela direita ou curvas a direita após decolagem
(exceto quando houver Carta de Aproximação Visual (VAC) )



Responsabilidade dos Pilotos

Durante as operações, é de responsabilidade do piloto em comando da acft reportar ao órgão ATS que presta o AFIS, as seguintes informações:

O procedimento de chegada ou saída IFR que será utilizado, bem como sua posição durante o mesmo.
As posições críticas no circuito de tráfego e taxi do aeródromo.
As horas de pouso e decolagem.
A situação do trem de pouso (baixado e travado) quando a acft se encontrar na perna base ou na aproximação final de um procedimento.

Aeródromos não Controlados sem Órgão ATS

Nesses AD utiliza-se sinais visuais no solo para fornecer aos pilotos informações úteis para a operação segura.Os sinais visuais no solo são padronizados pela OACI e, poderão também ser usados em AD controlados conforme a necessidade.

Serviço de Controle de Aproximação para Vôo VFR

O serviço prestado ao vôo VFR dentro de uma TMA ou CTR está relacionado com a classe do espaço aéreo a que pertencem.As TMA e CTR brasileiras serão classe A acima do FL 145 e abaixo, normalmente, classe D e E.A separação vertical mínima nesses espaços aéreos será de 1000ft (300m).
Em TMA classes B,C ou D, as acft com FPL VFR NÃO poderão entrar sem autorização do respectivo APP. Nas TMA classe E, as acft deverão informar sua posição sempre que possuirem equipamento VHF.


Mensagem de Posição

O piloto em comando da acft em vôo VFR, nos espaços aéreos classes B,C e D, é o responsável pela confecção e transmissão dessas mensagens ao órgão ATS com jurisdição sobre a área voada.
Elas serão exigidas:

sobre pontos de notificação compulsórios (triangulo em negrito nas ERC e ARC).
Em rotas não definidas por pontos de notificação após 30 minutos de vôo e, depois, a intervalos de uma hora.
Por solicitação do órgão ATS.
No cruzamento de limites laterais de áreas de controle.


Formato da Mensagem de Posição

Identificação da aeronave
Posição
Hora
Nível de vôo ou altitude
Próxima posição e hora de sobrevôo

Procedimento para Falha de Comunicações

O seguinte procedimento será executado pela acft em caso de falha de comunicações:
prosseguir seu vôo mantendo VMC
pousar no AD mais próximo
informar seu pouso ao ACC pelo meio mais rápido possível

Procedimento para Ajuste do Altímetro

O procedimento para o ajuste de altímetro será o seguinte:

As aeronaves decolando deverão alterar o ajuste de QNH para QNE ao cruzar a Altitude de Transição (TA) que consta das cartas IAL e SID de cada aeródromo.

As aeronaves descendo deverão alterar o ajuste QNE para QNH ao cruzar o Nível de Transição, informado pelo APP ou ACC conforme a pressão QNH e a TA do Aeródromo.
Emprego do Radar pelo ACC e APP



Radar Primário

É o sistema radar que consiste no envio de ondas de rádio à atmosfera e encontrando objetos na sua trajetória reflete voltando à antena.Esse retorno é um sinal anônimo chamado "alvo" de radar primário.


Radar Secundário

Seu sistema consiste de duas partes principais.

Interrogador - Instalado no solo, trabalha em conjunto ao radar primário.
Transponder - Instalado a bordo das acft, responde ao sinal do interrogador através de um código específico.
Com isso, o sinal enviado a acft não será mais um sinal anônimo e sim, um alvo de radar secundário num código selecionado, que irá identificar e plotar a acft em tela de radar.


Utilização do Transponder

As acft que dispuserem do equipamento transponder (SSR), quando em vôo deverão mantê-lo acionado, durante todo o tempo de vôo, independente de se encontrarem em espaço aéreo com cobertura radar secundário.O transponder deverá estar na posição "stand-by" até a posição 3, quando então passará a posição "normal".Deverá ser desligado imediatamente após o pouso, na posição 5, independente de autorização.
Alguns códigos devem ser acionados independente de autorização do órgão ATC.
São eles:
2000 – antes de receber instruções do órgão ATC
7500 – sob interferência ilícita
7600 – com falha de comunicações
7700 – em emergência ou interceptação

Procedimento par "CHECK" Transponder
O check somente é feito com expressa autorização do controlador de vôo.
1 – posição "stand-by"
2 – posição "normal"
3 – pressionar "ident"


Serviço RADAR

Vigilância Radar
É o emprego do radar para proporcionar controle de tráfego aéreo mediante contínua observação da acft.A responsabilidade pela navegação é do piloto em comando.
Vetoração Radar
A vetoração radar é o mais completo serviço de radar proporcionado.Uma acft sob esse serviço, receberá o ATC e o controlador será o responsável pela navegação da acft, devendo transmitir à mesma orientação de proas e mudanças de nível.




"O objetivo do serviço de controle de tráfego aéreo, não inclui a prevenção de colisões com o terreno."

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