domingo, 19 de dezembro de 2010

UM BALANÇO DAS FALHAS DA TAM NO ANO DE 2008..














Piloto da TAM arremete pouso três vezes em João Pessoa-Pb


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O vôo da TAM que chegou na madrugada desta quarta-feira, 30, no aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, teve sérios problemas para pousar, segundo depoimentos de duas passageiras que vieram de São Paulo, a trabalho.

As duas passageiras, que preferiram não se identificar, disseram que o piloto teve que arremeter o equipamento por três vezes antes de pousar, na quarta tentativa.

Chovia muito no momento do procedimento do pouso, o que criou alguns riscos aos passageiros e tripulação. Segundo um especialista em aviação ouvido pela reportagem, todos os pilotos são orientados a pousar em condições adversas apenas se tiver 100% de certeza de que não haverá qualquer tipo de incidente. Nas tentativas frustradas de pouso, o piloto teve que retornar ao aeroporto do Recife, numa viagem de aproximadamente 20 minutos.

O aeroporto paraibano não possui equipamentos de comunicação que permite que o piloto seja orientado em casos de pousos por instrumentos.
OBS:Fonte.
Paraíba.com.br
------------------------------------------------------------------------------------------------

Avião se choca com urubus ao pousar em Belém

07/02/2008 - 14h57

Um avião Airbus A320 da TAM, prefixo PT-MZV colidiu com dois urubus na início da tarde de quarta-feira (6), quando pousava no Aeroporto Internacional de Belém. O avião prosseguiria para o Rio de Janeiro (RJ), mas teve o vôo (3421) cancelado e teve de permanecer em solo.

Ninguém ficou ferido. As aves colidiram no bico da aeronave danificando a fuselagem do avião. Os passageiros seguiram viagem em outros vôos. A aeronave permaneceu no aeroporto para manutenção.

Em 2002, episódio semelhante foi relatado com um Fokker 100 no mesmo aeroporto e pela mesma companhia.

Ponto positivo para a agilidade da empresa aérea, a qual soube dar solução imediata ao problema. É preocupante o episódio, já que os aeroportos brasileiros são geograficamente afastados das grandes cidades e muitas delas têm seus aterros sanitários em rotas de pousos e decolagens.


OBS:Ver na foto n°1 de autoria de:(Foto: Alvaro Antonio Cardoso Bastos/VC no G1)

OBS: O choque com os urubus deixou mancha de sangue das aves na fuselagem.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Teto de Airbus da TAM cai durante o pouso em São Paulo

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008


Um procedimento de aterrissagem incorreto pode ter sido a causa da queda de parte do teto de um Airbus da TAM, matrícula PR-MBB, que fazia o vôo 3085, proveniente de Cuiabá com escala em Campo Grande, na noite de quinta-feira (07).

Chovia fraco durante a aproximação da pista do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando a aeronave tocou o solo. Dois segundos após o toque, a aeronave voltou a subir e em seguida tocou a pista novamente freando fortemente. Neste momento, uma das peças de plástico que cobre parte da cabine de passageiros desprendeu-se ferindo levemente uma passageira que ocupava a poltrona 15B.

Comissários de bordo prestaram atendimento ainda durante o taxiamento até o desembarque e sugeriram a mudança de lugar da passageira que já reclamava de dores na cabeça. Os demais à bordo comentavam o incidente ressaltando o que teria acontecido caso o pouso tivesse sido realizado no aeroporto de Congonhas.

OBS:Ver nas fotos n° 2 e 3.

Fontes: Gilberto Jr. (repórter) / Fotos: Eduardo Viné
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Avião da TAM com grupo de Alagoanos faz pouso de emergência em Miami

Um grupo de alagoanos que estava no vôo JJ8091 da TAM que decolou de Miami às 19h20 desta sexta-feira, 8, passou momentos de terror. A aeronave teve problemas na hora da decolagem e teve que voltar para o aeroporto.

A equipe de reportagem do Alagoas24 horas manteve contato por telefone com uma passageira que pediu para não ser identificada. Ela disse que foi uma gritaria geral dentro do avião. "Ninguém sabia o que realmente estava acontecendo, ficamos por alguns instantes sem qualquer informação da tripulação", disse ainda assustada.
O avião é um Airbus A330 e tinha como destino a cidade de São Paulo. No momento da subida uma turbina explodiu e pegou fogo. O piloto com muita habilidade voltou para o aeroporto.

Os passageiros estão desembarcando nesse momento e irão aguardar uma posição da TAM para saber o que realmente aconteceu para que possam definir a nova data de embarque para o Brasil.
OBS:Ver na foto n°4 o Airbus A-330-203, prefixo PT-MVK, tirada no Aeroporto Internacional de Miami em 2003/11/01
Autor desta foto: Brett Arte: Crédito

Fonte: Alagoas 24 horas
----------------------------------------------------------------------------------------------

TAM confirma incidente com aeronave durante vôo

Aparelho do vôo 3453 sofreu queda brusca no trajeto entre Confins (MG) e Viracopos (SP).

“Achamos que o avião estava caindo”, relatou passageiro.



Sexta-feira, 15/02/2008

Um avião da TAM ia de Belo Horizonte a Campinas, quando o piloto foi obrigado a fazer uma manobra brusca. A razão foi o alerta de um equipamento, que indicava que a aeronave estava em rota de colisão.

A TAM confirmou uma ocorrência no vôo 3453, que saiu nesta quinta-feira (14) de Salvador por volta das 15h, fez uma escala em Belo Horizonte e seguiu para Campinas, a 95 km da Capital. Neste último trecho, os passageiros sentiram uma queda brusca da aeronave, um airbus A-320, durante o vôo.

“De repente, achamos que o avião estava caindo. Todo mundo ficou em pânico. Depois que todo mundo se acalmou, o piloto pediu desculpas e disse que fez a manobra porque o avião estava em rota de colisão”, relatou Cássio Omura, um dos 87 passageiros do vôo.

Na nota, a TAM alega que houve uma indicação de tráfego aéreo no percurso Confins-Viracopos e que o comandante realizou a manobra de acordo com as orientações fornecidas pelos instrumentos, dentro dos padrões de segurança.

Já Aeronáutica revisou tudo o que houve naquela uma hora de vôo e não encontrou nada de anormal. Para o especialista em aviação Jorge Barros, é preciso analisar com atenção o motivo do desvio, para detectar se houve pane no equipamento da aeronave ou uma desatenção da tripulação ou se o plano de vôo foi de fato seguido.

OBS:ver a foto n°5.


OBS:Fonte.Jornal Nacional Rede Globo.

------------------------------------------------------------------------------------------------



Problema atrasa vôo da TAM em Brasília

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008


O vôo 8020 da TAM apresentou problemas antes da decolagem no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, na manhã de hoje. A aeronave, que partiria às 10h20, teve de ser trocada. Os 104 passageiros foram deslocados para outro avião.

De acordo com a TAM, o problema foi constatado ainda em solo. A companhia informou que aeronave foi encaminhada para uma manutenção não-programada, mas não divulgou qual o problema ocorrido.

Segundo informações de passageiros, a troca ocorreu devido a um vazamento de combustível.

O novo vôo programado, que tem como destino final Buenos Aires, na Argentina, fazendo escala em Porto Alegre (RS), deve decolar ainda na manhã de hoje, segundo a companhia.





Medo durante voo que trouxe ministro a Campo Grande-Ms.

domingo, 2 de março de 2008


Quando os cerca de 180 passageiros do vôo JJ 3805 da TAM se preparavam para uma escala em Cuiabá (MT), rumo a Campo Grande, uma manobra brusca provocou pânico na sexta-feira (29), conta o jornalista João Pedro Marques. Ele acompanhava a comitiva do ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), para o lançamento em Mato Grosso do Sul do livro “Curso de Direito Constitucional”.

Como conhece bem Cuiabá, o jornalista suspeita que a aeronave teve de arremeter porque estava prestes a pousar na pista errada, destinada apenas à aviação executiva. “Estávamos na pista do distrito industrial, não na do aeroporto Marechal Rondon”, diz João Pedro.

“Houve gritaria, medo, pânico mesmo”, relata o passageiro. Uma cena agravada pelo que o jornalista considera “displicência” da tripulação. “Um daqueles carrinhos de alimentação estava solto e saiu pelo corredor”, relata.

A troca de pista pode parecer inacreditável, mas o jornalista lança uma suspeita sobre o motivo. “Não tem como julgar que foi erro do piloto, tudo é computadorizado, pode ter sido erro no sistema da aeronave.” O fato, segundo ele, é que no momento em que finalmente houve o pouso no local certo, um caminhão do Corpo de Bombeiros esperava o avião na pista do aeroporto de Cuiabá. “Um sinal de que a coisa era feita mesmo”, comenta. Imediatamente o jornalista diz ter procurado respostas do piloto, mas não conseguiu, o que aumentou a indignação. “Ele disse que eu deveria procurar a assessoria de imprensa da TAM. Apenas comentou que o que vale é que estávamos bem e vivos.”

O embarque ocorreu em Brasília ás 16h15, mas só por volta das 16h50 a aeronave levantou vôo. “Disseram que era por excesso de peso”, diz o jornalista, o mesmo motivo que teria sido apontado depois para a manobra brusca em Cuiabá.

A aeronave envolvida é um Airbus A320, o mesmo modelo envolvido no acidente em São Paulo que matou 187 passageiros da Tam em julho do ano passado.

Resposta

A orientação dada via telefone de serviços da TAM (0800) e de que, como a assessoria de comunicação não funciona em plantão aos finais de semana, uma resposta deveria ser cobrada na segunda-feira, dia 3.

OBS:Fonte: Campo Grande News / Só Notícias



------------------------------------------------------------------------------------------------


Avião da TAM tem problema e suspende decolagem em Congonhas


quinta-feira, 6 de março de 2008


Problema ocorreu em aeronave da TAM que partia em direção a Porto Alegre.

Passageiros tiveram que trocar de aeronave para seguir viagem.


Os passageiros de um Airbus A320 da TAM que partia do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, passaram por um susto no final da tarde desta quinta-feira (06).

O vôo JJ 3055 interrompeu o procedimento de decolagem devido a um aviso de alta temperatura no sistema de refrigeração dos computadores de bordo.
De acordo com a assessoria da companhia aérea, o vôo JJ 3055 estava programado para partir de Congonhas às 15h40. Houve atraso e às 16h50, após o procedimento de decolagem ter começado, o piloto recebeu um aviso de alta temperatura no sistema de refrigeração dos computadores de bordo e anunciou a necessidade de manutenção não programada no avião.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), porém, informou que o que houve foi uma trepidação no freio mecânico e por isso o piloto teria abortado a decolagem.

Os passageiros chegaram a ficar mais de meia hora dentro da aeronave enquanto técnicos avaliavam se o problema era simples e a aeronave poderia seguir viagem após ajustes rápidos ou se era mais complexo e seria necessária a troca por outro avião.

De acordo com a companhia, os 87 passageiros foram embarcados em outra aeronave, que decolou às 18h07 para Porto Alegre.

Segundo a Anac, a aeronave vai ser avaliada pela TAM com acompanhamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

OBS:Fontes: UOL / G1.com.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------




Aviões fazem pouso de emergência em Viracopos
sexta-feira, 14 de março de 2008

Quatro aviões da TAM tiveram nesta sexta-feira que transferir seus pousos para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), dois dos quatro vôos teriam solicitado, por precaução, procedimento de emergência por conta de pane seca ou falta de combustível.
A assessoria de imprensa da TAM negou, contudo, problemas nas aeronaves e disse que o mau tempo provocou as alterações de rota. Todos os vôos aterrissaram em segurança.

Segundo a estatal, os vôos que teriam apresentado problema faziam rota de Fortaleza para o Rio de Janeiro e o outro, de Salvador para Belo Horizonte. A TAM negou a falta de combustível e que os pousos tenham sido feitos em emergência.
Segundo a empresa, os pousos foram alternados para Viracopos por causa das más condições meteorológicas dos aeroportos de destino. Segundo a empresa, pela mesma razão foram transferidos para Campinas um vôo de Congonhas a Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e outro de Brasília para Belo Horizonte.

OBS:Fonte: Agência Estado
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pneu de avião da TAM estoura durante pouso

terça-feira, 18 de março de 2008


Um dos pneus de um Airbus da TAM estourou quando a aeronave pousou na pista do aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, às 18h da noite deste domingo (16). O avião vinha de Buenos Aires a Belo Horizonte, com escala no Rio de Janeiro. O incidente não deixou feridos.

O empresário Silvino Lino voltava de Angola, na África, e embarcou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. "Quando a aeronave tocou no solo, houve um grande estouro, um barulho muito forte. Enquanto o avião pousava, o barulho continuou. Fomos informados pelo piloto o que aconteceu e assim que conseguimos descer deu pra ver que estragou totalmente o trem de pouso dianteiro e também uma parte da dianteira do avião", contou.

Ainda segundo Lino, entre o barulho no momento do estouro do pneu e a parada do avião, houve muita gritaria e desespero dos passageiros: "A aeronave estava lotada. E pra piorar, ficamos uma hora e meia dentro do avião porque fomos impedidos pela TAM de desembarcar. Nisso foi aumentando a aflição e o desespero de todo mundo. Primeiro foi o susto, depois a raiva", completou.

No balcão da TAM no Aeroporto de Confins, os funcionários não quiseram comentar o incidente. A reportagem não conseguiu localizar a assessoria de imprensa da companhia aérea para comentar.

O sistema da empresa que administra os aeroportos, a Infraero, indica que 72 vôos previstos para este domingo em Confins, 13 tiveram atraso de mais de uma hora. Entre 20h e 21h, oito estavam atrasados. Outros cinco foram cancelados. Ninguém da Infraero foi localizado para informar se os atrasos e cancelamentos foram devidos ao incidente com o avião da TAM.

OBS:Fonte: Canal 13
-----------------------------------------------------------------------------------------------


Urubu entra em turbina de avião durante decolagem


terça-feira, 18 de março de 2008

O vôo 03183, da TAM, com destino a Brasília, teve que abortar a decolagem, quando um urubu entrou em uma das turbinas ontem (17).

O avião, com capacidade para cerca de 150 passageiros, não estava lotado.

De acordo com o deputado Pedro Fernandes, que estava no vôo, os passageiros tiveram um grande susto quando a aeronave começou a frear bruscamente.

- Nos assustamos quando o piloto freou a aeronave, que estava ganhando velocidade para decolar. Após a frenagem, a tripulação nos informou o que tinha acontecido.

Além do deputado Pedro Fernandes, estavam no vôo os deputados Pinto Itamaraty e Gastão Vieira, o ex-senador João Alberto e o atual secretário de comunicação do Governo do Estado Zeca Pinheiro.

Ninguém saiu ferido do acidente. Os passageiros tiveram que sair do avião. Alguns foram deslocados para outra companhia. Já outros aguardam a chegada de uma nova aeronave da TAM para seguirem viagem.

A TAM ainda não divulgou, oficialmente, nenhum comunicado sobre o incidente. Técnicos da empresa fazem, neste momento, uma avaliação dos danos causados pela ave.

Avião da TAM bate em pássaro em Londrina e faz pouso de emergência


sábado, 22 de março de 2008

Uma aeronave da empresa aérea TAM chocou-se na manhã desta sexta-feira (21) contra um pássaro durante pouso no Aeroporto de Londrina (norte do Paraná).

O incidente apenas causou susto aos passageiros e provocou atraso no vôo 3330 em sua decolagem para Curitiba, após escala em Londrina. Segundo a Infraero, o avião decolou às 13h16, sendo que o horário previsto era às 11h40.

Durante mais de 40 minutos os passageiros ficaram aguardando no saguão sem ter idéia do que acontecia. ''Disseram que o avião estava com um problema, mas não disseram qual. Também não deram previsão de quando é que vamos sair. Tomara que não cancelem o vôo'', comentou uma passageira, complementando que ouviu comentários de que uma pomba teria entrado numa turbina do avião.

Em virtude da colisão, a aeronave teve que passar por uma ''manutenção não programada'' na turbina em que foi atingida pelo pássaro. Conforme a Assessoria de Imprensa da TAM, em nenhum momento houve risco à tripulação ou aos passageiros.

Funcionários da TAM chegaram a abrir a turbina direita da aeronave.

O vôo fazia a linha Guarulhos-Curitiba-Londrina e retornaria a Guarulhos, com passagem também por Curitiba.

Manutenção

No segundo semestre do ano passado foram registradas pelo menos três ocorrências envolvendo a TAM.

Em julho, uma aeronave que faria a rota Guarulhos-Curitiba teve que descer em Londrina por causa do fechamento do aeroporto da Capital. Na ocasião, a aeronave passou por uma manutenção não programada.

Em agosto, um Airbus também passou por uma ''manutenção não programada''. E no mês seguinte, passageiros de um tiveram que descer do airbus depois de aguardarem a decolagem por cerca de 30 minutos. A justificativa dada aos passageiros por funcionários foi de que o avião passaria por uma manutenção.

OBS:Veja nas foto n° 6 E7.

OBS:Fontes: Bonde News (PR) / Folha de Londrina - Fotos: Evandro Monteiro
------------------------------------------------------------------------------------------------


Avião da TAM que levava Zeca Pagodinho arremete em SC

segunda-feira, 24 de março de 2008



O cantor Zeca Pagodinho passou um grande susto ao chegar a Florianópolis na tarde deste domingo (23), num vôo da TAM. O mau tempo fez com que a aeronave arremetesse por volta das 14h ao tentar aterrissar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

O artista realizou um show gratuito à beira-mar em comemoração ao aniversário da capital catarinense na noite deste domingo. Ao ser recebido por autoridades locais e fãs que pediam autógrafo, o músico disse estar aliviado por "finalmente estar com os pés no chão". "Foi um susto imenso e sobrevoamos a cidade por algum tempo", comentou.

Segundo o relato de fãs que estavam no aeroporto à espera de Zeca Pagodinho, a aeronave chegou quase a tocar o solo antes de arremeter e só teria retornado dez minutos depois. Outros passageiros confirmaram que o piloto teria abortado a aterrissagem pouco antes de tocar a pista.

"Estava esperando a minha filha e vi que a aeronave precisou arremeter", disse o corretor de imóveis Marcos Tadeu de Castro. "Fiquei com mendo pois chovia muito na cidade".

Tanto a Infraero, quanto os funcionários da companhia aérea não quiseram comentar o fato. Zeca Pagodinho e sua equipe ainda foram recepcionados por uma banda de músicos locais na porta da área de desembarque do terminal.

OBS:Fonte: Terra

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avião da TAM sofre pane em Teresina e só decola após 15h

quarta-feira, 26 de março de 2008



Aeronave apresentou pane no radar.

Passageiros pernoitaram na capital.

Um avião da empresa aérea TAM, que fazia o vôo 3841, vindo da cidade de Brasília, apresentou pane na tarde de segunda-feira (24), às 16h50min, ao chegar em Teresina no Aeroporto Petrônio Portela.

Cerca de 155 passageiros tiveram que pernoitar na capital piauiense devido à impossibilidade de decolagem.

A jornalista Melina Seixas, de Manaus (AM), disse que o avião saiu de Fortaleza, às 15h50 de hoje, com problemas e pousou às 18h50, em Teresina, quando a TAM informou aos passageiros que o avião não poderia continuar com o vôo para Brasília por causa de um problema com peça da aeronave.

“Nós temos uma fila de passageiros que dura mais de duas horas”, afirmou Melina Seixas. Ela falou que deveria estar amanhã em Goiânia (GO) para acompanhar a cirurgia de seu pai.

A passageira Mariana de Deus informou que o vôo foi cancelado depois que a TAM divulgou a necessidade da vinda de uma peça para o conserto de equipamento do avião.

“Eu tenho que embarcar para Brasília, para continuar viagem para São Paulo”, declarou Mariana de Deus.

De acordo com informações do superintendente da Infraero, Antônio Nogueira, a aeronave apresentou uma falha no radar e só pôde partir às 7h55min de hoje.

“Os passageiros receberam assistência da empresa aérea e foram encaminhados a um hotel da capital”, disse Nogueira ao participar da solenidade de assinatura da ordem de serviço do projeto Lagoas do Norte.
OBS:Veja na foto n°8.
OBS:Fontes: Cidade Verde (PI) / MeioNorte / O Estado do Maranhão

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Problema técnico faz avião da TAM pousar em Guarulhos

quarta-feira, 26 de março de 2008

Vôo decolou por volta da meia noite do aeroporto do Rio de Janeiro com destino a Paris

O vôo 8054 da TAM apresentou problemas técnicos ontem (25) e precisou retornar para o Brasil e pousar no Aeroporto de Guarulhos. O avião decolou do aeroporto internacional do Rio de Janeiro por volta da meia noite desta terça-feira com destino a Paris.

O avião já estava sobre o Oceano Atlântico quando os passageiros foram informados que o vôo retornaria por problemas técnicos. Segundo o comandante avisou, o problema impedia que o avião atravessasse o Atlântico.

O vôo foi cancelado e os passageiros encaminhados para hotéis. Até o fim da madrugada desta terça-feira, não havia informações sobre remarcação.

OBS:Fonte: Estadão.com
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Avião da TAM tem pane elétrica e aborata decolagem em MG


26 MAR 2008 - TAM - Airbus A320

Vôo da TAM é abortado em Minas Gerais

O vôo da TAM 3844, Belo Horizonte/Brasília/Teresina, no destino Belo Horizonte/Brasília acaba de ser abortado. Uma pane elétrica no avião no momento do início do vôo (ainda em terra) no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, provocou pânico geral. Os passageiros já estão fora do avião.

OBS:Fonte: 180graus.com


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Problema no avião do Botafogo em Fortaleza assusta os jogadores

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A delegação do Botafogo levou um grande susto na tarde desta quinta-feira (03). O avião da TAM (vôo 3537) que trazia a delegação do Maranhão para o Rio de Janeiro teve um problema técnico na escala em Fortaleza e os jogadores foram obrigados a desembarcar. Segundo o piloto, houve "um problema no acionamento manual do motor em solo".

Os jogadores ficaram sem entender o ocorrido e se mostraram assustados, como o goleiro Roger.

- Esse imprevisto deixou todos ressabiados. Pelos últimos acontecimentos todos nós ficamos assustados. Por mais que tentem iludir o povo, a gente sabe o que acontece. Não sabemos o que fazer agora - disse Roger em entrevista à 'Rádio Tupi' criticando ainda o governo brasileiro pela crise aérea.

- Daqui a pouco vem o ministro dizer que não há problemas em aeroportos. Eles precisam voar mais pelo Brasil para saber o que acontece. Não podem nos deixar tão apreensivos como aconteceu - emendou Roger.

Ainda não há previsão de embarque da delegação do Botafogo. A viagem de Fortaleza ao Rio de Janeiro dura aproximadamente três horas.

OBS:Fonte: O Globo Online
------------------------------------------------------------------------------------------------




Passageiros passam por situação de pânico durante vôo da TAM Galeão-Vitória

sábado, 5 de abril de 2008

Uma consultora de vendas passou por momentos de pânico durante o vôo JJ 3092 da TAM, que deixou o Rio de Janeiro com destino a Vitória. Micheli Campagnaro embarcou na aeronave às 20h40 desta quinta-feira (03), quando o tempo estava chuvoso na capital carioca. Ela relatou que a aeronave passou por forte turbulência logo após a decolagem.

Mas, o pior ainda estava por vir, segundo a consultora. “O avião ficou aproximadamente 20 minutos em forte turbulência. Quando começou a estabilizar a aeronave simplesmente despencou, nos dando a sensação de queda de aproximadamente 5 segundos. Todos entraram em pânico”.

O susto foi tamanho, segundo a consultora, que vários passageiros chegaram a pensar que a aeronave de fato iria cair. “Após essa queda, a aeronave estabilizou e segundos depois foi autorizado o inicio do serviço de bordo. O barulho da aeronave estava muito estranho e depois a turbulência parou. O avião chegou a despencar, de bico mesmo, bem inclinado. As pessoas começaram a rezar dentro do avião, foi horrível”.

A passageira contou ainda que logo depois da situação relatada, o comandante da aeronave disse que o procedimento estava dentro da normalidade e autorizou o serviço de bordo. “Durante o vôo ele pediu desculpas pelo ‘mal-estar’, causado e ao final da viagem, quando chegamos a Vitória, as aeromoças pediram desculpas novamente pelo vôo não ter sido do jeito ‘TAM de voar’”.

Micheli Campagnaro chegou a ouvir de uma das comissárias de bordo que haveria despressurização na aeronave. “As comissárias comentaram que chegaram a pensar que a cabine fosse ser despressurizada".

Alguns passageiros tiraram fotos do avião assim que desembarcaram em Vitória. A indignação maior foi pela ausência de explicações sobre o que teria ocorrido durante o vôo e causado a sensação de queda da aeronave.

O outro lado

A assessoria de imprensa da TAM informou que quando procedimentos fora da normalidade acontecem, a assessoria é comunicada e registra o ocorrido. No caso relatado pela consultora de vendas não houve registro porque o procedimento realizado foi normal. A assessoria disse ainda que não costuma explicar com detalhes técnicos problemas que acontecem durante o vôo.

OBS:Fonte: Gazeta On Line
------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma estranha manutenção...

sexta-feira, 11 de abril de 2008


Não dá para negar que é uma cena estranha.

No dia 29 de março passado, no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Recife, um Técnico em Manutenção verifica o leme do Airbus A320-232, prefixo PT-MZW, da TAM não utilizando nenhum equipamento de segurança, sendo seguro pela calça e observado por dois tripulantes e vários operadores da escada.

Fica patente a displicência com relação às normas de segurança no trabalho.

OBS: Veja na foto n°9
Fonte desta foto.Foto: Airliners

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Funcionário da TAM é atropelado por avião em São Luís


O avião da TAM ficou retido para inspeção

Por volta das 22h de ontem, um avião da TAM, que se preparava para decolar, acabou passando sobre a perna direita de um funcionário da empresa.

O acidente aconteceu quando o mecânico, conhecido apenas como Irineu, rebocava a aeronave com um trator da rampa de embarque de passageiros para a pista de decolagem.

O funcionário teve a perna direita esmagada e foi levado para o hospital São Domigos.

Na manhã de hoje Irineu passou por uma cirurgia onde os médicos reconstituíram a perna atingida. O funcionário se recupera bem e não corre risco de morte.

O vôo 3892 fazia a rota São Luís – Belém – Manaus. Com o acidente, os passageiros foram deslocados para uma outra aeronave.

Em nota, a assessoria de comunicação da TAM confirmou o acidente, mas não divulgou informações de como aconteceu.

Obs: É considerado acidente aeronáutico. Houve vítima e o avião já estava se movimentando por meios próprios ou não.

OBS:Veja na foto n°10.


OBS:Fonte.Fonte: O Estado do Maranhão
------------------------------------------------------------------------------------------------
Deputada denuncia falta de segurança em vôo da TAM


terça-feira, 6 de maio de 2008

A deputada federal Marina Maggessi compareceu ao Juizado Especial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Ela deu início a uma ação cívil contra a empresa aérea TAM, questionando a segurança de vôo da companhia.

Marina contou que embarcou no vôo 3822, com saída prevista para 11h50m de hoje. A aeronave taxiava na pista quando o piloto informou que havia uma pane no computador e retornou para a manutenção. Segundo ela, após uma hora e trinta minutos foi anunciada uma nova tentativa de embarque, que também foi interrompida:

"Ficamos aguardando mais uma hora e meia. Na terceira tentativa de embarque, o piloto, visivelmente nervoso e constrangido informou que não tinha condições de continuar. Quero saber sobre as condições de segurança dos vôos desta companhia e sobre as condições de trabalho dos pilotos. Não podemos esquecer que no acidente da TAM em São Paulo já havia reclamações anteriores dos pilotos. Isto é muito sério" - afirmou a parlamentar, que não aceitou acordo na audiência de conciliação.

Além do susto, a parlamentar perdeu todos os compromissos de hoje em Brasília, entre eles, uma audiência da CPI do apito.

OBS:Fonte: O Globo
------------------------------------------------------------------------------------------------

Avião da TAM atinge ave e retorna a aeroporto de Brasília

sábado, 10 de maio de 2008


Um avião da companhia aérea TAM que realizava o vôo JJ 3566 (Brasília-Salvador), na manhã de quinta-feira (08), atingiu uma ave após a decolagem e retornou ao aeroporto de Brasília para a realização de limpeza e inspeção.

De acordo com a assessoria da empresa, não houve dano às turbinas da aeronave.

A companhia informou que os passageiros receberam assistência e seguiram viagem em outros vôos da companhia.

OBS:Fonte: Terra
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Pássaros entram em turbina de avião da TAM no aeroporto Tom Jobim, e decolagem é cancelada

quarta-feira, 14 de maio de 2008


A operação de decolagem de um avião da empresa aérea TAM teve que ser abortada na manhã desta quarta-feira no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por conta de dois pássaros, que entraram nas turbinas da aeronave enquanto o avião manobrava na pista. Ninguém ficou ferido.

O vôo JJ 8082, com conexão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, partiria às 6h15 para Nova York, nos Estados Unidos. O avião retornou para a área de embarque para revisão e manutenção, afirmou a companhia em nota.

Segundo o balcão de embarque da empresa, os passageiros foram encaminhados para outra aeronave. O novo vôo partiu às 8h15, de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

Alguns passageiros, que fariam a conexão em São Paulo, foram acomodados em hotéis e seguirão viagem à noite em outro vôo da TAM.

Apesar do incidente, o aeroporto Tom Jobim opera normalmente para pousos e decolagens nesta manhã.
OBS:Veja nas fotos n°11 até 13.
OBS:Fontes: Folha Online / Agência JB - Fotos: BobNews
------------------------------------------------------------------------------------------------

Avião da TAM arremete em Ilhéus

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Um Airbus A319 da TAM, que fazia o vôo 3661, com 110 passageiros a bordo, arremeteu por volta das 14h30 desta quinta-feira, 22, na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Os passageiros foram informados que a aeronave apresentou problemas técnicos. Um deles ouviu do rádio-escuta de um funcionário da companhia que a falha mecânica teria ocorrido em um dos reversos das turbinas. A pane é a mesma que provocou o grave acidente ocorrido em Congonhas, em julho do ano passado.

A aeronave, prefixo PR-MAM, saiu de Salvador às 14h10 rumo a São Paulo, com escala em Ilhéus. Devido ao problema técnico, o piloto foi obrigado a abortar o pouso e voltar para o aeroporto internacional de Salvador. Segundo os passageiros, o piloto não tentou um pouso de emergência em Ilhéus porque a pista do aeroporto da cidade é curta. "Poderíamos ter caído no mar", afirmou o engenheiro Valter Cajazeiras. O avião retornou a Salvador por volta das 15h30 e parou no meio da pista. Unidades de emergências e corpo de bombeiros já haviam sido acionados e estavam a postos na pista no momento do pouso.

De acordo relato de alguns passageiros, durante a viagem de volta à capital baiana, que durou 30 minutos, o avião permaneceu em vôo baixo por algum tempo, o que deixou algumas pessoas assustadas. "A diferença de Congonhas é que agora estou concedendo entrevista", disse a psicanalista Mônica Veras, dimensionando o susto que o incidente causou.

Despressurização

Na quarta-feira, 21, outra aernovave da TAM, vôo 3511, sofreu uma despressurização e solicitou autorização para realizar algumas órbitas no Aeroporto de Confins (MG) para avaliar a situação.

Outro

Há uma semana outro avião da TAM também teria apresentado problemas no reverso obrigando o piloto a arremeter. A reportagem não conseguiu entrar em contato com TAM. Os funcionários da companhia no aeroporto internacional de Salvador disseram que não poderiam conceder informações sobre o incidente e a assessoria de comunicação não funcionou no feriado.

OBS:Fontes: A Tarde (Nota: editado o modelo da aeronave) / Site Desastres Aéreos

Nenhum comentário: