terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SISTEMA DE POUSO POR INSTRUMENTOS



ILS: Instrument Landing System, é um completo e preciso sistema de instrumentos para pouso. É composto de equipamento rádio transmissores em terra, com antenas com propriedades direcionais e de receptores próprios para o sistema a bordo das aeronaves.
Equipamentos de Terra:
Transmissor Localizer: este transmissor é provido de antena direcional com o objetivo de dar a indicação lateral ou de direção da pista (rumo da pista). Opera na faixa VHF (108.1 a 111.95 Mhz) e fica localizado no lado oposto à pista de pouso e no seu alinhamento.

Transmissor de Glide Slope: Também provido de antena direcional, emite seu sinal dando a direção da faixa de planeio (trajetória de planeio). Opera em UHF (329.1 à 334.8 Mhz) e fica localizado aproximadamente entre 750 e 1250 pés da cabeceira da pista e entre 400 e 600 pés da linha central da pista. A linha central entre as duas faixas tem a largura de 1º, com oscilação de 0.5º para ambas as partes da indicação vertical. Sua inclinação é de aproximadamente 3º, sendo variável de 2º a 4º.

Transmissor do OM (Outer Maker): Este transmissor é um balizador ao longo da faixa do Localizer (na direção da pista), com a finalidade de dar ao piloto duas informações importantes:

- A distância da cabeceira da pista
– Aproximadamente 5Nm
- Quando no seu bloqueio a aeronave deve estar a 1400 pés acima da elevação da pista, aproximadamente.

Transmissor do MM (Middle Marker): Este transmissor é o segundo balizador do sistema ILS. Fica localizado a 3500 pés da cabeceira da pista. Ao bloqueá-lo o piloto está aproximadamente a 200 pés do nível da pista.

Transmissor do IM (Inner Marker): Nem todos os sistemas ILS possuem o IM. Quando instalado num sistema ILS, o IM fica localizado bem junto a cabeceira da pista.No indicador de navegação temos dois ponteiros cruzados:
- O vertical, CDI, é o indicador do Localizer
- O horizontal é o indicador do Glide SlopeA operação ILS consiste em interceptar faixas do Localizer e Glide Slope, e manter cruzados e centrados esse ponteiros. Se o ponteiro ou a agulha vertical afastar-se para a esquerda ou para a direita, voe em sua direção. Se o ponteiro ou a agulha horizontal estiver acima ou abaixo do ponto central, voe em sua direção. O Bloqueio dos Markers (balizadores) do ILS é identificado no painel do piloto, através de sinais sonoros e luminosos do painel.

Nenhum comentário: