quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

QUAL O SIGNIFICADO DOS VENTOS?


Ventos

Vento é o movimento do ar na horizontal que se estabelece entre pontos da superfície terrestre sempre que houver uma diferença de pressão entre eles. Os ventos sempre sopram da alta pressão para a baixa. E em termos de temperatura sopram da baixa para a alta temperatura.
-> Podemos descobrir o valor da força que impulsiona o vento do ponto A para o ponto B aplicando uma simples fórmula que se consiste em :
FG = Diferença de pressão entre A e B / Distância de A até B

Influência dos Ventos em uma aeronave
A.Pouso e decolagem:
Define a pista a ser utilizada , dificulta as operações .

B.Nos vôos em rota: Podem retardar ou acelerar os vôos aumentando e diminuindo o consumo de combustível, assim como tirar uma aeronave do seu rumo.
Características dos Ventos
A. Direção: É dada em graus apartir de onde ele sopra.
B. Velocidade: A unidade é o Nó (Knots) ou KT , ou unidade de intensidade.
C. Caráter: É a maneira como o vento sopra , constante ou de rajada

As Forças e os centros de pressão“Força de Coriolis”:
A Força de Coriolis é uma força aparente que surge devido ao movimento de rotação da terra que faz com que o vento seja desviado para a esquerda da sua trajetória no hemisfério sul , e para a direita no hemisfério norte. É sempre perpendicular ao deslocamento.


No Hemisfério sul, num centro de alta pressão os ventos são divergentes no sentido anti-horário.

No Hemisfério sul, num centro de baixa pressão os ventos são convergentes no sentido horário. Estabilidade
Centro de Alta Pressão: Ventos Fracos

Instabilidade
Centro de Baixa Pressão: Ventos Fortes




No hemisfério norte, num centro de alta pressão os ventos são divergentes no sentido horário.


No hemisfério norte, num centro de baixa pressão os ventos são convergentes no sentido anti-horário.
Estabilidade
Centro de Alta Pressão:Ventos Fracos

Instabilidade

Centro de Baixa Pressão :Ventos Fortes

“O Equilíbrio Geostrófico"É um gradiente de equilíbrio entre a força do gradiente de pressão e a força de Coriolis , só existe em atmosfera livre. Em determinado ponto as 2 forças se tornam opostas.

A. Vento Geostrófico: É o vento que fluí na atmosfera livre sob o efeito do equilíbrio Geostrófico, percorrendo os contornos das linhas isóbaras , fisicamente explicando é quando as partículas entram em MRU.
B. Vento Gradiente: É o vento que sopra na atmosfera livre , percorrendo os contornos curvos das isóbaras sob o efeito do equilíbrio de algumas forças.
C. Vento Ciclostrófico: Sopra na região equatoria , onde Coriolis é nula sobre o efeito do equilíbrio entre o Gradiente de Pressão e a Força Centrífuga da Terra
D. Vento Barostrófico : Sopra dentro da camada de fricção sob o efeito quase que exclusivo da força do gradiente de pressão.
Camada de Fricção: É a camada em que os ventos sofrem um efeito direto de fricção, ou seja, com as irregularidades da superfície ela pode se estender até 2.000FT de altura.

Circulação Geral dos Ventos

Circulação Inferior:

É caracterizada pelos deslocamentos de grandes massas de ar em direção as regiões mais quentes . Se estende da superfície até 20.000 FT

Circulação Superior:

Predomina de West para East devido ao aumento da força de Coriolis.
Considerações sobre a Circulação

Ventos Alíseos: São os ventos finais da circulação inferior que chegam na região equatorial , fluindo de Sudeste no hem. Sul e de Nordeste no hem Norte ( East to Weast)
Confluência Intertropical ou CIT ou ITCZ ou Equador Metereológico ou Cavado Térmico: A Confluência Intertropical é uma região muito próxima ao equador , onde existe o encontro dos ventos alíseos provenientes do Norte e Sul. Sua Largura média se estende entre 500 KM , e é uma região de Baixa Pressão , porém existem alguns pontos chamados Doldrums que se formam dentro dela que são pontos de calmaria extrema. Devemos saber que a CIT oscila latitudinalmente em direção ao hemisfério que está no verçao , desde 15º N até 5º S.

Corrente de Jato ou Jetstream ou JTST:

É um fluxo de vento intenso pertencente a circulação superior , com velocidade mínima de 50 KT , porém já foram detectadas velocidades acima de 400KT em seu eixo. Ela se forma na ruptura da Tropopausa e possuí uma largura aproximada de 100 a 300 KM e tem uma espessura que varia de 5 a 7 KM , geralmente ela ocorre entre o FL 200 e o FL 400. Pode ser detectada pela presença do Cirrus Uncinus ou Rabo de Galo.

Circulação Secundária ou LocalSão Irregularidades dentro da Circulação Geral dos Ventos , podem ser locais dependendo da diferença de temperatura entre seus pontos.

A. Brisa Marítima: Do oceano para o continente, é mais intensa no período da tarde e no verão.

B. Brisa Terrestre: Do continente para o oceano, é mais intensa no período da noite e no inverno.

C. Ventos de Vale: É mais intenso a tarde e no verão . Pode gerar Turbulência.

D. Ventos de Montanha: É mais intenso a noite (de madrugada) e no inverno.

E. Vento FOHEN: É o vento quante e seco que desce a encosta de uma montanha.

F. Ventos de Monsões: (Monsão de Verão – Massas de ar Provenientes do oceano) (Monsão de Inverno – Massas provenientes do continente seguindo para o oceano).

G. Vento Catabático: Todo vento que desce a Montanha (SOTAVENTO) H. Vento Anabático: Todo vento que sobe a encosta de uma montanha. (BARLAVENTO)

Nenhum comentário: