domingo, 19 de dezembro de 2010

UM BALANÇO DAS FALHAS DA TAM NO ANO DE 2007 PARTE3..


AVIÃO DA TAM ATOLA NO AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO


09/01/2007 - 21h04m

Aeronave com 114 passageiros afundou 60 cm na terra.
Acidente ocorreu enquanto piloto taxiava na pista para decolar.


Um avião da TAM que deveria fazer o vôo JJ 3275, entre Ribeirão Preto, localizado a 314 km de São Paulo, e Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, marcado para as 18h43 desta terça-feira (9), ficou atolado. O Air Bus A319 estava taxiando na pista do Aeroporto de Ribeirão Preto quando a roda dianteira se apoiou em um trecho de terra e afundou aproximadamente 60 centímetros.

A assessoria de imprensa da empresa não soube informar por que o piloto deixou o asfalto da pista e tocou a "roda de nariz" na parte de terra ao lado da pista.
Segundo a empresa, o avião estava em baixa velocidade e os 114 passageiros nada sofreram.

A TAM chegou a colocar os passageitos em ônibus para levá-los para o Aeroporto de São Carlos, de onde seguiriam ainda na noite de terça-feira para São Paulo. A empresa decidiu acomodar os passageiros em hotéis de Ribeirão Preto. Um novo vôo foi marcado para as 7h10 desta quarta-feira (10) com destino a Congonhas. Uma equipe técnica da TAM foi enviada para fazer a retirada do avião. Ainda não há previsão de quando o avião será retirado do local para liberar a pista.



OBS:Fonte.G1.COM.BR

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pára-brisa quebra e obriga avião da TAM a voltar


11/01/2007 | 13:46

Os passegeiros de um vôo da TAM, que iam de Foz do Iguaçu para São Paulo, levaram um susto na tarde desta quarta-feira. Minutos após decolar, o avião teve que retornar ao Aeroporto Internacional da cidade.

Segundo a Infraero, a aeronave teve problemas hidráulicos no trem de pouso, o que acionou o alerta de pane. Equipes do Corpo de Bombeiros e de socorro do aeroporto foram mobilizadas. Ninguém ficou ferido.

Os passageiros foram acomodados em outro vôo. Segundo reportagem do Paraná TV, o avião permanecerá em Foz até que os técnicos da companhia façam uma inspeção na aeronave para descobrir as causas que forçaram o pouso de emergência.


VÍDEO: Veja imagens da aeronave na reportagem do ParanáTV

Pára-brisa quebra e obriga avião da TAM a voltar

OBS:Fonte.Gazeta do Povo Online
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Após colisão com pássaros, vôos da TAM fazem pouso forçado


28/01/2007 - 18h59

A colisão com pássaros atrapalhou dois vôos da TAM neste domingo. Nas duas situações --em Porto Alegre e Londrina (PR)-- as aeronaves foram obrigadas a realizar pousos de emergência, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

De acordo com o boletim da Anac, por volta das 13h54 a aeronave A320 da TAM colidiu com uma ave no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O vôo partiu de Brasília com destino à Argentina.

O avião foi substituído e decolou às 15h25 com 141 passageiros --90 embarcaram em Porto Alegre. Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção da Aeronáutica) investigarão o incidente.

Em Londrina, outra aeronave A320 colidiu com vários pássaros logo após a decolagem, às 11h57 de hoje. O vôo tinha como destino Campo Grande (MS).

Após a colisão, o avião retornou ao aeroporto e pousou às 12h05 com segurança, segundo a Anac.

Os 56 passageiros foram transferidos para o vôo 3762, que decolou às 14h20. O incidente também será investigado pelo Cenipa.

A assessoria de imprensa da TAM confirmou os pousos.
OBS:Fonte.da Folha Online
------------------------------------------------------------------------------------------------

Falha em avião da TAM interdita pista em Curitiba

06/02/2007 - 23h19
Uma falha em um avião da TAM interditou por mais de uma hora a pista principal do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), na manhã desta terça-feira.

Um Fokker 100 que ia de Congonhas (SP) para Maringá (PR) teve problemas no trem de pouso logo após aterrissar. A aeronave ficou parada na área de pouso e decolagem por cerca de meia hora e precisou de reparos para ser rebocada.

Os 61 passageiros desembarcaram na pista e foram levados de ônibus até o terminal. Ao todo, 25 deles iam para o interior do Estado e foram reacomodados em outro vôo da companhia. Durante a interdição, pousos e decolagens continuaram sendo feitos pela pista secundária do aeroporto.

Segundo a assessoria da TAM, o avião permanece "em manutenção" em um pátio do aeroporto. A causa da falha não foi divulgada.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Infraero (estatal que administra os aeroportos) não informaram quantos atrasos no aeroporto foram causados pelo incidente.

OBS:Fonte.
da Agência Folha
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pane impede decolagem de avião de MS para SP


14/02/2007 - 09:40


Cerca de 100 passageiros de um vôo da TAM que decolaria às 5h15 para o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, precisaram refazer o check-in no Aeroporto Internacional de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Eles embarcaram na aeronave por volta de 4h30 e permaneceram uma hora e meia aguardando a decolagem.

Depois da longa espera, os passageiros foram informados de que o vôo não seria realizado em função de uma pane nos computadores da aeronave. Houve revolta dos passageiros, que ainda não sabem a que horas poderão finalmente embarcar para São Paulo. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) negou que houvesse atraso de partidas no Aeroporto de Campo Grande. As informações são da TV Morena.

OBS:Fonte.

Agência Estado
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Passageiro do Airbus A-320, vôo JJ3562, Brasília-João Pessoa, registra queda do revestimento interno do avião que, mesmo na escala, não é reparado

20/02/2007

"Voei pela TAM de Brasília a João Pessoa, num A320 e fotografei a aeronave na escala de Recife.

Pedi permissão e fotografei a cabine com o co-piloto, mas o que chamava atenção era uma parte de cima do acabamento que caiu durante o vôo. A parte que se desprendeu fica abaixo do compartimento da bagagem de mão, onde ficam os botões pra chamar a aeromoça, ligar as lâmpadas, etc.

Mesmo na escala, ninguém apareceu para consertar, tendo o vôo prosseguido com o acabamento pendurado."
OBS:Veja na foto n°1.
OBS:Fonte: André Luiz (informação e fotos arquivo pessoal)
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Queda de máscaras assusta passageiros de vôo da TAM

26/02/2007 - 09h05

Uma possível falha no sistema de pressurização de um Fokker-100 da TAM que fazia o vôo JJ-3445 assustou os passageiros, no domingo (25). Durante a viagem, as máscaras caíram.

A empresa aérea afirma que não houve despressurização da cabine e que o avião foi encaminhado para vistoria, para detectar a causa do defeito.

Apesar do susto, a aeronave, que saiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km de São Paulo), pousou normalmente em Porto Alegre (RS) na noite de domingo.
OBS:Fonte.da Folha Online
-------------------------------------------------------------------------------------------------

FOKKER 100 DA TAM FAZ POUSO FORÇADO EM MS

22/03/2007 - 08h51m - Atualizado em 22/03/2007 - 08h55m

Um Fokker 100 da TAM, com 80 passageiros, fez um pouso forçado ontem no Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS). A aeronave ia para Guarulhos (SP) e decolou às 18h30. Chegou a voar 12 minutos, mas sofreu pane hidráulica. Ao tocar na pista, os pneus estouraram e a fumaça invadiu o avião. Os passageiros ficaram assustados, mas ninguém se feriu.

.
Cronologia de problemas com Fokker-100
...Fokker-100 sofre pane no...pouco depois da decolagem. Piloto faz pouso de emergência...2002 – Dois Fokker-100 da TAM fazem, em um mesmo dia...160;pousos forçados em São Paulo...Guarulhos e Campo Grande, sofre pane...
G1 | Última atualização: 27/03/2007 14h06
OBS:Fontes. Agenciaestado E g1.com.br
------------------------------------------------------------------------------------------------
Vôo da TAM procedente de Milão com problemas
May 28 2007, 01:01 PM
Já chega a quase 24 horas a demora na chegada de um vôo da TAM que deveria ter partido de Milão às 13 horas (Brasília) do último domingo, 27. O vôo JJ 8061 tinha como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos.

Um segundo vôo da companhia, que faria o trajeto contrário, Guarulhos/Milão, tinha horário programado de partida do Brasil às 19h10. A decolagem não foi realizada também devido a um problema mecânico na aeronave.

A TAM esclarece que ambos aviões tiveram que ficar em terra devido a manutenções preventivas. A companhia relata que a aeronave que opera a rota Milão/Guarulhos encontra-se em manutenção após ter sofrido impacto externo na região do flap da asa esquerda durante o pouso no Aeroporto de Malpensa no último sábado, dia 26. Não houve qualquer risco à segurança do vôo e o dano foi detectado durante inspeção de rotina na aeronave feita pela equipe de manutenção de Milão.

Dos 250 passageiros, 34 foram acomodados em hotéis de Milão e estão recebendo total assistência da companhia, incluindo refeições, traslados e telefonemas.

Os demais 216 passageiros foram acomodados nos vôos TAM JJ 8085 Londres/Guarulhos, JJ 8097 Paris/Guarulhos e JJ 8055 Paris/Galeão, que decolaram no domingo com destino a São Paulo e Rio de Janeiro. Os passageiros seguiram de Milão para os aeroportos de Londres e de Paris em vôos de companhias congêneres com as quais a TAM mantém acordos.

Já o vôo JJ 8061 desta segunda, 28, com 260 passageiros, está com decolagem prevista para 13h00, pelo horário de Brasília.

A companhia promoveu um remanejamento da sua malha em função da manutenção dessas duas aeronaves, uma em Milão e outra em São Paulo. Foram cancelados os vôos de hoje, JJ 8098 (Guarulhos/Paris) e JJ 8099 (Paris/Guarulhos). Os passageiros estão sendo reacomodados nos vôos da companhia imediatamente seguintes via Paris ou via Londres. Além disso, foi criado um vôo extra com o número JJ 9937 que fará a rota Milão/Guarulhos com decolagem programada para 18h50 da próxima terça-feira.

AE

Seria MD11?
OBS:Fonte.Contatoradar.com.br
------------------------------------------------------------------------------------------------
Aviões da Gol e da TAM se chocam momentos antes da decolagem
25/06/2007 - 9:14

Um acidente entre dois aviões, um da TAM e outro da Gol, causou um grande susto nos passageiros na pista do Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul da capital paulista no final da noite de ontem. Os dois vôos foram cancelados. As asas das duas aeronaves se chocaram no momento em que os pilotos taxiavam na pista e se preparavam para decolar. Com o choque, ocorreram algumas avarias nos dois aviões. A causa do acidente não foi esclarecida.

Após a colisão todos os passageiros tiveram de descer. Entre os 140 do vôo da TAM, que seguia para Ribeirão Preto, interior de São Paulo, estavam o repórter Carlos Delanoy e um cinegrafista, ambos da TV Globo. O vôo foi cancelado e remarcado para as 8h30 desta manhã. Os passageiros foram levados para o Hotel Quality, na região de Congonhas.

Já as pessoas que estavam no vôo 1364 da Gol, com destino a Campo Grande (MS), foram transferidos para o Aeroporto Internacional de São Paulo Governador André Franco Montoro, em Cumbica, Guarulhos. O novo vôo estava previsto para partir à 1h30 desta madrugada, mas decolou às 3h30. Nenhum funcionário da Infraero ou representante das companhias aéreas quiseram falar sobre o ocorrido. Ninguém ficou ferido.
OBS:Fonte.Diárionews
------------------------------------------------------------------------------------------------
Airbus da TAM mergulha rapidamente e assusta passageiros
07 JUL - TAM - Airbus A-320-233 - PR*** (sob investigação)
"No dia 07 de julho, cerca de nove dias antes do acidente em São Paulo, no vôo que partiu de Salvador para Porto Alegre, o Airbus que viajávamos mergulhou repentina e assustadoramente no ar, só sendo controlado quando estava à baixa altitude. Convém investigar a ocorrência e, caso os registros tenham sumido, sugiro contatar os passageiros".
Fonte: passageiros desse vôo que preferem não se identificar.






Nenhum comentário: