sábado, 18 de dezembro de 2010

UM BALANÇO DAS FALHAS DA TAM NO ANO DE 2001..





Fokker 100 da TAM pega fogo quando taxiava no Aeroporto do Rio de Janeiro

16 de fevereiro de 2001

Um superaquecimento nenhum Sistema de Freios de hum Avião Fokker 100 da TAM hum Incêndio causou nenhum Momento taxiava Que não in Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Os 108 Passageiros Pânico in Momento ficaram sem fazer ninguem, Incêndio Mas se feriu.

A Embarcação era procedente de Recife e Escala Fazia no Rio de Janeiro com um Destino em São Paulo.

OBS:Veja na foto n°1
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Fokker da TAM erra e pousa em Aeroporto de outro estado

Fokker da TAM pousa Por engano in pista particular no Maranhão



26 de junho de 2001



A Embarcação Fokker 100 - prefixo PT-MQI - realizava o trecho Brasília / Teresina / Fortaleza, Transportando 06 e 44 Tripulantes Passageiros. O Pouso um in Realizado serviços

Teresina tinha Sido planejado par ocorrer nd pista 19, porém uma tripulação FOI informada Pelo Controle Para quê Fosse utilizada uma pista 01. Uma Aproximação FOI in realizada condições Visuais, MAS ASSIM Ainda errou o Destino e Realizou o pouso não Aeródromo de Domingos Rego, FICA Que nenhum Estado do Maranhão, do Outro Lado do Rio Que o separa do Piauí. ESSA pista (20) posiciona-se Quase PARALELAMENTE pista de 19 do Aeroporto Senador Petrônio Portela, in Teresina. A Embarcação e como PESSOAS uma permaneceram intactas Bordo. Epidêmico perceber uma Confusão, o Piloto voltou um Decolar e SEM aterrissou sem Problemas Aeroporto. A TAM informou investigando como estabele Que Causas do Erro.



Fonte: DAC (Departamento de Aviação Civil), a ANAC Atual.



Veja o histórico da Embarcação:

PT-MQI - FOKKER F-28-0100 (11517)

Prefixo Operador DD
-------------- ------------------------------ ------ ----
PH-ONS FOKKER
PK-MJF Merpati AIRLINES NUSANTARA 12,1994
WQGX F-04.1998
TAM PT-MQI 08,1998
F-OLLI
B-12293 Mandarin Airlines 2004
-------------- ------------------------------ ------ ----

OBS:Veja an foto n°2
-----------------------------------------------------------------------------------------------


Fokker da TAM derrapa no aeroporto internacional do Paraná


16/05/2001 - 19h44

free-lance para a Agência Folha, em Curitiba

Um avião Fokker 100 da TAM pousou fora da pista, no aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), ontem à noite. O avião parou na grama, a 70 metros da pista, e provocou a suspensão de vôos por uma hora e 50 minutos. Não houve necessidade de atendimento médico aos passageiros.

Chovia moderadamente na hora do pouso, às 22h32. Quando o trem de aterrissagem tocou a pista, deu-se o fenômeno de hidroplanagem (deslocamento dos pneus no contato com poças de água na pista), conforme informação da assessoria de imprensa da TAM, em São Paulo.

O avião derrapou por cerca de 300 metros, até parar no canteiro lateral direito da pista, a 20 metros do ponto de taxiamento das aeronaves.

O Fokker 100 fazia o vôo 3003, que partiu do aeroporto de Guarulhos, às 21h34, levando 18 passageiros e sete tripulantes a bordo. A aterrissagem irregular não causou ferimentos.

Conforme o gerente de segurança da Infraero, em São José dos Pinhais, Luiz Alberto Bittencourt, os passageiros estavam tranquilos ao desembarcar.

Passageiros e tripulantes saíram pela escada do próprio avião e foram levados até a sala de desembarque num ônibus do aeroporto.

A permanência do avião numa das pistas provocou o cancelamento de quatro vôos, mas o aeroporto não ficou totalmente fechado. A segunda pista funcionou normalmente.

Uma equipe de manutenção da própria TAM se deslocou de São Paulo para Curitiba, para uma avaliação na aeronave, e descartou estragos mecânicos. O avião voltou para São Paulo, onde foi liberado para cumprir novos vôos no final da tarde. O Fokker 100 tem capacidade para 108 passageiros.

O incidente está sendo investigado pela TAM e pelo Centro Integrado do Comando da Aeronáutica.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Avião da TAM faz pouso de emergência em Viracopos

15 de Setembro de 2001

A assessoria da TAM desmentiu nd Tarde deste Sábado Que hum de Aviões do SEUS, com 54 Passageiros, Que Vinha de Goiânia com Destino AO Aeroporto de Cumbica (Guarulhos) tenha pousado emergencialmente in Campinas, Por Falta de Combustível. "Guarulhos estava fechado devido mau tempo AO", informou um TAM.

"Havia 1,500 litros de Combustível nd Embarcação Pará, Suficiente Mais 30 Minutos de Vôo", informou, a assessoria da TAM.

Segundo um TAM FOI UM "Pouso acompanhado", Mas nao emergencial.

O Avião pousou in e Viracopos FORAM OS Passageiros trazidos para São Paulo in da Empresa vans.

Segundo uma assessoria, o pouso ocorreu in Campinas PORQUE Guarulhos estava fechado ha e restrições pousos e decolagens um in Congonhas nsa FINAIS de semana.

Fonte: Folha Online
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Mulher morre após pane em avião da TAM

17 de Setembro de 2001

epidêmico Morreu UMa passageira hum Problema Ainda nao objetivo de identificar in dos Motores de hum hum Fokker 100 da TAM ter provocado o rompimento da fuselagem eA despressurização do avião. A hum Embarcação fez Pouso Forcado anteontem à Noite, em Belo Horizonte (MG). OUTRAS PESSOAS ficaram feridas Três Levemente, Segundo uma Assessoria de Imprensa da Empresa Aérea. O Vôo 9755, fretado Pela Agência turística CVC, havia decolado Às 18h27 de Recife (PE) com Destino AO AEROPORTO DE CONGONHAS, in São Paulo, e Escala in Campinas (SP), 82 Levando Passageiros.

Quando sobrevoava Minas Gerais, Uma Peça se desprendeu Direita da Turbina, a Cerca de 30 Pés mil (9,144 m) de Altura, atingindo uma poltrona 19E da Janela, O Que causou uma despressurização ea Morte da passageira Que ocupava o assento, Marlene Aparecida Sebastião dos Santos, 48 anos, de Jacareí (75 km de São Paulo).

Pouso de Emergencia

De um ACORDO com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), uma torre de comando do Aeroporto de Confins recebeu hum Pedido de Pouso de Emergencia Às 20h30. Às 20h41 uma Embarcação pilotada Pelo comandante Marcelo pousou Seda. A Equipe de bombeiros e socorristas do Aeroporto de LDI acionada parágrafo Dar Assistência EAo Que Passageiros, um Segundo a Infraero, desembarcaram in da Embarcação Pânico.

Havia Muito Sangue e Objetos espalhados nd Cabine de Passageiros, Segundo testemunhas. Comeu um Along Noite de um sabiá TAM nao precisar se atingiu o Objeto uma passageira OU SE ELA Morreu exclusivamente in CONSEQÜÊNCIA da Mudança de pressao.

Segundo o IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte, Marlene FOI vitima de traumatismo craniano.

«Além dos Segundo uma Companhia, 82 Passageiros havia Quatro comissárias de Dois e Bordo Pilotos não Vôo 9755. O Aeroporto de Confins ficou pousos e decolagens parágrafo fechado Por Quase Duas Horas epidêmico o pouso de emergencia. Todas As Que estavam PESSOAS NA Embarcação, Segundo uma TAM, passaram uma madrugada de domingo de hotels in Belo Horizonte Médicos e Psicólogos e tiveram à disposição.

Along, conforme 8h44, o Vôo 3201 da TAM pousou in de Congonhas, in São Paulo, com 54 Passageiros estavam Que nd Embarcação Problemas com. OUTRAS 15 PESSOAS não chegaram Vôo 3205, Que Às 10h50 decolou de Belo Horizonte, uma Chegando São Paulo, 11h55. Os Demais Passageiros nao quiseram retornar uma São Paulo de Avião. A TAM providenciou Transporte Terrestre enguias Que chegassem um par de Congonhas.

O Corpo de Marlene dos Santos Saiu de Belo Horizonte com como Destino AO 16h40 Aeroporto de São José dos Campos. O Avião Chegou Por Volta de 18h. O Corpo de Liberdade de Informação n. o velório do Campo Santo, Jacareí eles. O Enterro Hoje Será, será, sem Avareí CEMITÉRIO Municipal.

Embarcação

A nota in da TAM, oficial, informou Que o Fokker acidentado FOI in fabricado 1994, tinha apenas Sete Anos de OSU e LDI comprado diretamente do Fabricante. Ainda segundo uma nota, o motor Rolls Royce FOI revisado Pelo Fabricante recentemente EA ÚLTIMA REVISÃO do avião FOI Feita Em Agosto último, o Que Deixa um "em dia com Seu Plano de Manutenção". A Assessoria de Imprensa da TAM informou Que nao vai se pronunciar Detalhes Sobre fazer Acidente comeu uma CONCLUSÃO De Um laudo Pela Aeronáutica. A Empresa vai acionar um Rolls-Royce NAS parágrafo Investigações ajudar.

Fonte: Folha de S. Paulo

OBS:Veja na foto n°3.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Pane hidráulica em Fokker 100 pouco antes da decolagem
19 de Setembro de 2001

Along Noite a, os 86 Passageiros do Vôo 3159, Que sairia do Galeão, sem Destino com Rio, Congonhas, in São Paulo, tiveram o deixar Que Fokker-100 e parágrafo Passar Outro Avião DO MODELO MESMO.
Segundo uma Assessoria de Imprensa da TAM, Durante uma checagem Segunda, de Rotina, realizada Pelo Piloto quando OS Passageiros embarcam, FOI UM Problema detectado nd Parte Hidráulica.

Fonte: Site Aeronáutica Qualidade
------------------------------------------------------------------------------------------------

Trinca em vidro interrompe vôo da TAM

11 de Outubro de 2001

Chuva de granizo térios provocado o Problema in Avião Que Seguia de São Paulo, um em Belo Horizonte. Nao houve feridos.

Um Avião da TAM, modelo Airbus A320, Parte TeVe do Vidro da cabine trincado Tarde Along, hum Durante Vôo de São Paulo, um em Belo Horizonte. Segundo uma Companhia, uma Embarcação FOI UMA atingida Por forte chuva de granizo e interromper Que TeVe A Viagem, retornando AO AEROPORTO DE CONGONHAS, capital paulista na.

A in Aconteceu Fissura UMA das Três formam camadas Que uma Estrutura do Vidro frontal. A TAM Diz Que ELA FOI provocada Pelo granizo, quando um estava uma Embarcação 3,000 metros de Altura e Ainda permanecia in Procedimento de subida. Nao houve feridos.

O Vôo 3210 havia saído de São Paulo EM como 15h15 Direção AO Aeroporto da Pampulha, in Minas Gerais, 54 Levando Passageiros. O Piloto do avião pousou Novamente in de Congonhas Mais Meia Hora DEPOIS, como 15h48.

A Empresa Afirma Que uma Embarcação Ainda nao estava nd Metade do Caminho e Que ESSE Intervalo ritmo de uma decolagem da Partir SE DEU principalmente Por Causa do Tráfego Aéreo parágrafo pousos nenhum paulista Aeroporto. Incidente não atuarem, ESSE Procedimento Chegou nao um ser NEM Forcado considerado de emergencia.

Como tão in Fissura houve UMA das Três camadas de Vidro, um also cabine nao TeVe despressurização (Falta de pressao adequada Para quê normalmente respirem 'todos'). Os 54 Passageiros Que não estavam Avião FORAM in acomodados Outros vôos Durante uma Tarde de Along, Segundo TAM.

Histórico

O Avião Airbus A320 da UM e Novo Modelo da TAM vôos domésticos para. Passou uma marca Ele Integrar uma Frota da Companhia Aérea não somente Ano Passado. A Empresa Diz Que Nunca havia Registrado incidentes envolvendo Fissuras sem cabine da Vidro.

A TAM TeVe Vários Acidentes Aéreos nsa Ultimos Anos Seu Modelo com Fokker-100. O Último Aconteceu DELES sem Último dia 15, em Belo Horizonte, quando UMA hélice da Turbina se desprendeu, atingiu uma fuselagem, quebrou e provocou UMA Janela A morte da passageira Marlene Aparecida Sebastião dos Santos, 48.

O Vôo era fretado Pela Agência turística CVC e havia decolado de Recife com Destino AO AEROPORTO DE CONGONHAS, Levando 82 Passageiros. O DAC (Departamento de Aviação Civil) Ainda estabele investigando OS Motivos Que levaram AO desprendimento da hélice.

O Mais grave Acidente Aéreo com Aviões da TAM in Aconteceu 31 de Outubro de 1996, quando hum Fokker-100 Que Iria de São Paulo ao Rio de Janeiro Perto Caiu epidêmico logotipo do Aeroporto de Congonhas, uma decolagem. O Acidente deixou 99 Mortas Pessoas e atingiu dez Carros, Dois prédios e Sete Casas da Região.

Fonte: Folha de S. Paulo
------------------------------------------------------------------------------------------------



Pane elétrica atrasa vôo Rio - Teresina 25 de novembro de 2001

N º 3516 Vôo (Rio - Teresina), quando o comandante tentou ligar o ar Embarcação da Condicionado, ESTA SE completo Por desligou.

Painel UMa Elétrica desligou o Avião todo. Como Luzes acesas de Emergencia e mecanicos consertando o Avião nd Frente dos Passageiros. Vôo Nesse also nao havia Água nsa Banheiros.

Fonte: Flávio Passageiro C.F. (prefiro nao Revelar o sobrenome)

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Pane elétrica atrasa vôo Rio - Teresina

25 de novembro de 2001

N º 3516 Vôo (Rio - Teresina), quando o comandante tentou ligar o ar Embarcação da Condicionado, ESTA SE completo Por desligou.

Painel UMa Elétrica desligou o Avião todo. Como Luzes acesas de Emergencia e mecanicos consertando o Avião nd Frente dos Passageiros. Vôo Nesse also nao havia Água nsa Banheiros.

Fonte: Flávio Passageiro C.F. (prefiro nao Revelar o sobrenome)
-------------------------------------------------------------------------------------------------


Pane na turbina assusta passageiros
27 de novembro de 2001

O Avião da TAM Que faria o Vôo 2517 (Teresina - Rio) Atraso de 40 aterrissou com nenhuma Aeroporto de Teresina.

O Embarque dos Passageiros epidêmico, iniciado o taxiamento, um Parou Embarcação rebocada e LDI De Volta Ao Ponto de Embarque.

Houve UMA NA Turbina painel de Esquerda. O Conserto do avião FOI NA providenciado pista Propriá.

Na Escala em Brasília, uma Turbina MESMA tornou um Defeito apresentar.

Fonte: Flávio Passageiro C.F. (prefiro nao Revelar o sobrenome)
------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: