terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Passageiro nota asa descolada em voo da TAM e é expulso da aeronave

Um aeronave da companhia aérea TAM foi flagrada nesta terça-feira (23) com um "armengue" prestes a decolar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O passageiro Amir Kaliq, do voo Navegantes JJ3043, encontrou a asa do avião descolada da fuselagem --  camada de proteção exterior da aeronave. Um perigo iminente para 200 passageiros que estavam no voo. Ao Metro1, Amir, que é professor de dinâmica de fluidos e ciências dos materiais do Instituto de Física da Universidade de Brasília e PhD na Universidade de Oxford, disse que foi expulso do avião após relatar o problema. 

"Estava na fila para entrar, olhei e notei a asa da turbina com abertura, descolada da fuselagem. Chamei o chefe da tripulação para ver o problema. Antes me mandaram falar com o mecânico, que me disse: 'É normal! Você está vendo os spoilers, na hora que for decolar, o vento empurra os spoilers para dentro e faz a asa colar de novo'. Não é verdade. Nunca vi uma situação dessa", relatou.

O professor conversou com o chefe da tripulação, e os outros passageiros ficaram preocupados. "Disse que eles estavam arriscando a vida das pessoas. Um avião decolar nessas situações, com a asa fora da fuselagem desta maneira", contou. Nesta hora, os controladores de voo o expulsaram da aeronave. "Falaram 'voce não vai mais nesse voo'. Me levaram para uma sala e me relocaram às 6h20", disse. Amir disse que vai processar a companhia por danos morais. "Foi desmoralizante, constrangedor. A TAM é irresponsável. A aeronave tinha que estar em manutenção", concluiu.

Foto:  Amir Kaliq (Arquivo pessoal)

2 comentários:

Athos disse...

hahahaha

Esses são os Slats do Airbus que, segundo a Airbus, devem ser postos na posição "1" em dias com a temperatura acima de 30ºc. O "professor" é um ignorante teimoso que resolveu achar que sabia mais do que os mecânicos e tripulantes da aeronave.

ps: Essa foi a matéria mais cheia de erros e furos que eu já li..

oterrordoscorruptos disse...

Tem toda razão caro cmte.Athos.
E u já vi as asas dos Airbus nesta mesma posição E eu resolvi dar destaque a este assunto prá justamente acordar os entendidos deste assunto, prá prestar mais atenção em quem anda criando confusões na aviação sem ser realmente preparado prá aviação.