domingo, 28 de dezembro de 2014

O maior desastre aéreo em Portugal, 25 anos depois

No dia 8 de fevereiro de 1989 um Boeing da Air Independent despenhou-se na ilha de Santa Maria, Açores. Morreram os 137 passageiros e os sete tripulantes. O acidente do voo 1851 é o mais grave desastre aéreo registado em Portugal.
Os passageiros eram quase todos italianos e viajavam de Bergamo para Punta Cana (República Dominicana). O charter da companhia norte-americana Air Independent fazia uma escala no Aeroporto de Santa Maria mas acabou por se despenhar a meia dúzia de quilómetros da pista.
Nesta galeria recuperamos algumas imagens da época, com recurso a várias fontes (especialmente à página do Facebook Memórias e Lembranças da Ilha de Santa Maria e à edição especial da então revista Sábado).
Um trabalho de João Paulo Meneses














OBS:
Relatório da época que apontou as possíveis causas deste acidente....
 Em 8 de fevereiro de 1989, Independent Air Flight 1851, um Boeing 707-331B em um vôo charter americano de Bergamo, Itália para Punta Cana, República Dominicana, atingiu Pico Alto na aproximação do Aeroporto de Santa Maria, nos Açores para uma paragem programada. A aeronave foi destruída, com a perda de todos os 144 a bordo, resultando na queda do avião mais mortal na história de Portugal.
OBS:
Acidente...Durante a aproximação final para Aeroporto de Santa Maria, o controlador de tráfego aéreo instruiu a tripulação a descer para 3.000 pés (910 m) para uma aproximação ILS para a pista 19. Durante essa transmissão, um controlador estagiário também havia transmitido uma QNH (altímetro barométrico) incorreta definição que era 9 hPa demasiado elevado. As instruções de abordagem não foram totalmente ouvido desde o piloto tinha re-ligou o microfone para reconhecer o novo QNH, e provavelmente não ouviu a segunda repetição dos 3.000 pés de altitude segura, declarando: "Estamos re-liberado para 2.000 pés. .. "(610 m). Embora o primeiro oficial questionou a altitude barométrica, o capitão concordou que o primeiro oficial tinha ouvido a leitura de volta corretamente.

Depois de ter sido liberado para a aproximação ILS, a tripulação não conseguiu realizar a abordagem briefing, perdendo a oportunidade de observar a 3.000 pés de altitude mínima de segurança ea presença de Pico Alto.

Nivelando a 2.000 pés (610 m), o avião experimentou uma forte turbulência perto de Santo Espírito e, posteriormente, impactou o cume do Pico Alto, em uma atitude de nível, a uma altitude de 1.795 pés (547 m). Não havia nenhuma evidência de qualquer emergência durante o voo eo altímetro foi encontrado corretamente definido para 1027 mb.
OBS:
Relatório......O Conselho de Inquérito determinado o acidente foi devido a não observância por parte da tripulação de procedimentos operacionais estabelecidos que levaram à descida deliberada da aeronave a 2.000 pés quando a altitude mínima de sector publicado foi 3.000 pés. Considerou também que o controlador tinha colocado a aeronave 240 pés (73 m) abaixo da indicada a bordo da aeronave, exacerbando o erro original pelo primeiro-oficial.

Outros fatores:

Técnicas de comunicação ruins sobre a parte do co-piloto e controlador, incluindo a não-adesão à fraseologia padrão em algumas das comunicações solo.
Negligenciar procedimentos torre de controlo do aeródromo em não solicitar uma readback do apuramento descida.
A limitada experiência internacional vôo da tripulação e treinamento da tripulação deficiente da companhia aérea que não incluem técnicas de manobra de emergência para evitar terreno.
O não cumprimento do Instituto Nacional de Aviação Civil de Portugal Aeronáuticos Publicações de Informação (procedimentos do plano de voo e rotas autorizadas).


Nenhum comentário: