sábado, 27 de dezembro de 2014

Helicóptero que caiu no litoral foi atingido por outra aeronave em 2006

Laudo do Cenipa aponta que houve dano em pá do rotor de cauda principal.
Acidente aéreo em Bertioga na manhã deste sábado matou cinco pessoas.


Isabela Leite e Kleber TomazDo G1 São Paulo
O helicóptero com prefixo PT-HNC modelo esquilo que caiu no litoral de São Paulo na manhã deste sábado (27) já havia sido atingida por uma outra aeronave em 2006 na capital, segundo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A queda em Bertioga matou cinco pessoas, entre elas duas crianças, segundo equipes de resgate. 
O relatório do Cenipa emitido em julho de 2010 aponta que, em 4 de setembro de 2006, o helicóptero de uma empresa de taxi aéreo pousava no pátio do estacionamento do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, e ao realizar o giro de cauda para a parada, colidiu contra uma das pás do rotor principal do helicóptero de prefixo PT-HNC, que estava estacionado.
Relatório do Cenipa detalha colisão entre helicópteros em 2006 (Foto: Reprodução/Site Cenipa)Laudo do Cenipa cita colisão entre helicópteros
em 2006 (Foto: Reprodução/Site Cenipa)
O rotor principal é um sistema de asas que giram e que têm como funções básicas assegurar a sustentação e propulsão do helicóptero, além de permitir a pilotagem da aeronave em torno do centro de gravidade e ao longo de uma trajetória do espaço aéreo.
O relatório apontou ainda que a colisão causou danos leves em uma pá do rotor principal da aeronave atingida. Já o outro helicóptero, que causou a colisão, teve danos graves, com perda de material das pás do rotor de cauda. Ninguém se feriu no acidente.
O helicóptero que caiu no litoral é modelo Esquilo e pertence à Helimarte Táxi Aéreo Ltda, segundo registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a empresa, a pá do rotor foi substituída pela fabricante e negou que a colisão de 2006 tenha relação com o acidente no litoral.
A investigação da Aeronáutica gerou um Recomendação de Segurança de Voo (RSV), que é um documento emitido para que os operadores, pilotos e administradores de aeroportos tomem conhecimento do ocorrido.
Segundo a Anac, a situação da aeronave PT-HNC é regular e a última inspeção de manutenção foi feita em 11 de fevereiro deste ano, sendo válida até 11 de fevereiro de 2015. A aeronave foi comprada pela Helimarte Táxi Aéreo em 2008 e tem Certificado de Aeronavegabilidade válido até 2020. A data de fabricação não foi informada pela Anac nem pela empresa.
Até esta publicação, o G1 não havia localizado os técnicos do Cenipa para saber se pode haver relação entre o acidente registrado em 2006 e o deste sábado no litoral.
Acidente no litoral
A aeronave caiu próximo à Rodovia Rio-Santos, na altura do município de Bertioga, no litoral de São Paulo, na manhã deste sábado. Cinco pessoas morreram no acidente: um casal, uma menina de dois anos e a babá da criança, além do piloto. A aeronave explodiu ao bater no chão.
Segundo os bombeiros, que por volta das 12h trabalhavam no resgate dos corpos, a queda do helicóptero modelo Esquilo ocorreu na altura do km 229 da rodovia, em uma área de mata próxima ao Rio Itapanhaú. A aeronave decolou do Condomínio Iporanga, em Guarujá, e caiu poucos minutos depois. O helicóptero seguiria para a capital.
De acordo com a dona de casa Raimunda Barbosa, de 54 anos, vários moradores das redondezas escutaram o barulho da explosão da aeronave. "Deu para ouvir nitidamente. Deu para observar que ele estava voando baixo, como se estivesse procurando um lugar para pousar", relata.
Em nota, a empresa Helimarte, proprietária do helicóptero, lamentou o acidente e disse que está colaborando com todos os procedimentos de resgate e apuração.
Aeronave cai em Bertioga, no litoral de SP, e mata pelo menos quatro pessoas (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Aeronave cai em Bertioga e mata pelo menos quatro pessoas (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
  •  
Helicóptero sofreu acidente em Bertioga, no litoral de São Paulo (Foto: Divulgação / Polícia Militar)Helicóptero sofreu acidente em Bertioga, no litoral de São Paulo (Foto: Divulgação / Polícia Militar)


Nenhum comentário: