segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Piloto de 767 da Ethiopian 'sequestra' aeronave e alterna para Suíça (EN)

GENEBRA - O co-piloto de um avião de passageiros da Ethiopian Airlines a caminho de Roma , da Etiópia tomou o controle do Boeing 767-300 início na segunda-feira e voou para Genebra, onde pediu asilo , um porta-voz da polícia de Genebra disse .


O avião pousou em segurança , e nenhum dos 202 passageiros e tripulantes do voo ET -702 , que se originou em Adis Abeba, capital da Etiópia , ficaram feridos, disse o porta-voz , Eric Grandjean . "Todo mundo estava a salvo do começo ao fim - não há problema ", acrescentou . Outros funcionários disseram que os passageiros tinham conhecimento do seqüestro até que o avião aterrissou na Suíça.


O avião estava no espaço aéreo italiano quando o co-piloto , a quem o governo etíope identificado como Hailemedhin Abera Tegegn , um cidadão etíope de 31 anos de idade , tomou o controle depois que o piloto saiu da cabine para usar o banheiro . Depois de trancar a porta da cabine , ele inicialmente disse controladores aéreos italianos que precisava de combustível, mas , em seguida, ativou um transponder para sinalizar que o avião estava sendo seqüestrado , disse Grandjean . Caças italianos foram mexidos , e eles escoltaram a aeronave para fora do espaço aéreo italiano.


O avião pousou em Genebra 06:02 e continuou a um taxiway , onde o co- piloto desligou os motores , abriu a janela do cockpit e abaixou-se para a pista com uma corda , disseram autoridades. Ele correu em direção a agentes de segurança e se identificou como o sequestrador , declarou que ele estava em perigo na Etiópia e solicitou asilo , os funcionários acrescentou.


Numa conferência de imprensa em Addis Abeba, o ministro etíope da informação, Redwan Hussein , disse que o Sr. Hailemedhin não tinha problemas criminais que teriam feito o temem acusação. " Você tem algum motivo político, social não faria sentido para seqüestrar um avião ", disse ele , acrescentando: " Até agora, sabe-se que ele estava clinicamente sadio até que o contrário seja provado através da investigação."


Mr. Redwan também disse que, como um cidadão etíope, Mr. Hailemedhin estava livre para deixar o país a qualquer momento.


Um promotor de Genebra , Olivier Jornot , disse o co- piloto seria cobrado com a tomada de reféns , um crime punível com até 20 anos de prisão , informou a Associated Press . Ele acrescentou que as suas chances de ganhar asilo eram escassas. "Tecnicamente , não há nenhuma conexão entre o asilo eo fato de que ele cometeu um crime para vir aqui ", disse ele , de acordo com a AP " Mas eu acho que suas chances não são muito altas. "


Mr. Redwan disse que não houve acordo bilateral de extradição entre a Etiópia ea Suíça.


Ethiopian Airlines confirmou em um comunicado em seu site que todos os passageiros a bordo do vôo estavam a salvo , e disse que estava fazendo arranjos para que eles continuem a seus destinos.


Seqüestros de aviões civis por membros da tripulação são relativamente raros. Em 1986 , Wang Xijue , um piloto para a China Airlines de Taiwan, dominado seus dois co-pilotos em um voo de carga a caminho de Bangkok a partir de Taipei , Taiwan. Mr. Wang então desviou o avião, que não levava passageiros , a Guangzhou, na China, onde ele desertou .


Em 1953 , Mira eslovaco, um piloto para Checoslováquia Airlines, bloqueado seu co-piloto para fora da cabine logo após a decolagem de um vôo para Brno de Praga transportando 25 passageiros . Sr. Slovak mudou de rumo para a Alemanha Ocidental, pousou o avião com segurança em Frankfurt e pediu asilo político . Mr. eslovaco, agora com 84 anos , fez o seu caminho para os Estados Unidos , onde se tornou um piloto de lancha célebre e um piloto da Continental Airlines.


Em 2000 , um vôo Saudi Arabian Airlines para Londres a partir de Jidda foi sequestrado por dois guardas do aeroporto, os cidadãos sauditas, que forçaram os pilotos a desviar o avião para Bagdá.


Correção: 17 de fevereiro de 2014

Uma versão anterior deste artigo erroneamente o modelo do jato de passageiros da Ethiopian Airlines , que foi sequestrado a caminho de Roma. Era um Boeing 767-300 , e não um 737-600 .


Benno Muchler contribuiu com reportagem de Addis Abeba, na Etiópia , e Richard Berry de Senantes , França .

Nenhum comentário: