domingo, 28 de abril de 2013

A NOTÍCIA É VELHA DEMAIS E É DE 2006 MAS SÓ VEM A SER CONHECIDA AGORA EM 2013


Anac publica regulamento contra o uso de drogas na aviação civil

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou nessa quarta-feira um regulamento que pretende coibir o uso inadequado de álcool e outras drogas por profissionais da área.
De acordo com a Anac, a proposta do regulamento não é apenas aumentar a fiscalização e aplicar punições, mas também atuar na prevenção e recuperação do usuário de drogas.
Não havia qualquer regra anterior sobre o assunto -- cabia à companhia aérea decidir sobre a aplicação de exames toxicológicos aos funcionários, por exemplo. Agora, será obrigatório que a companhia mantenha um programa de prevenção ao uso de drogas e realize testes (aleatórios e específicos).
A legislação se baseou em orientações da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) e, segundo a agência, apenas dois outros países, Estados Unidos e a Austrália, têm regulamento sobre o tema.
O regulamento será aplicado não apenas aos profissionais que lidam diretamente com atividades de risco, como pilotos, comissários e mecânicos, mas também a equipes de combate a incêndio nos aeroportos e agentes de segurança, por exemplo.
Os procedimentos serão realizados internamente pelas próprias empresas, que têm o prazo de um ano para implantar programas de educação e dois anos para realização de exames toxicológicos e programas de recuperação.

ASSALTO MILIONARIO EM AEROPORTO DE BRUXELAS


Ladrões realizam roubo milionário de diamantes em Bruxelas

  • Criminosos invadiram pistas do aeroporto internacional e levaram as pedras preciosas
  • Valor total do carregamento ainda é incerto


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/ladroes-realizam-roubo-milionario-de-diamantes-em-bruxelas-7614612#ixzz2RLSapPXP
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BRUXELAS - Em um assalto descrito por testemunhas como "cena de filme", ladrões levaram um carregamento de diamantes avaliado em milhões de euros do aeroporto de Bruxelas, na Bélgica. Ao menos dois veículos romperam uma grade, cercaram o grupo de funcionários que levava as pedras para dentro de uma aeronave e tomaram o material. Eles fugiram pela abertura de onde entram e, minutos depois, a polícia achou um veículo queimado nas proximidades do aeroporto.
Oito homens participaram da ação, segundo autoridades. O valor total dos diamantes roubados ainda é incerto. Caroline De Wolf, do Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia, disse à TV belga VRT que o carregamento era estimado em € 37 milhões (cerca de US$ 50 milhões). No entanto, mais cedo, a mesma emissora informou que as pedras levadas valiam mais de € 350 milhões (mais de US$ 467 milhões).
- Os homens estavam armados e mascarados. Não houve tiroteio e ninguém ficou ferido - um porta-voz da promotoria de Bruxelas disse em coletiva.
De acordo com autoridades, todos os diamantes estavam em estado bruto e eram procedentes de Amberes, cidade belga considerada a capital mundial do diamante. A polícia investiga o caso, mas ainda não divulgou nenhum comunicado oficial.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/ladroes-realizam-roubo-milionario-de-diamantes-em-bruxelas-7614612#ixzz2RLSiAZc4
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Caso Avianca 6313 – Um olhar crítico DO DENUNCIADOR DE CORRUPTOS SOBRE A BAGUNÇA DOS AEROPORTOS E COMPANHIAS AÉREAS


OBS: UM SITE DOS AEROVIÁRIOS COLOCA ESTE TÍTULO COMO DESCUPA

Caso Avianca 6313 – Um olhar crítico sobre o sensacionalismo na TV

Era apenas o fim de mais um dia de trabalho. Na quinta-feira, 11 de abril, o voo 6313 da Avianca fazia a última etapa da rota GIG/SSA/GIG/SSA/GRU. Mas um problema mecânico atrasou a saída de Salvador para São Paulo em cerca de cinco horas.
O resultado de qualquer atraso é sempre a impaciência e revolta de passageiros e, claro, com tamanha demora para decolar não poderia ser diferente. Só que, neste caso, a tripulação também estava sendo penalizada, com mais de dez horas de trabalho e oito horas de voo.
Foi pedido que todos desembarcassem, pois outra tripulação assumiria o voo, em cumprimento à Lei 7.183, que regulamenta os limites de jornada de trabalho e horas de voo de pilotos e comissários de bordo, evitando a exaustão desses profissionais e, com isso, visando a segurança de tripulação e passageiros.
Todos os consumidores que se sintam lesados com atrasos na aviação têm o direito de reclamar aos órgãos competentes e exigir reparações. Mas desrespeitar leis e causar baderna dentro de um avião não é algo que deva ser admitido, principalmente quando também há desrespeito aos profissionais que trabalham para o transporte e segurança no ar.
CONFUSÃO – Tão cansada quanto os passageiros em caso de atraso, a tripulação procura entender e minimizar os efeitos das reclamações a bordo e neste caso do Avianca 6313 não seria diferente. Mas um passageiro, se intitulando defensor dos consumidores, deu início a um motim dentro da aeronave, se recusando a desembarcar e estimulando os demais a entrarem na confusão.
O passageiro em questão era o candidato a prefeito de São Paulo, em 2012 pelo PRB, Celso Russomano. Ele usou o P.A. (interfone do avião) para incitar os outros passageiros a se recusarem a deixar a aeronave, se dizendo também piloto e exibindo conhecimento do código de defesa do consumidor, mas mostrando total desconhecimento das leis que regem a carga de trabalho dos profissionais da aviação brasileira e as normas de segurança.
Este artigo é baseado em relatos de tripulantes e passageiros do voo em questão, colhidos em matérias jornalísticas e depoimentos e fóruns de discussão na internet. Segundo relatos de testemunhas, para evitar mais problemas, o comandante acionou a Polícia Federal, procedimento padrão em casos como este. Só que Celso Russomano teria usado a presença da Polícia Federal ali para se promover como apresentador de um programa que defende consumidores.
TELEVISÃO – Celso Russomano apresenta na TV o quadro Patrulha do Consumidor, no Programa da Tarde, da Rede Record. E foi este mesmo programa que exibiu uma matéria sobre o caso, com imagens feitas dentro do avião e no saguão do aeroporto.

“E veja só que curioso: dessa vez a vítima foi o próprio Celso Russomano”, afirma o apresentador do Programa da Tarde, Britto Jr., na chamada do vídeo. Sobre o atraso, ele diz que “o que seria uma simples viagem se tornou uma maratona de espera e descaso”. Quando fala da espera, ele não está errado. Realmente, é como vítimas de descaso que se sentem os passageiros quando enfrentam longos atrasos. Mas daí a dizer que “o Celso teve até que chamar a Polícia Federal”… Os fatos foram um pouco distorcidos…
Vamos ao começo da matéria: o locutor diz que o Patrulha do Consumidor esteve em Salvador ouvindo dezenas de denúncias durante todo o dia e, cansado, Russomano desejava voltar para São Paulo. O voo marcado para as 21h43 sofreu atraso de mais de cinco horas. No vídeo, o telespectador lê “passageiros pedem ajuda a Celso”. E foi com câmera e microfone abertos que Russomano teria se intitulado porta-voz de todos que estavam cansados de um dia inteiro de trabalho ou de uma longa viagem. Mas e o piloto? E os comissários? Essas pessoas também não estavam cansadas?

POLÍCIA FEDERAL – Na matéria exibida pela Rede Record, Celso Russomano diz que chamou a Polícia Federal, que chegou quando os passageiros ainda estavam dentro da aeronave. Um Policial Federal explica que os passageiros teriam que desembarcar, pois estariam tomando posse de um equipamento de uma companhia aérea caso não obedecessem as regras da mesma. O vídeo também mostra Russomano tentando dar uma “carteirada” no policial: “Fui presidente da frente parlamentar da Policia Federal durante 14 anos. Se hoje a Policia Federal tem cursos universitários isso se deve a mim”.
A matéria divide opiniões. Algumas pessoas reclamam de desrespeito por parte da companhia aérea e concordam com a atitude do apresentador. Outras questionam a postura de Russomano e ressaltam equívocos da matéria: “Mentira! Quem chamou a Policia Federal foi o comandante do voo. O Russomano causou motim e incentivou os passageiros a não descerem da aeronave. Eu estava no voo. Todos estávamos cansados. A tripulação já estava voando havia quase 10 horas. O comandante explicou que por segurança não poderia sair com o voo.”, disse o leitor de um blog que publicou o vídeo retirado do YouTube (www.blogdomarcelo.com.br).
Outro internauta critica o programa de televisão: “Puro sensacionalismo da Record! Já ouviram falar em Regulamentação Aeronáutica? Leiam a regulamentação e saibam os seus direitos e deveres.”
A chamada do vídeo diz “Confusão e desrespeito no aeroporto de Salvador”. Neste caso, leitor do Comissário Mania, o que você acha? Quem desrespeitou quem?
OBS: O LINK DO VÍDEO DESTE CASO ESTÁ NA TV OS PODRES DA AVIAÇÃO.

NA MINHA OPINIÃO COMO DENUNCIADOR DE CORRUPTOS.
QUEME STÁ ERRADO É A INFRAERO E A AVIANCA PELO DERRESPEITO AOS PASSAGEIROS.
SENSSACIONALIUSTA É O SITE DESTE EPISÓDIO.








sábado, 27 de outubro de 2012

PASSAGEIRO MORDE BRAÇO DE COMISSÁRIO

Passageiro é preso após morder comissário em voo da TAM no Pará

 
23 de outubro de 2012 14h56 atualizado às 15h05 


 

Um passageiro da TAM foi preso no aeroporto de Belém nesta terça-feira, após agredir um comissário de bordo. Ele embarcou na capital paraense no voo TAM 3434, que saiu de São Paulo com destino a Macapá e fazia escala em Belém. Segundo a Polícia Federal, a vítima recebeu uma mordida e teve o uniforme e o crachá rasgados.
O passageiro é Romulo Donizete de Oliveira, 42 anos. Conforme a PF, ele estava sentado em uma poltrona perto da saída de emergência, e o comissário pediu para ele trocar de lugar. Oliveira então teria causado o tumulto dentro da aeronave.
O incidente aconteceu quando o avião estava para decolar. Segundo a polícia, a tripulação foi trocada e os passageiros realocados em outro voo. Oliveira não chegou a decolar e teve que depor na Polícia Federal.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Policial solta fogos no avião [Congonhas]

OBS:Este flagrante ocorreu em São Paulo-Sp no aeroporto de Congonhas no último dia 15 de Agosto de 2012....

terça-feira, 28 de agosto de 2012

COMANDANTE DA AZUL ESTÁ ENTRE OS MORTOS EM COLISÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO


18/08/2012 18h07 - Atualizado em 19/08/2012 10h15

Comandante da Azul está entre os mortos de acidente aéreo, diz polícia


Duas aeronaves colidiram no ar e caíram em plantação em S. B. D'Oeste.
Outro piloto e despachante de voo foram identificados no IML de Americana.

O comandante da companhia aérea Azul Araken de Oliveira Salamene está entre os mortos doacidente entre dois aviões de pequeno porte em Santa Bárbara D'Oeste (SP) neste sábado (18), de acordo com o delegado responsável pelo caso, Rômulo Gobbi. Segundo a Polícia Civil, ele tinha 52 anos, morava em Campinas (SP) e pilotava o avião particular dele, um Embraer 711,  que colidiu no ar com outro monomotor do mesmo modelo. Os dois aviões caíram em uma área de plantação e explodiram. Quatro pessoas morreram no acidente.
De acordo com a polícia, além de Salamene, estão entre as vítimas o piloto Cassiano Ricardo Callegaris, de 41 anos, também de Campinas, e o despachante de voo Voninho Souza Aguiar, de 33 anos, morador de Sumaré (SP). O corpo da quarta vítima está no Instituto Médico Legal de Americana (SP) para identificação. De acordo com o delegado de Santa Bárbara D'Oeste, Rômulo Gobbi, a suspeita é que ela seja o sobrinho do comandante da Azul.
As aeronaves partiram às 9h do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, e tinham como destino o condomínio aeronáutico Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). A informação foi confirmada pelo administrador regional do aeroporto, Tadeu Oliveira. No avião de prefixo PT NKA estavam Araken Salamene e a vítima não identificada, e no de prefixo PT NIR, Cassiano Callegaris e Voninho Aguiar. A Polícia Civil não informou quem pilotava as aeronaves.

O presidente do Aeroclube do Campo dos Amarais, Fábio Fernandes, disse que voou pelo menos quatro vezes com Salamene em 2007, quando esse era comandante da Varig. "Ele era um piloto exímio, maravilhoso", disse Fernandes.
Uma equipe de peritos do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) esteve no local na tarde de sábado, mas não passou informações sobre o ocorrido. A assessoria de imprensa da instituição informou apenas que não há prazo para a conclusão das investigações sobre o acidente. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Os corpos das quatro vítimas estão no IML de Americana aguardando liberação.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "lamenta profundamente o falecimento do comandante Araken de Oliveira Salamene" e afirmou que a companhia está prestando todo o auxílio à família.
'Só vi dois aviões caindo'
As vítimas seguiam para a fazenda em Sorocaba para participar de um evento de inauguração de um hangar na propriedade. O ajudante Julio César Prestes, que trabalha próximo ao local, conta que viu uma colisão entre as asas das aeronaves. "Tinha dois aviões, lado a lado e bateu asa com asa", explica. "Olhei de repente pro céu e só vi os dois aviões caindo", relatou.
O empresário Lucas Henrique falou que estava fazendo trilha nos arredores e também ouviu o barulho. "Olhamos para trás e vimos uma aeronave 'parafusando'", disse. Após a colisão, houve uma explosão e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar o fogo. O local é de difícil acesso.

OPINIÃO DO EXTERMINADOR DE CORRUPTOS:
Diz nesta matéria que as aeronaves envolvidas neste trágico acidente
estavam se destinando ao condomínio aeronáutico Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). .
EX- A questão das possíveis causas deste acidente ocasionando a colisão..
Será que estas aeronaves e seus tripulantes estavam sendo monitorados por algum controlador de voo ´´CONDOMÍNIO  AERONÁUTICO PARTICULAR´´ Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). ..
Ou então por algum controlador de voo do aeroporto de onde decolaram antes do acidente????
Será que no aeroclube ´´CONDOMÍNIO AERONÁUTICO  PARTICULAR´´ Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). .. HAVIA SALA ´´AIS´´... [ DO TIPO TORRE DE CONTROLE]????

Se por um acaso não havia nenhum controlador de voo, e nenhuma sala ´´AIS´´ NO ´´CONDOMÍNIO AERONÁUTICO PARTICULAR´´Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). ...

ENTÃO ONDE ESTAVAM OS POSSÍVEIS CONTROLADORES DE VOO
DO AEROPORTO DE ORÍGEM DA DECOLAGEM DESTAS AERONAVES????
OBS:FONTE DESTA NOTÍCIA: G1.COM

OBS:FOTO N°3:A:[DESTROÇOS DOS AVIÕES]/////Colisão entre dois aviões deixa mortos em Santa Bárbara D'Oeste (Foto: Reprodução EPTV)
OBS:FOTO N°2 :PILOTO DA AZUL MORTO NO ACIDENTE[Foto reprodução EPTV]
OBS:FOTO N° 1 :LOCAL DO ACIDENTE EM SANTA BÁRBARA D´OESTE-SP[Foto reprodução EPTV]




GOL justifica 'confusão' durante voo que retornou a Belém

Quarta, 1 de Agosto de 2012 às 21:07 ·


Alerta de perigo foi enviado de forma incorreta por comissários

A Gol Linhas Aéreas confirmou por meio de nota, na noite desta terça-feira (31), que o tumulto dentro da voo, que retornou a Belém após 20 minutos da decolagem, começou após um 'alarme falso' da equipe de comissários que estavam a bordo para a cabine de comando.

Comandante e piloto ouviram os 'três bips' dentro da cabine, um código específico emitido pela equipe de comissários para avisar da existência de situação de elevado grau de perigo dentro da aeronave. Por esse motivo, o avião retornou as pressas a Belém.

Ainda durante a tarde, a Polícia Federal confirmou, a reportagem do Portal ORM, que tudo começou quando um passageiro teria visto homens viajando com armas de fogo e, em seguida, avisou à equipe de comissários que acionou o 'alarme'. O que os passageiros não sabiam, até então, era que se tratavam de policiais rodoviários federais que retornavam para seu batalhão de origem.

'Em momento algum eles tranquilizaram os passageiros em relação a isso. O que disseram dentro da aeronave é que havia problemas técnicos e que por isso retornamos a Belém', reclamou Rogério Penin, um dos passageiros.

Ainda de acordo com ele, vários passageiros desistiram de continuar a viagem justamente por falta de explicações. 'Esse retorno para Belém foi complicado, o avião perdeu altura e trepidou bastante, por isso muita gente ficou com medo. Eu resolvi ficar porque vou para os Estado Unidos e perder esse voo comprometeria a continuação da minha viagem', disse.
Vários passageiros do voo 1642 aguardaram para embarcar em outra aeronave

Em nota, a Gol confessou que não teria como informar se os pilotos sabiam ou não se haviam policiais armados dentro do avião.

Indignação - A Polícia Rodoviária Federal no Pará também mostrou indignação pela atitude da companhia aérea. Em nota, a assessoria da PRF informou ao Portal ORM, que todos os procedimentos cabíveis e legais para o embarque de policiais - portando arma de fogo - foi realizada pela companhia como rege o protocolo.

'Os quatro agentes que estavam no voo - entre eles uma mulher e três homens - fizeram check-in, informaram que viajariam armados, foram direcionados a área da Polícia Federal no aeroporto onde é feito o resfriamento da arma, preencheram um formulário que mostra o assento da aeronave onde estariam. Não entendemos porque essa situação de constrangimento foi criada', informou a assessoria da PRF.

Ainda de acordo com a PRF, os quatro agentes estavam retornando para a 5ª Delegacia da PRF em Santarém, onde são lotados, e que estavam em Belém para dar reforço durante a realização da Operação Férias Escolares.

Entenda - O voo 1642 da Gol, que saiu da capital paraense com destino a Manaus (com escala em Santarém), teve que voltar as pressas para Belém 20 minutos após a decolagem. Segundo um dos passageiros, o avião teve uma queda brusca no ar e muitos entraram em pânico.

Agentes da Polícia Federal entraram na aeronave para fazer revista

A primeira informação divulgada pela companhia era de que a aeronave estava com problemas técnicos, mas passageiros se assustaram ao ver, durante o pouso, agentes da Polícia Federal e bombeiros ao redor da aeronave.

O Liberal - PA31/07/2012 - 19:50
Texto: Heloá Canali (Portal ORM)
Fotos: Paulo Akira (O Liberal) Belém
OBS:FONTE DA NOTÍCIA:AVIAÇÃO COMERCIALNO FACEBOOK.