sábado, 11 de dezembro de 2010

FLASH AIR LINES 604




... no dia 3 de Janeiro de 2004 um Boeing 737 da Flash Airlines, companhia do Egipto, despenhou-se no Mar Vermelho, perto de Sharm-el-Sheik.
Download em inglês: Flash Airlines 604

A QUEDA DE UM CT-43

USAF 21...


no dia 3 de Abril de 1996, um Ct-43, uma versão modificada do Boeing 737 despenhou-se contra uma montanha na Croácia, enquanto tentava aterrar no aeroporto de Dubrovnik.Download: Air Force 21

FOTO SUBIMARINA DESVENDA CAUSA DA QUEDA DE AVIÃO.


Foi em 1991 que as verdadeiras causas da queda de um avião comercial da Itavia foram finalmente reveladas.
A fotografia muito nítida do gragmento de um míssil mar-ar usado pelas forças da Otan, depositado no fundo do mar Tirreno a 3.500 metros de profundidade, no mesmo ponto em que ainda se encontram estos da carcaça do avião comercial da Itavia, afundado nas proximidades da Ilha de Ustica, Sicília, des de 1980, reabril um dos mais intigrantes mistérios italianos.
Até o Osservatore Romano reclama um esclarecimento sobre o assunto.
Lê-se editorial do jornal do papa: ´´Os parentes das 81 vítimas inocentes, e com eles todo o país, esperam fatos concretos.
Está na hora de o governo contribuir que finalmente se chegue á verdade sobre a tragédia´´.
Em 27 de Junho de 1980, um DC-9 da companhia Itavia que decolou de Bolonha e se preparava para aterrizar em Palermo, interrompeu seus contatos com a torre do aeroporto de Punta Raisi.
Das recentes explorações subimarinas na zona em que o bimotor caiu nas proximidades da Ilha de Ustica, os técnicos ingleses da empresa Winpol trouxeram umdispositivo a cores em que se vê um tubo afunilado em que aparecem siglas e números que endentificariam o modelo de um motor de míssil naval superfície/ar.
Este fato fez o assunto voltar a ser discutido, sobretudo por um avião-caça da Otan foi considerada a mais consistente, italianas e francesas
O únicos que preferem ser prudentes diante da fotografia do míssil feita no fundo do mar, a pouca distância dos restos do DC-9, são os líderes e advogados da Associação dos parentes das Vítimas- uma entidade que, nos últimos anos, nunca deixou de exigir a apuração da verdade. Eles preferem evitar entusiasmos fáceis e considerar insufuciente a revelação, pela fotografia do componente do míssil.
´´Não temos ainda elementos seguros para sustentar que a culpa do erro foi dos americanos.
Mas se, depois do resgate daquela parte do míssil, visível na fotografia, ficar confirmado que um porta- aviões americano se encontrava na zona de Ustica nas horas em que o massacre se consumou, acho que os militares americanos não poderão continuar proclamando inocência.
O que reclamamos é que o governo italiano peça esclarecimentos oficiais ao governo amaericano sobre a natureza das manobras que os porta- aviões Saratoga e Forrestal realizavam na área de Ustica no período da queda do DC-9 da Itavia.
Esse é o segundo e importante fato que praticamente confirmamos nos últimos dias: as presenças de dois porta-aviões americanos no local e na época da tragédia´´, afirma o advogado Sandro Gamberini, um dos defensores dos parentes das 81 vítimas de Ustica.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

GAROTO DE 15 ANOS DERRUBA AVIÃO DA AEROFLOT







Aeroflot 593

Aquele que pode ter sido realmente um dos acidentes mais estúpidos da história da aviação.

No dia 23 de Março de 1994, um A310 fazia a ligação entre Moscovo e Hong Kong quando se despenhou na Sibéria. Tudo se deveu ao desactivar acidental do piloto automático por uma criança de 15 anos, filho do comandante Yaroslav Kudrinsky, que ia sentado no lugar do comandante. Com o desactivar do leme sem que os pilotos se apercebessem, o avião indicou uma rota circular, semelhante à que se obtém quando se está à espera para aterrar num aeroporto.
De repente o avião inclinou-se 45 graus, mais do que tinha sido concebido, e devido às forças G, que exponenciaram o peso, foi impossível controlar o avião. Depois de terem conseguido colocar o avião com o nariz em direção ao chão, que reduziu as forças G, a baixa altitude levou ao acidente.
Aquele que pode ter sido realmente um dos acidentes mais estúpidos da história da aviação.

No dia 23 de Março de 1994, um A310 fazia a ligação entre Moscovo e Hong Kong quando se despenhou na Sibéria. Tudo se deveu ao desactivar acidental do piloto automático por uma criança de 15 anos, filho do comandante Yaroslav Kudrinsky, que ia sentado no lugar do comandante. Com o desactivar do leme sem que os pilotos se apercebessem, o avião indicou uma rota circular, semelhante à que se obtém quando se está à espera para aterrar num aeroporto.
De repente o avião inclinou-se 45 graus, mais do que tinha sido concebido, e devido às forças G, que exponenciaram o peso, foi impossível controlar o avião. Depois de terem conseguido colocar o avião com o nariz em direção ao chão, que reduziu as forças G, a baixa altitude levou ao acidente.


Para verem o episódio do National Geographic sobre este acidente é só clicar aqui: Aeroflot 593


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PILOTO SABOTA O PRÓPRIO AVIÃO PRÁ FICAR COM SEGURO DE VIDA.



















A fracassada tentativa do golpe do seguro.
















Muito se tem falado ultimamente sobre a segurança da aviação geral.








É verdade que acidentes tem acontecido, muitos eles sem uma explicação razoável e as vezes até com explicações suspeitas, mas aos olhos do público são todos ´´acidentes´´.








Lamentavelmente muito poucas vezes é descoberta uma ação criminosa, mas quando se consegue provar é sempre graças a rápida ação do pessoal de terra altamente treinado, como aconteceu no aeroporto de Porto Segiro-Ba, primeiro aeroporto de administração privada do Brasil, administrado epla Lange INfra-Estrutura Aeroportuária.








Em meádos de 1996, o Navájo 820 de prefíxo-PT-ECG,com plano de voo para Salvador-Ba, reportou á torre de Porto Seguro estar com problemas num dos motores, solicitando um pouso não previsto no plano de voo.








Durante a comunicação com a aeronave, a torre de Porto Seguro questionou a tripulação sobre a necessidade de apoio no solo, que foi rejeitada pelo comandante, que solicitou apenas a presença de um mecânico no pátio.








Mesmo ante a negativa da tripulação do Navajo, que seguramente subestimou a capacidade do aeroporto, a torre, obedecendo a rigoroso treinamento, colocou em alerta a equipe de bombeiros e o pessoal de segurança do aeroporto, que em casos semelhantes devem ficar de prontidão até o pouso da aeronave.








Minutos depois o Navajo pousava nos primeiros 150 metros da pista, saindo imediatamente da mesmae pegando fogo logo a seguir.








Os bombeiros chegaram ao local entre cinco e dez segundoso após o violento fogo ter ´´inexplicavelmente´´ se iniciado no interior da cabine, controlando o incêndio e isolando a área, de acordo com os procedimentos de segurança, e colocando guardas para fiscalizar o acesso de pessoas aos esconbros da aeronave. [FOTO N°1]
















Imediatamente foi acionado o pessoal de investigação do Serac II, que confirmou suspeitas do pessoal do aeroporto de que se tratava de um incêndio proposital, ao encontrar na cabine garrafas de refrigerante contendo ainda restos de combustível [FOTO N°2], e comprovar que a aeronave se encontrava totalmente ´´gateada´´ [retirada de todos os rádios, instrumentos de navegação, poltronas, faróis etc], reforçando as provas de fogo criminoso.








Outros fatos descobertos posteriormente vieram confirmar a tese de que a aeronave tinha sido preparada.








O bloco de um dos motores tinha uma rachadura coberta com Durepoxy, e em poder da tripulação foram encontrados um GPS e um rádio VHF portáteis utilizados para fazer a navegação.








Posteriormente, já na delegacia de Polícia, o co-piloto confirmou que o Cmte. José Pedro Chateaubriand Bandeira de Melo tinha ateado fogo na aeronave, e pelo que as autoridades puderam apurar, a tripulação já teria aplicado o mesmo golpe em São Paulo.








Ao administrador do aeroporto de Porto Seguro, Evan Lange, e a sua equipe, os parabéns por terem preservado os indícios do crime co completo levantamento fotográfico, evitando que esta fraude prejudicasse mais a imagem do sistema de aviação civil.


OBS:FONTE DESTA NOTÍCIA.


REVISTA FLAP INTERNACIONAL: EDIÇÃO DE N° 284 DE ABRIL DE 1996.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

QUEM DERRUBOU UM CONCORDE DA AIR FRANCE EM 2000 FOI A CONTINENTAL AIR LINES


França culpa Continental Airlines por acidente com Concorde; multa é de R$ 2 mi


A Justiça francesa anunciou nesta segunda-feira um veredicto sobre o caso do Concorde da Air France que caiu em 2000 matando 113, culpando a americana Continental Airlines pelo acidente e determinando uma indenização de um milhão de euros (cerca de R$ 2,2 milhões).


De acordo com a decisão do Tribunal de Pontoise, perto da capital francesa, uma peça desprendida de uma aeronave da companhia aérea americana teria causado o desastre no dia 25 de julho de 2000, no Aeroporto Internacional de Charles de Gaulle, em Paris, dois minutos depois da decolagem com destino a Nova York.


A corte francesa também condenou a Continental a pagar uma multa de 200 mil euros (cerca de R$ 448 mil).
Um documento do Escritório de Investigações e Análises (BEA), autoridade francesa encarregada dos aspectos técnicos do caso, informa que o acidente foi provocado por uma lâmina de titânio que se desprendeu de um avião DC10 da Continental Airlines que acabara de decolar do aeroporto Charles de Gaulle.
Uma roda do Concorde explodiu depois de passar sobre a lâmina, de acordo com o BEA, e as peças lançadas provocaram um buraco no tanque de combustível. Isso ocasionou um vazamento e depois um incêndio. Em seguida, pela primeira vez na história da aviação civil, um modelo do Concorde caiu.
A Continental Airlines nega qualquer responsabilidade no acidente e alega que o avião pegou fogo antes de tocar a lâmina em questão.
Depois do acidente, os modelos Concorde da Air France e da British Airways permaneceram por 15 meses em terra. Depois de retomar os voos por algum tempo, deixaram de voar em 2003.
A frota de Concordes das duas companhias aéreas --únicas a operar com a aeronave--, que iniciou os voos comerciais em 1976, tinha 20 aeronaves. Muitos faziam voos transatlânticos a uma velocidade superior a 2.170 quilômetros por hora.
Um voo entre Paris e Nova York demorava menos de quatro horas.

OBS: ESTE RESULTADO FOI DIVULGADO EM 06/12/2010 -

quinta-feira, 22 de abril de 2010

PORQUE O AVIÃO DO PRESIDENTE DA POLÔNIA CAIU?




É claro que foi culpa dos pilotos.

Pois a torre de controle do principal aeroporto que tal voo pretendia pousar.

Ordenou por 4 vezes que os tripulantes de tal voo desviasse para outro aeroporto alternativo.

Porém os pilotos não esitaram em tentar por 4 vezes consecutivas em pousar no principal aeroporto que estava previsto até que a aeronave passou baixo demais na neblina do mau tempo chuvoso.

E assim a aeronave tocou na copa de algumas arvores que cercam o aeroporto e assim o avião acabou caindo e matando todos que estavam abordo encluindo o presidente da Polônia e seus políticos........

SÓ tem um porém...... A primeira e maior culpa foi do presidente da Polônia.

OBS: LEIA NA NOTÍCIA A SEGUIR............



Caixa preta do avião de
presidente polonês morto é decifrada


Pilotos ignoraram várias advertências para evitar o pouso em condições inadequadas

Especialistas poloneses conseguiram decifrar trechos até agora ininteligíveis das conversas na cabine do avião que trazia o presidente da Polônia, Lech Kaczyinsky, que caiu em 10 de abril na Rússia. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (14/07/2010) pelo ministro da Justiça, Krzysztof Kwiatkowski.

O ministro não quis, no entanto, comentar uma informação do canal de televisão privado TVN24, segundo a qual o primeiro piloto do avião teria dito nos últimos instantes do voo: "se não aterrissar, vão me matar".

O Tupolev 154, que transportava o presidente Kaczynski e sua esposa, assim como altos dirigentes políticos e militares poloneses, caiu ao tentar pousar em meio a uma espessa neblina perto de Smolensk (oeste da Rússia), matando seus 96 ocupantes.

A transcrição das conversações, procedentes de uma das caixas pretas do aparelho transmitida pela Rússia à Polônia, pareceu confirmar que os pilotos haviam ignorado várias advertências.

Quando faltavam 16 minutos para o impacto em terra, os controladores da torre do aeroporto de Smolensk transmitiram que as condições não permitiam a aterrissagem.





"Obrigado, nós tentaremos aterrissar se for possível, mas se a meteorologia for ruim, nos retiraremos para uma segunda volta", teria respondido o primeiro piloto, Arkadiusz Protasiuk.

Segundo a transcrição publicada no site do ministério do Interior polonês, com inúmeras passagens marcadas como "incompreensível", o chefe da Força Aérea, o general Andrzej Blasik, se encontrava na cabine dois minutos antes do acidente, mas nada faz supor que tenha exercido uma pressão direta sobre os pilotos.

A delegação polonesa iria para as cerimônias pelo 70º aniversário do massacre de milhares de oficiais poloneses em Katyn pela polícia da antiga União Soviética, em 1940.

Irmão gêmeo de presidente
morto da Polônia rejeitou pêsames

Jaroslaw Kaczynski revelou em entrevista ter refutado aproximação de Vladimir Putin

O político conservador polonês Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo do ex-presidente da Polônia Lech Kaczynski, que morreu em um acidente de avião, se negou a receber os pêsames do primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin. Ele contou o episódio uma entrevista publicada nesta quarta-feira (14) no jornal de direita Gazeta.

- Nosso embaixador me perguntou se devia aceitar as condolências por parte de Putin. Eu me neguei.

Poucas horas depois do acidente ocorrido em Smolensk, em 10 de abril, Jaroslaw Kaczynski viajou para a localidade do oeste da Rússia para identificar o corpo do irmão. Também estavam no local Putin e o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.

- A meu ver, nem um nem o outro deram à visita do presidente Lech Kaczynski o respeito e a dedicação requeridas.

No acidente como Tupolev 154 morreram 96 pessoas, entre elas o presidente Kaczynski e sua mulher, que viajava para participar nas cerimônias do 70o. aniversário da matança de milhares de oficiais poloneses pela polícia política de Stalin em Katyn.

Jaroslaw Kaczynski foi derrotado este mês na eleição para suceder o irmão pelo liberal Bronislaw Komorowski, um aliado de Tusk.

OBS:Fonte.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados



10 Abril 2010 - 14h37

Registo de 97 vítimas mortais
Queda de avião mata presidente da Polónia (COM VÍDEO)Lech Kaczynski, presidente da Polónia, faleceu este sábado quando o avião em que seguia se despenhou quando preparava a aterragem no aeroporto de Smolensk, Rússia.
"Hoje, às 10h56 (07h56 em Lisboa), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade", esclareceu Irina Andrianova, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia.
De acordo com as autoridades há registo de 97 mortos devido ao acidente. As vítimas viajavam para participar nas cerimónias fúnebres em memória das vítimas da matança de Katyn, em 1940, quando os soviéticos mataram milhares de oficiais polacos.
Além do Presidente Kaczynski e da sua mulher, viajavam no avião, altos funcionários polacos, nomeadamente o vice-presidente do Parlamento, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança, o dirigente da Casa Civil do Presidente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia, o presidente do Banco Central e pelo menos cinco deputados.
No aparelho viajavam igualmente Richard Kaczorowski, último Presidente da Polónia no exílio, e o director do Instituto da Memória Nacional da Polónia, Ianus Kurtyk.

QUEDA PROVOCADA POR ERRO HUMANO

Fonte das forças de segurança do Círculo Federal Central da Rússia avançou à agência Ria-Novosti que a queda da aeronave terá sido causada por erro da tripulação.
Dmitri Medvedev, presidente da Rússia, anunciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião que transportava o presidente polaco.
Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.
Medvedev enviou também para o local do acidente Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia.
PRESIDENTE DO PARLAMENTO ASSUME CHEFIA DE ESTADO
Bronislaw Komorowski, presidente do Parlamento da Polónia, deverá assumir as funções de Chefe de Estado, conforme a constituição do país.
"O presidente da câmara baixa, Bronislaw Komorowski, está a caminho de Varsóvia de Gdansk (Norte), onde se encontrava hoje de manhã", disse a sua chancelaria.

Komorowski é o candidato oficial do partido liberal Plataforma Cívica às eleições presidenciais previstas para este Outono, nas quais deveria defrontar Lech Kaczynski, provável candidato da direita conservadora.

O porta-voz do governo, Pawel Gras, anunciou estar já a ser preparada uma reunião de urgência do conselho de ministros polacos em Varsóvia.

Também o primeiro-ministro, Donald Tusk, e os ministros do seu governo estão a deslocar-se para a capital, acrescentou.
Segundo a Constituição Polaca (artigo 131º), em caso da morte do Presidente da República, o cargo será temporariamente assumido pelo presidente do Parlamento, que tem cerca de três meses para marcar novas eleições.

UMA SEMANA DE LUTO NA POLÓNIA
Bronislaw Komorowski, presidente do Parlamento e actual Chefe de Estado devido à morte do presidente Lech Kaczynski, decretou uma semana de luto nacional devido à queda do avião que vitimou pelo menos 96 pessoas.


REAL MADRID PRESTA HOMENAGEM NO JOGO COM O BARCELONA

A cadeia televisiva espanhola laSexta avançou a notícia de que Kaczynski pretendia assistir esta noite ao encontro ente o Real Madrid e o Barcelona.
O presidente confirmara sua presença ao pensar que o jogo se disputava no domingo, mas ao perceber que se realizava sábado cancelou, por ter outro compromisso na mesma noite, nomeadamente a viagem que lhe custou a vida.
Jerzy Dudek, guarda-redes polaco do Real Madrid, está bastante afectado pela tragédia que se abateu sobre o seu país. Durante a manhã, Dudek recebeu a visita do presidente do clube, Florentino Pérez, que lhe transmitiu os seus pêsames.
De acordo com o canal televisivo, os jogadores Real vão entrar em campo com braçadeiras negras nos braços em homenagem às vítimas.


Poloneses falam em "maldição" após
acidente de avião que matou presidente


publicado em 10/04/2010 às 16h11:

Desastre ocorre em local e em momento simbólico para o país
Durante toda a semana, o encontro do primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e do primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, no local onde foi realizado o massacre de Katyn dominou o noticiário político dos jornais poloneses.

A cerimônia da última quinta-feira (8) marcou uma histórica mudança no tratamento que a Rússia dava ao fato histórico, mas o presidente polonês, Lech Kazcynski, decidiu não comparecer ao evento conjunto e fazer outro, com oficiais do país, neste sábado (10).

Quando ia para Katyn, o avião em que embarcou o presidente polonês caiu na cidade de Smolensk, perto dali. O local voltou às manchetes dos jornais como símbolo de uma tragédia, na qual, ironicamente, a Polônia perdeu mais uma vez sua elite.

Dessa vez, não foi fruto de um massacre, mas de um acidente, que provocou a morte de do presidente e mais 88 autoridades.

No total, 97 pessoas morreram, segundo autoridades governamentais da Rússia. Inicialmente, o número divulgado foi de 96 vítimas.

De qualquer forma, Katyn volta a ter um significado macabro para os poloneses. As mensagens nos jornais Gazeta Wyborcza e Dziennik não deixam dúvida: Katyn "é um lugar maldito".

O ex-presidente Aleksander Kwasniewski (1995-2005) afirmou isso sobre a região, de acordo com o jornal Gazeta Wyborcza.

Nas redes sociais, a mesma qualificação é dada para o lugar. A polonesa Katarzyna Pilipiuk, que mora em São Paulo, concorda:

- É claro que este lugar é muito importante na história da Polônia. Lá, os comunistas mataram a elite das tropas polonesas, cientistas, professores. A Polônia sempre lutou para que a Rússia admitisse que isso era um genocídio. Este ano foi a primeira vez que a Rússia participou das homenagens. As pessoas que estavam dentro do avião eram a nata da nata da política polonesa. Principalmente, acho que ocorreu uma perda significativa para a esquerda. Haviam duas mulheres do movimento feminista muito importantes lá. A mulher do presidente [Maria], por exemplo, era uma pessoa muito para a frente, ao contrário do marido. Ele era da direita, já ela era muito feminista, ligada aos ecologistas.

Entenda o massacre

Em abril de 1940, uma região de mata de Katyn, conhecida como Floresta da Morte, foi o local do massacre de cerca de 22 mil poloneses. A Polônia, então, dividida entre alemães e russos conforme o Pacto de Não Agressão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), deixou de existir.

Como forma de subjugar o país e minar a resistência, o ditador Josef Stalin ordenou a prisão da elite militar polonesa, além de professores universitários, intelectuais de destaque, médicos, jornalistas, padres, empresários eoutros.


Em março de 1940, Stalin assinou a ordem da chacina, ocorrida em abril daquele ano. No entanto, o crime foi revelado em 1943, com a descoberta das valas comuns. Os nazistas culparam os soviéticos pelo massacre. Já a União Soviética acusou os alemães.

Para ocultar melhor a autoria do crime, o massacre utilizou as primeiras técnicas de assassinato implementadas pelos nazistas, com um tiro na nuca e o enterro em valas comuns.

Alemães e soviéticos continuaram trocando acusações, mesmo com o fim da guerra e o restabelecimento da Polônia. O assunto foi o tema do filme Katyn, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, obra de Andzrej Wajda.

O cineasta polonês retratou com beleza e precisão o mistério e a sombra pertubadora do massacre. Wajda tinha uma motivação pessoal para fazer o filme, já que seu pai foi assassinado no local.

A União Soviética teve períodos de perseguição e afrouxamento com aqueles que buscavam saber o que exatamente ocorreu na floresta, mas não reconhecia a autoria do crime.

Foi apenas em 1990, já caminhando para seu fim, que a União Soviética reconheceu a ordem de Stalin e a ocultação do massacre. E, na última quinta-feira (8) houve a presença pela primeira vez dos chefes de governo da Rússia e da Polônia em uma cerimônia conjunta.

Hoje, haveria uma cerimônia maior, apenas com os poloneses. Infelizmente, Katyn entra outra vez para a história da Polônia como um lugar de tragédia.

OBS:Veja na foto n°1 a os destroços da aeronave no local da queda[Autor da foto:r7.com].

Já na foto n°2 a cena dos policiais vigiando o local da queda do avião do presidente polones [Autor da foto:Jacek Turczk da agencia Reuters de 10/04/2010].

Já na foto n°3 veja o trageto do avião do presidente da Polônia até a queda.[Autor da foto:r7.com].
Atenção.Na foto n°3 não é possível exibir o número 3 prá mostrar a posição que se encontra a foto. Pois esta foto possue um programa de direitos autorais que empedem o uso de programas como fotoshop prá inlustar alguma montagem ou texto encima da mesma. Então basta ver que a última foto em enexo a esta página é a última foto que mostra o mapa de trageto do avião do presidente polones.

OBS:Fonte desta notícia.Dayanne Mikevis, do R7