Voo de helicóptero que caiu em Porto Seguro deveria durar 10 minutos, diz FAB
Redação CORREIO
O voo do helicóptero que caiu na noite desta sexta-feira matando quatro pessoas em Porto Seguro deveria durar 10 minutos, segundo informou neste sábado a Força Aérea Brasileira (FAB).
Depois de decolar às 18h41 com destino à Fazenda Jurumã, onde funciona um resort, a previsão era de que o voo do helicóptero durasse 10 minutos. Durante o voo, o piloto não fez nenhum contato com o controle de tráfego aéreo local para informar qualquer problema.
Quatro pessoas morreram no acidente - Fernanda Kfuri, 35 anos, que chegou a ser socorrida com vida para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas morreu neste sábado em decorrência da gravidade dos seus ferimentos; seu filho Gabriel Kfuri Gouveia, de 2 anos; seu sobrinho Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos; e a babá das crianças, Norma Batista de Assunção, 49 anos. Os corpos dos três primeiros já foram liberados e seguem para o Rio de Janeiro; o corpo da babá segue para Teolândia, no interior da Bahia.
E morreram neste acidnete Mariana Noleto, namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Jordana Kfuri Cavandish, irmã de Fernanda e mãe de Luca, e pelo piloto Marcelo de Almeida O governador da Bahia, Jaques Wagner, declarou sua solidariedade às famílias das vítimas.
“Neste momento de dor, toda minha solidariedade àqueles que perderam seus familiares e ao governador Sérgio Cabral. Tudo que podemos fazer para minimizar seus sofrimentos está sendo feito”, disse Wagner, que ligou ainda na noite de sexta para o governador do Rio.
Acidente
Pelo menos quatro pessoas morreram depois que o helicóptero modelo Esquilo, prefixo PR-OMO, caiu na noite desta sexta-feira (17/05/2011) na Ponta de Itaquena, em Trancoso, Porto Seguro, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Uma das desaparecidas é Mariana Noleto, nora do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
No momento do acidente, havia sete pessoas a bordo. Uma mulher foi resgatada com vida, mas morreu nesta manhã no Hospital Luís Eduardo Magalhães. Identificada como Fernanda Kfuri, 35 anos, ela chegou ao hospital em estado de choque e com múltiplas fraturas por volta das 23h de ontem.
O grupo saía do Villa Vignoble Terravista Resort para o Jacumã Ocean Resort, os dois em Trancoso, quando aconteceu o acidente, a cerca de 500 metros da costa. Segundo o jornal "O Globo", o filho do governador e namorado de Mariana, Marco Antônio Cabral, escapou do acidente porque iria em uma segunda viagem.
Além de Mariana Noleto, estavam no helicóptero Jordana Kfuri Cavendish, mulher do empreiteiro Fernando Cavendish; seu filho Luca Kfuri Magalhães Lins; a irmã de Jordana, Fernanda Kfuri; seu filho Gabriel Kfuri Gouveia, a babá das crianças e o piloto, Marcelo Mattoso de Almeida, empresário e dono de um resort da região. O governador do Rio de Janeiro esteve em em Porto Seguro acompanhando as buscas dos corpos das vítimas.
Segundo o aeroporto de Porto Seguro, o helicóptero decolou às 18h40 - os Bombeiros chegaram ao local por volta das 21h. Ainda não há informações sobre o que causou o acidente. O tempo é chuvoso na cidade esta noite e as condições climáticas atrapalham o resgate, segundo os Bombeiros.
Além dos Bombeiros e da Marinha, a Força Áerea Brasileira (FAB) também participou das buscas pelo piloto e pelas passageiras remanescente.
Aí vem uma observação neste caso.
Algumas emissoras de televisão como a Rede record por exemplo, descobriu no dia seguinte ao do acidente [18/05/2011].
Que o dono do helicóptero que estava no comando do helicóptero teve seu BREVET [ Licença prá pilotar helicópteros] Suspensa em 2006 por ter sido reprovado em exames médicos que constaram alguma doença que o deixou inápto a pilotar aeronaves.
Daí o tal empresário contratou outro piloto prá pilotar o helicóptero.
E foi aí que logo após o seu recém contratado piloto havia feito um voo no próprio helicóptero a serviço do empresário dias antes do acidente.
E na hora de devolver o helicóptero, o novo piloto contratado teria anotado o número da sua licença de voo no livro de bordo do helicóptero.
Detálhe importante: Qualquer piloto de avião particular, militar ou comercial do mundo tem a obrigação de anotar as condições em que pilotou alguma aeronave em um livro de bordo que fica aos cuidados das empresas donas das aeronaves prá verificar se as aeronaves tenham causado alguma ameaça de acidente durante um voo.
E aí as empresas donas das aeronaves tem por obrigação de mandar as aeronaves prá manutenção em caso de alerta de risco de acidentes anotadas por seus pilotos no tal livro de bordo.
E foi aí que o empresário dono do helicóptero se aproveitou do livro de bordo que estava anotado o número da licença de voo do outro piloto que havia sido contratado pelo dono do helicóptero.
E fez um plano de voo no aeroporto de Porto Seguro com o número do outro piloto, E aí o dono do helicóptero que não podia mais pilotar o helicóptero por ter sido reprovado em 2006 nos exames de saúde.
Ele simplismente se passou por outro piloto.
E decolou o helicóptero por conta própria.
Já que o outro piloto contratado prá pilotar não estava á serviço do dono do helicóptero.
Pois o outro piloto realmente preparado e ápito a pilotar o helicóptero estava de folga no dia do acidente.
E nem ele sabia que o seu próprio patrão havia pegado o número do seu BREVET e decolado o helicóptero escondido do seu empregado que estava de folga.
[OBS: CONFIRA NA PRIMEIRA FOTO ACIMA O LIVRO DE BORDO QUE OS PILOTOS SÃO OBRIGADOS A ANOTAR AS CONDIÇÕES DE VOO E O NÚMERO DA LICENÇA DE VOO]
AÍ VEM A SEGUINTE CONCLUSÃO DE MIM MESMO O DENUNCIADOR DE CORRUPTOS AUTOR DESTE TEXTO.
LEMBRE-SE DE QUE O DONO DO HELICÓPTERO TEVE SEU BREVET CANCELADO POR TER SIDO REPROVADO NOS EXAMES DE SAÚDE E PROIBIDO DE PILOTAR AERONAVES.
ENTÃO AQUI VAI UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
QUAL FOI A DOENÇA QUE PROIBIU O DONO DO HELICÓPTERO DE TIRAR BREVET PRÁ PILOTAR O PRÓPRIO HELICÓPTERO???????
DETÁLHE N°1: O DONO DO HELICÓPTERO NÃO ERA ALEJADO DE NENHUMA DAS PERNAS.
DETÁLHE N°2: O DONO DO HELICÓPTERO NÃO ERA DEFICIENTE MENTAL, NEM MOGOLOIDE.
DETÁLHE N°3: O DONO DO HELICÓPTERO NÃO ERA DEFICIENTE DE NENHUMA DAS MÃOS..
ENTÃO QUAL DOENÇA TERIA REPROVADO O DONO DO HELICÓPTERO PRÁ PARAR DE PILOTAR O PRÓPRIO HELICÓPTERO E SE QUESER-SE VOAR TERIA QUE CONTRATAR OUTRO PILOTO PRÁ ASSUMIR O SEU LUGAR NO COMANDO DE SEU PRÓPRIO HELICÓPTERO??????
AQUI ESTÁ A POSSÍVEL RESPOSTA PRÁ O DONO DO HELICÓPTERO TER SIDO PROIBIDO DE PILOTAR O PRÓPRIO HELICÓPTERO: ELE PODERIA SER CEGO DE UM DE SEUS DOIS OLHOS.
DETÁLHE IMPORTANTE: EM QUALQUER ESCOLA DE AVIAÇÃO CIVIL E MILITAR DO BRASIL NENHUM ALUNO QUE QUEIRA APRENDER A PILOTAR AERONAVES PODERÁ SER CEGO DE ALMENOS UM ÚNICO ÔLHO.
POIS É CONSIDERADO INÁPTO A PILOTAR AERONAVES COMO O HELICÓPTERO QUE CAIU EM PORTO SEGURO.
POIS MUITOS DOS JOVENS CEGO DE UM ÚNICO ÔLHO TEM DIFICULDADES DE ENCHERGAR AS LETRAS MIUDAS DEMAIS NOS INSTRUMENTOS DE BORDO DE QUALQUER AERNONAVE, PRINCIPALMENTE Á NOITE E EM MEIO A UMA CHUVA FORTE COMO A CHUVA QUE CAIA EM PORTO SEGURO NO DIA DESTE ACIDENTE.
POIS ALÉM DE UM PILOTO CEGO NÃO CONSEGUIR ENCHERGAR OS INSTRUMENTOS DE UMA AERONAVE, AINDA POR CIMA SE VOAR MESMO DE DIA EM MEIO A UMA CHUVA FORTE.
ELE VAI TER DIFICULDADES DE ENCHERGAR ATRAZ DAS NUVENS NA HORA DE SE APROXIMAR DO AEROPORTO PRÁ ATERIZAR, E ANOITE PIOR AINDA POR CAUSA DA NEBLINA DA CHUVA QUE DIFICULTA A VISÃO EM LUGARES MUITO ESCUROS E MAU INLUMINADOS COMO A TAL PRAIA ONDE O HELICÓPTERO CAIU A 500 METROS DO RESOURT.
EU MESMO O DENUNCIADOR DE CORRUPTOS ERA ALUNA DE UMA ESCOLA DE VOO EM RECIFE-PE EM 2000 QUANDO FIU EXCLUIDO DA ESCOLA DE VOO.
POIS EU PERDI A VISÃO DO MEU ÔLHO DIREITO DURANTE UM MERGULHO DE RIO CUJO A ÁGUA ERA CONTAMINADA, E QUE VEIO A CAUSAR INFECÇÃO NOS MEUS OLHOS.
E AINDA POR CIMA O MÉDICO DA ÉPOCA EROU NO DIAGNÓSTICO E DEMOROU A DESCOBRIR QUE TINHA SIDO A ÁGUA CONTAMINADA A CAUSA DA INFECÇÃO DOS MEUS OLHOS QUE ACABOU LEBANDO 6 MESES PRÁ SER DESCOBERTA POR OUTRO MÉDICO DE ARACAJU-SE ONDE CONSTATOU-SE QUE EU O DENUNCIADOR DE CORRUPTOS ACABEI DEMORANDO DEMAIS PRÁ DESCOBRIR QUE HAVIA DESCOLADA A RETINA E PERDIDO 90% DA MINHA VISÃO DIREITA.
ASSIM SENDO ESTOU PROIBIDO DE PILOTAR AERONAVES.
ENTÃO SE EU NÃO POSSO PILOTAR AERONAVES PORQUE TERIA DIFICULDADES DE ENCHERGAR OS AEROPORTOS NA HORA DO POUSO EM CASO DE VOOS A NOITE.
AÍ CHEGO NA SEGUINTE CONCLUSÃO COM ESTA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR....
PORQUE SERÁ QUE A ANAC [AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL] NÃO DIZ A NINGUÉM QUAL ERA A VERDADEIRA DOENÇA QUE PROIBIU O EMPRESÁRIO DE PORTO SEGURO DE PILOTAR SEU PRÓPRIO HELICÓPTERO?????
JÁ QUE O MESMO APARECE EM REPORTAGENS ANDANDO E TRABALHANDO NORMALMENTE SEM NENHUMA DEFICIENCIA FÍSICA QUE DIGA QUE ELE POSSUI ALGUMA LIMITAÇÃO FÍSICA.....
´´É CLARO QUE TÁ NA CARA QUE ESTE EMPRESÁRIO DEVERIA SER CEGO DE ALGUM DOS SEUS OLHOS´´, MAS A ANAC ESCONDE A VERDADE SOBRE NOSSOS PILOTOS EMPEDIDOS DE EXERCER A SUA VERDADEIRA E ÚNICA FUNÇÃO QUE É PILOTAR AERONAVES.