segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Avião de candidata desaparece no Mato Grosso

anete Riva, do PSD, não estava na aeronave, que se aproximava da fronteira 
com
 a Bolívia

Publicação: 21/09/2014 20:24 Atualização:

 
A aeronave modelo King Air C90GTI, de 2006, prefixo ATY, de propriedade da candidata ao governo de Mato Grosso, Janete Riva (PSD), que desapareceu com o piloto Evandro Abreu, e o copiloto, Rodrigo, por volta das 13h30, deste sábado, 21, do aeroporto municipal de Pontes e Lacerda (483 km de Cuiabá) pode ter sido levada por traficantes para a Bolívia, segundo informações da Polícia Civil.

A candidata não estava no avião no momento do sequestro e aguardava para embarcar para a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade onde faria campanha com o candidato da coligação ao Senado, Ruy Prado.

O município de Pontes e Lacerda faz fronteira com a Bolívia e há suspeita de que o avião tenha sido levado para o país vizinho, conforme a Polícia Civil, que começou a investigar o crime. A região é considerada rota do tráfico de drogas e ainda segundo a polícia, este tipo de avião pode pousar em qualquer lugar, desde que a pista não seja muito curta. A autonomia da aeronave permite que ela chegue até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde há um posto de abastecimento. Os equipamentos de localização da aeronave foram desligados.

O delegado regional da cidade, Jose Emílio Gadioli, manteve contato com a polícia da Bolívia e uma equipe brasileira foi enviada ao país. Gadioli disse que não houve testemunhas da ação dos bandidos durante o roubo e sequestro do avião.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Polícia Militar, Polícia Federal foram mobilizados para investigar o paradeiro da aeronave.

Pilotos

Em entrevista coletiva neste domingo, 22, Janete Riva, disse que sua preocupação é unicamente com os dois pilotos: "A aeronave tem seguro e não nos preocupa. O nosso sentimento é de dor pelos pilotos sequestrados. Conhecemos o Evandro há mais de 20 anos e o Rodrigo trabalha conosco há mais de um ano. O que conforta, neste momento é saber que nestes tipos de sequestros, os pilotos são liberados em média de três dias depois".

Os dois pilotos são da região de Juara, a 690 km de Cuiabá. O piloto Evandro Abreu tem dois filhos e o copiloto Rodrigo trabalha para a família há cerca de um ano e foi pai há 40 dias.

Ao longo deste fim de semana, a candidata cumpria agendas de campanha na região oeste do Estado. Pouco antes do ocorrido, a equipe da assessoria de comunicação que a acompanha decolou do mesmo aeroporto, em uma aeronave menor, seguindo para Vila Bela. Os candidatos seguiram por terra mas decidiram interromper a agenda para acompanhar o desfecho das investigações.

A candidata do PSD disse que manteve contato com um dos pilotos 15 minutos antes de chegar ao aeroporto para se preparar para decolar mas que ao chegar ao local a aeronave havia sumido. Ela tentou novo contato com os pilotos, mas o telefone não respondia mais.

Duas aeronaves
Em sua declaração de bens encaminhado à Justiça eleitoral a candidata declarou dentre outros bens uma aeronave modelo PA-31T2, Piper Aircraft, TPP, ano 1982. O avião que sumiu é modelo King Air modelo C90GTI, de 2006, prefixo ATY.

A candidata explicou que a aeronave roubada pertence à família Riva e foi adquirida por meio de leasing (financiamentosemelhante a um aluguel, no qual o bem só passa a ser de propriedade do comprador após a quitação dos pagamentos) ela só será transferida para o nome de Janete após a quitação. O seguro do avião está em nome da empresa Floresta Viva, de propriedade da candidata.

Substituta
Janete Riva substituiu o marido José Riva (PSD) que teve seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa. Ela disputa com mais quatro candidatos: Jose Marcondes Muvuca (PHS), Lúdio Cabral (PT), Pedro Taques (PDT) e José Cavalcante (PSOL). O patrimônio declarado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) foi de 4,064 milhões.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Avião de candidata de MT é roubado; polícia suspeita de narcotráfico

Do UOL, em São Paulo
Um avião modelo King Air, da candidata ao governo estadual de Mato Grosso, Janete Riva (PSD), foi roubado no início da tarde de sábado (20), no município de Pontes e Lacerda. Os dois pilotos da aeronave desapareceram. Janete não estava na aeronave no momento do roubo. A polícia suspeita que o avião tenha sido roubado por narcotraficantes e levado para a Bolívia.
Segundo a investigação da polícia, não houve testemunhas durante o roubo do avião e sequestro dos pilotos, uma vez que o aeroporto fica distante da região urbana de Pontes e Lacerda. A autonomia de voo do avião daria para viajar até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde a aeronave poderia ser abastecida ,segundo os policiais.
De acordo 
com
 o site oficial de Janete Riva, a candidata cancelou toda a sua agenda de campanha no final de semana para acompanhar as investigações policiais.
Ela tinha compromissos na região oeste do Estado. Pouco antes do roubo, a equipe de comunicação da candidata saiu do mesmo aeroporto em Pontes e Lacerda, em um avião menor, com destino a Vila Bela da Santíssima Trindade.
Quando soube do crime, Janete Riva e seu marido, José Riva, decidiram fazer a viagem de carro e cancelar os compromissos para acompanhar as investigações.
Ela concorre ao governo estadual contra os candidatos Pedro Taques (PDT); Lúdio Cabral (PT); Dr. José Roberto (PSOL); e Muvuca (PHS).
Janete Riva (PSD) substituiu o marido, o deputado estadual José Riva, na campanha pelo governo do Estado. A troca foi realizada no dia 13 de setembro, depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou um recurso com base na Lei da Ficha Limpa.
  • Reprodução/Facebook
    Janete Riva (PSD) é candidata ao governo estadual de Mato Grosso
    Janete Riva (PSD) é candidata ao governo estadual de Mato Grosso

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

 De acordo com o jornalista investigativo norte-americano Wayne Madsen, especialista em inteligência e assuntos internacionais, osEstados Unidos, por meio da CIA, estariam envolvidos naqueda do avião que matou Eduardo Campos no dia 13 de agosto.
A denúncia de Madsen foi feita na sua coluna “All Factors Point to CIA Aerially Assassinating Brazilian Presidential Candidate” (“Todos os Fatores indicam que a CIA assassinou por via aérea candidato brasileiro à Presidência”, sem tradução para o português), publicada no jornal online Strategic Culture Foundation. No texto, que lembra uma teoria da conspiração, o jornalista afirma que uma derrota de Dilma Rousseff representaria uma vitória para os planos de Barack Obama de eliminar “presidentes progressistas” da América Latina.
Segundo Madsen, os EUA têm um longo histórico de participações em mortes de políticos que ameaçam o “Império Americano”, o que tornaria a queda do Cessna ainda mais suspeita. Veja agora os motivos levantados pelo jornalista para desconfiar da participação da CIA no acidente:

1. Avião Cessna 560XLS

De acordo com a coluna, os aviões modelo Cessna 560XLS apresentam um “histórico de voo perfeitamente seguro”, tornando mais estranha a queda da aeronave de Eduardo Campos.
O texto ainda discute que diversas incertezas estão sendo levantadas sobre o proprietário do avião, que teria sido comprado por meio de empresas-fantasma. Além disso, Madsen questiona o fato de o gravador de voz da cabine do piloto não ter funcionado – a conversa registrada pelo aparelho e divulgada pela mídia pertencia a um voo anterior.
O jornalista afirma que “observadores brasileiros” acreditam que o Cessna de Eduardo Campos era um “avião fantasma” e que a nebulosidade em torno do proprietário da aeronave seria uma das táticas utilizadas pela CIA para encobrir suas atividades.

2. Equipe de investigação

Madsen levanta suspeitas sobre a equipe norte-americana enviada ao Brasil para investigar a queda da aeronave. Segundo ele, a 
National
Transportation Safety Board já havia dado motivos para desconfiança durante a investigação de dois outros acidentes (TWA 800 e American Airlines 587), quando obteve “excelência em acobertar ações criminosas”.

3. Marina Silva é um fantoche de George Soros

Nas palavras de Madsen, Marina Silva é um “fantoche” de George Soros, um magnata húngaro-americano que está na 27ª posição entre os mais ricos do mundo da revista Forbes e que teria feito doações milionárias para reeleger Obama. O jornalista ainda ressalta que Marina Silva é membro da Igreja Assembleia de Deus, pró-Israel e muito mais favorável aos EUA do que Dilma Rousseff.
Montagem sugere que Soros manipula Obama.
A atual presidente, na visão de Madsen, representa uma ameaça aos EUA, que estariam ainda mais desconfiados depois que Edward Swoden revelou que a Agência Nacional de Segurança (NSA) estava espionando as atividades de Dilma. Além disso, o governo americano estaria muito irritado com a criação do banco do BRICS.
Com a substituição de Eduardo Campos por Marina Silva, todos sabem o que aconteceu: as pesquisas passaram a se mostrar mais favoráveis à candidata do PSB do que à do PT. Apesar de Dilma aparecer à frente de Marina no primeiro turno, a situação se inverte nosegundo.

4. Marina Silva como “Terceira Via”

Conforme Madsen alega, a apresentação de Marina Silva como uma terceira opção entre a polarização PT e PSDB teria, na verdade, origem em uma corrente internacional conhecida por “Terceira Via”, à qual pertenceram vários políticos financiados justamente por George Soros. Para o jornalista, a intenção dessa corrente seria infiltrar seus representantes e assumir o controle de partidos ligados à classe trabalhadora. Entre os políticos mais famosos da Terceira Via, estariam Bill Clinton, Tony Blair e Fernando Henrique Cardoso.
O próprio Eduardo Campos faria parte dessa corrente; entretanto, segundo Madsen, a Terceira Via não veria nenhum problema em tirá-lo de seu caminho para poder colocar no poder Marina Silva, que seria mais popular do que Campos e atenderia mais aos interesses de Israel e dos EUA.
Via EmResumo

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Aeronave tem problemas no pouso e é abandonada em Piaracuruca

  • Uma aeronave de prefixo PT-DRO foi abandonada na pista de pouso de Piracuruca, a 206 km de Teresina. O bimotor teria passado por problemas na hora da decolagem, por volta das 16h desta terça-feira (02). Os policiais civis do município não conseguiram colher maiores informações, pois não havia ninguém 
    no
     local.
  • Segundo o agente Ivo Souza, a aeronave já foi encontrada no chão, 
    com
     um pedaço da asa quebrada e o trem de pouso danificado. “Não havia nenhuma vítima, nem marcas pelo chão. Estamos aguardando os peritos para investigarem o que houve”, disse o policial.
    Testemunhas informaram ao um portal de notícias do município que por volta das 9h um carro modelo F-250 veio aguardar a chegada do bimotor. Ao pousar, havia três pessoas a bordo. Uma delas teria entregue algo ao motorista do veículo e a aeronave tentoudecolar novamente.
  • Foi então que ocorreu uma falha ainda não identificada, obrigando o piloto a retornar à pista. Como não teria conseguido completar o pouso, bateu no chão e depois em alguns cajueiros que estavam na lateral, danificando bastante o bimotor. Em seguida, os ocupantes da aeronave teriam saído sem dar maiores explicações.
    A pista de pouso, localizada próximo à BR – 343, na saída para Parnaíba, não é asfaltada e nem fica na área urbana do município. Mas, de acordo com o agente Ivo, ela é legalizada. “Não sabemos se esse avião é de uso particular e nem qual o trajeto que ele fazia”, diz o agente Igo.
  • De acordo com uma fonte do PortalODIA.com, a aeronave em questão é uma Rockwell Turbo Commander AC690. Trata-se de um avião raro, com grandes qualidades técnicas e de excelente performance.
    Contudo, o prefixo PT-DRO, que está gravado no bimotor abandonado na pista de pouso de Piracuruca, define outra aeronave, uma AC500, segundo a matrícula na ANAC. A questão levanta dúvidas quanto à legalidade, já que o prefixo apresentado pode ser falso. 
  • Font desta notícia...Nayara Felizardo ( nayara@portalodia.com )