domingo, 28 de abril de 2013

LIVRO REVELA CONVERSA DOS TRIPULANTES DE VOO DA AIR FRANCE QUE CAIU EM MAIO DE 2009


Livro revela conversas entre pilotos do avião da Air France que caiu em 2009

13 | 10 | 2011   17.42H
O livro “Erros de Pilotagem, Volume 5” revela novos trechos das conversas dos pilotos do Airbus da Air France que caiu ao largo do Brasil, em Maio de 2009, mas a obra já está a ser condenada pelos investigadores franceses e pela companhia aérea.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
A obra, escrita por Jean-Pierre Otelli, um especialista em aviação, foi hoje lançada em França.
O autor relata as conversas, algumas de caráter privado, entre os pilotos e que nunca tinham sido tornadas públicas.
O livro relata duas horas de conversas contidas na caixa negra que registou os sons do voo.
A outra caixa negra do aparelho registou todos os parâmetros do aparelho nas últimas duas horas do voo.
As conversas relatadas no livro mostram o estado de incompreensão dos pilotos e a confusão que reinou no cockpit pouco antes do acidente, nomeadamente no último minuto de voo.
Até ao momento, apenas alguns trechos foram tornados públicos pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA), instituição que tem a seu cargo as investigações sobre o acidente.
O BEA, em comunicado hoje divulgado, "condena veementemente a divulgação desta transcrição, que é uma violação do artigo 14 da regulamentação europeia", lembrando que "a investigação ainda não terminou.”
Contactada pela France Presse, a Air France expressou hoje, através de seu porta-voz, “sua emoção e total reprovação” em relação ao livro, que “constitui uma violação manifesta do segredo de justiça” e “atenta gravemente contra a memória dos tripulantes e dos passageiros.”
Entretanto, “a companhia aérea interroga-se sobre as razões que levaram a esta publicação e solicita às autoridades encarregadas que esclareçam as origens dessas novas fugas de informações perturbadoras”, acrescentou o porta-voz.
A Air France gostaria de saber como o escritor conseguiu ter acesso as informações analisadas pelo BEA, disse uma fonte da empresa.
O voo AF 447 da Air France (Airbus A330), que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, sobrevoava o Oceano Atlântico quando desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 com 228 pessoas a bordo.
Cento e cinquenta e quatro corpos foram encontrados entre os destroços do avião e retirados do mar, após o acidente, em missões de resgate. Entre as vítimas de 32 nacionalidades, estão 59 brasileiros e 72 franceses.
As duas caixas negras, que registaram os parâmetros do voo e as conversas na cabine dos pilotos, foram resgatadas do fundo do mar no início de maio, após passarem 23 meses a 3,9 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico.
A Air France e a Airbus foram indiciadas por homicídio involuntário.

Nenhum comentário: