terça-feira, 28 de agosto de 2012

COMANDANTE DA AZUL ESTÁ ENTRE OS MORTOS EM COLISÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO


18/08/2012 18h07 - Atualizado em 19/08/2012 10h15

Comandante da Azul está entre os mortos de acidente aéreo, diz polícia


Duas aeronaves colidiram no ar e caíram em plantação em S. B. D'Oeste.
Outro piloto e despachante de voo foram identificados no IML de Americana.

O comandante da companhia aérea Azul Araken de Oliveira Salamene está entre os mortos doacidente entre dois aviões de pequeno porte em Santa Bárbara D'Oeste (SP) neste sábado (18), de acordo com o delegado responsável pelo caso, Rômulo Gobbi. Segundo a Polícia Civil, ele tinha 52 anos, morava em Campinas (SP) e pilotava o avião particular dele, um Embraer 711,  que colidiu no ar com outro monomotor do mesmo modelo. Os dois aviões caíram em uma área de plantação e explodiram. Quatro pessoas morreram no acidente.
De acordo com a polícia, além de Salamene, estão entre as vítimas o piloto Cassiano Ricardo Callegaris, de 41 anos, também de Campinas, e o despachante de voo Voninho Souza Aguiar, de 33 anos, morador de Sumaré (SP). O corpo da quarta vítima está no Instituto Médico Legal de Americana (SP) para identificação. De acordo com o delegado de Santa Bárbara D'Oeste, Rômulo Gobbi, a suspeita é que ela seja o sobrinho do comandante da Azul.
As aeronaves partiram às 9h do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, e tinham como destino o condomínio aeronáutico Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). A informação foi confirmada pelo administrador regional do aeroporto, Tadeu Oliveira. No avião de prefixo PT NKA estavam Araken Salamene e a vítima não identificada, e no de prefixo PT NIR, Cassiano Callegaris e Voninho Aguiar. A Polícia Civil não informou quem pilotava as aeronaves.

O presidente do Aeroclube do Campo dos Amarais, Fábio Fernandes, disse que voou pelo menos quatro vezes com Salamene em 2007, quando esse era comandante da Varig. "Ele era um piloto exímio, maravilhoso", disse Fernandes.
Uma equipe de peritos do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) esteve no local na tarde de sábado, mas não passou informações sobre o ocorrido. A assessoria de imprensa da instituição informou apenas que não há prazo para a conclusão das investigações sobre o acidente. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Os corpos das quatro vítimas estão no IML de Americana aguardando liberação.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "lamenta profundamente o falecimento do comandante Araken de Oliveira Salamene" e afirmou que a companhia está prestando todo o auxílio à família.
'Só vi dois aviões caindo'
As vítimas seguiam para a fazenda em Sorocaba para participar de um evento de inauguração de um hangar na propriedade. O ajudante Julio César Prestes, que trabalha próximo ao local, conta que viu uma colisão entre as asas das aeronaves. "Tinha dois aviões, lado a lado e bateu asa com asa", explica. "Olhei de repente pro céu e só vi os dois aviões caindo", relatou.
O empresário Lucas Henrique falou que estava fazendo trilha nos arredores e também ouviu o barulho. "Olhamos para trás e vimos uma aeronave 'parafusando'", disse. Após a colisão, houve uma explosão e cinco viaturas do Corpo de Bombeiros trabalharam para apagar o fogo. O local é de difícil acesso.

OPINIÃO DO EXTERMINADOR DE CORRUPTOS:
Diz nesta matéria que as aeronaves envolvidas neste trágico acidente
estavam se destinando ao condomínio aeronáutico Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). .
EX- A questão das possíveis causas deste acidente ocasionando a colisão..
Será que estas aeronaves e seus tripulantes estavam sendo monitorados por algum controlador de voo ´´CONDOMÍNIO  AERONÁUTICO PARTICULAR´´ Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). ..
Ou então por algum controlador de voo do aeroporto de onde decolaram antes do acidente????
Será que no aeroclube ´´CONDOMÍNIO AERONÁUTICO  PARTICULAR´´ Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). .. HAVIA SALA ´´AIS´´... [ DO TIPO TORRE DE CONTROLE]????

Se por um acaso não havia nenhum controlador de voo, e nenhuma sala ´´AIS´´ NO ´´CONDOMÍNIO AERONÁUTICO PARTICULAR´´Fazenda Bonanza, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba (SP). ...

ENTÃO ONDE ESTAVAM OS POSSÍVEIS CONTROLADORES DE VOO
DO AEROPORTO DE ORÍGEM DA DECOLAGEM DESTAS AERONAVES????
OBS:FONTE DESTA NOTÍCIA: G1.COM

OBS:FOTO N°3:A:[DESTROÇOS DOS AVIÕES]/////Colisão entre dois aviões deixa mortos em Santa Bárbara D'Oeste (Foto: Reprodução EPTV)
OBS:FOTO N°2 :PILOTO DA AZUL MORTO NO ACIDENTE[Foto reprodução EPTV]
OBS:FOTO N° 1 :LOCAL DO ACIDENTE EM SANTA BÁRBARA D´OESTE-SP[Foto reprodução EPTV]




GOL justifica 'confusão' durante voo que retornou a Belém

Quarta, 1 de Agosto de 2012 às 21:07 ·


Alerta de perigo foi enviado de forma incorreta por comissários

A Gol Linhas Aéreas confirmou por meio de nota, na noite desta terça-feira (31), que o tumulto dentro da voo, que retornou a Belém após 20 minutos da decolagem, começou após um 'alarme falso' da equipe de comissários que estavam a bordo para a cabine de comando.

Comandante e piloto ouviram os 'três bips' dentro da cabine, um código específico emitido pela equipe de comissários para avisar da existência de situação de elevado grau de perigo dentro da aeronave. Por esse motivo, o avião retornou as pressas a Belém.

Ainda durante a tarde, a Polícia Federal confirmou, a reportagem do Portal ORM, que tudo começou quando um passageiro teria visto homens viajando com armas de fogo e, em seguida, avisou à equipe de comissários que acionou o 'alarme'. O que os passageiros não sabiam, até então, era que se tratavam de policiais rodoviários federais que retornavam para seu batalhão de origem.

'Em momento algum eles tranquilizaram os passageiros em relação a isso. O que disseram dentro da aeronave é que havia problemas técnicos e que por isso retornamos a Belém', reclamou Rogério Penin, um dos passageiros.

Ainda de acordo com ele, vários passageiros desistiram de continuar a viagem justamente por falta de explicações. 'Esse retorno para Belém foi complicado, o avião perdeu altura e trepidou bastante, por isso muita gente ficou com medo. Eu resolvi ficar porque vou para os Estado Unidos e perder esse voo comprometeria a continuação da minha viagem', disse.
Vários passageiros do voo 1642 aguardaram para embarcar em outra aeronave

Em nota, a Gol confessou que não teria como informar se os pilotos sabiam ou não se haviam policiais armados dentro do avião.

Indignação - A Polícia Rodoviária Federal no Pará também mostrou indignação pela atitude da companhia aérea. Em nota, a assessoria da PRF informou ao Portal ORM, que todos os procedimentos cabíveis e legais para o embarque de policiais - portando arma de fogo - foi realizada pela companhia como rege o protocolo.

'Os quatro agentes que estavam no voo - entre eles uma mulher e três homens - fizeram check-in, informaram que viajariam armados, foram direcionados a área da Polícia Federal no aeroporto onde é feito o resfriamento da arma, preencheram um formulário que mostra o assento da aeronave onde estariam. Não entendemos porque essa situação de constrangimento foi criada', informou a assessoria da PRF.

Ainda de acordo com a PRF, os quatro agentes estavam retornando para a 5ª Delegacia da PRF em Santarém, onde são lotados, e que estavam em Belém para dar reforço durante a realização da Operação Férias Escolares.

Entenda - O voo 1642 da Gol, que saiu da capital paraense com destino a Manaus (com escala em Santarém), teve que voltar as pressas para Belém 20 minutos após a decolagem. Segundo um dos passageiros, o avião teve uma queda brusca no ar e muitos entraram em pânico.

Agentes da Polícia Federal entraram na aeronave para fazer revista

A primeira informação divulgada pela companhia era de que a aeronave estava com problemas técnicos, mas passageiros se assustaram ao ver, durante o pouso, agentes da Polícia Federal e bombeiros ao redor da aeronave.

O Liberal - PA31/07/2012 - 19:50
Texto: Heloá Canali (Portal ORM)
Fotos: Paulo Akira (O Liberal) Belém
OBS:FONTE DA NOTÍCIA:AVIAÇÃO COMERCIALNO FACEBOOK.